Ponto móvel: quais as vantagens para o RH?

Posted by:

Você sabia que o  uso do ponto móvel pode ser um verdadeiro aliado da equipe de RH de sua empresa?

Em tempos em que vivemos o aumento do trabalho híbrido e do home office definitivo, contar com ferramentas que permitam que o colaborador faça o registro de sua jornada de trabalho de qualquer lugar é uma excelente alternativa.

Com essa opção, tanto o colaborador como a equipe de gestão de pessoas conseguem reduzir todas as burocracias e ganhar em praticidade e eficiência.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, continue a leitura, pois mostraremos como funciona o ponto móvel e os benefícios.

Leia também: Portaria 671: o que mudou referente aos registros de ponto?

Ponto móvel: o que é?

O ponto móvel é um ponto eletrônico digital para controle e registro de jornada de trabalho dos funcionários de forma online, que permite a marcação à distância e de forma não fixa.

Isso significa que o colaborador não precisa estar no endereço da empresa para fazer o registro do ponto, o que representa o modelo ideal de marcação de ponto para empresas que trabalham no modelo híbrido ou totalmente remoto.

Esse tipo de tecnologia representa diversas vantagens para as empresas e funcionários, pela flexibilidade de realizar a marcação no modelo home office.

Durante a pandemia de COVID-19, esse tipo de tecnologia começou a ser utilizada por diversas empresas que antes adotavam ainda modelos mais burocráticos e rígidos, por ser esta a modalidade que mais se adequa ao cenário.

De maneira geral, o ponto móvel representa uma das soluções mais modernas de registro e acompanhamento de jornada de trabalho.

Com essa solução, é possível fazer marcações de início e fim de jornada, além de outras informações como horas extras, banco de horas, intervalos inter e intrajornada, férias e demais informações de um contrato CLT.

Nesse tipo de tecnologia, os livros de ponto e planilhas fazem parte do passado.

O ponto móvel pode ser tanto digital como biométrico, permitindo a marcação por meio de smartphone, tablets e computadores.

Como funciona o controle de ponto móvel?

Muitas pessoas confundem o ponto móvel com o relógio eletrônico de ponto, como o REP, mas esses dois modelos funcionam de formas distintas.

Para ficar mais fácil de entender, basta comparar como funcionam.

Enquanto o REP é um relógio eletrônico de ponto fixo e manual, geralmente presente no endereço da empresa, o ponto móvel funciona a partir de um aplicativo de registro de ponto em nuvem.

Esses aplicativos podem ser facilmente instalados em tablets, computadores e celulares, permitindo que o funcionário faça o registro do seu início de jornada, intervalos e fim de jornada de onde estiver.

Por conta disso, é a opção mais usada por empresas que permitem o modelo de trabalho híbrido ou home office definitivo.

Se o funcionário pode fazer o registro no ponto móvel de onde estiver, o RH também consegue ter acesso a esses registros de forma instantânea através de relatórios e gráficos, que apresentam todas as movimentações e ocorrências dentro e fora da empresa.

Todos esses benefícios são possíveis no ponto móvel,  já que trata-se de um sistema em nuvem.

Além disso, uma vantagem para empresas que utilizam o REP e que desejam ter também a opção de ponto móvel é que muitos softwares de gestão de ponto em nuvem, como o ifPonto, permitem a integração com os principais fabricantes de Relógio Eletrônico de Ponto do mercado.

Ponto móvel: quais os tipos?

registro de ponto móvel

A marcação de ponto móvel traz diversas vantagens, por conta de ser um modelo que oferece mais de um tipo de marcação de ponto.

Ao optar por esse tipo de registro, a empresa permite que o funcionário possa usar tanto o ponto móvel digital como a opção de ponto biométrico. Confira:

Ponto móvel digital

O ponto móvel digital é um tipo de marcação que usa o armazenamento em nuvem para salvar os registros de ponto.

Assim que o funcionário fizer o registro, essas informações são instantaneamente salvas em um servidor online, permitindo que o RH e a empresa tenham acesso de forma imediata.

Esse tipo de ponto móvel pode ser usado em tablets, celulares e computadores e, em alguns casos, pode funcionar também no modo offline.

A partir do ponto móvel digital, é possível usar a integração do sistema também com tecnologias de GPS, para o controle do registro de ponto por geolocalização.

Esse tipo de recurso é interessante tanto para trabalhadores em home office como também em funções em que o funcionário realiza visita aos clientes, como instaladores, montadores etc.

Esse tipo de registro pode ser feito através de login, com cadastro de senha, por exemplo, mas também através de reconhecimento de biometria facial e impressão digital.

Ponto móvel biométrico

O ponto móvel biométrico funciona de forma parecida com o ponto fixo instalado em empresas.

Normalmente, ele funciona através do uso da internet e também pode entregar um tipo de comprovante para o colaborador.

Por ser um dispositivo móvel, ele pode ser levado para vários pontos diferentes, mas geralmente é usado ainda em pontos específicos, como entrada dos escritórios, na própria empresa.

Em relação ao ponto móvel digital, esse modelo ainda oferece algumas limitações. Ele usa o registro da biometria do colaborador e login, mas não permite o uso em smartphones, tablets e computadores.

Vantagens do ponto móvel

sistema ponto móvel

Agora que você já conhece o que é e como funciona o ponto móvel, já deve ter reparado que esse tipo de tecnologia oferece diversas vantagens para as empresas, não é?

Por ser um modelo de registro moderno e seguro, são vários os benefícios oferecidos que facilitam a rotina do RH, otimizando o tempo desses profissionais. Vamos conhecer os principais benefícios?

Armazenamento na nuvem

Uma das maiores vantagens do ponto móvel é que esse tipo de solução armazena as informações em nuvem.

Isso representa muito mais segurança, organização e otimização de tempo para o RH, que terá todos os dados de registro de todos os funcionários para acesso online a qualquer momento e de qualquer lugar.

Facilidade no controle de jornada

Como vimos, o acesso ao controle de jornada de trabalho dos funcionários é feito de forma online, a partir do registro das informações em nuvem.

Para o RH, dessa forma fica muito mais fácil fazer o controle de informações importantes para cálculos trabalhistas e fechamento de folha de ponto, além de ficar atento ao acúmulo de horas extras, banco de horas e assiduidade.

Reduz a burocracia

O ponto móvel permite que o RH faça a gestão de todas as informações para o fechamento da folha de pagamento de forma online e ainda permite que o colaborador faça a conferência e assinatura eletrônica da folha ponto.

Além de todas essas vantagens, os softwares de ponto móvel também geram relatórios importantes para o acompanhamento do quadro de colaboradores, que podem trazer dados relevantes sobre a produtividade e gastos da empresa.

Modernização para sua empresa

As empresas que ainda não usam ponto móvel podem ficar para trás em relação à concorrência.

Atualmente, grande parte das empresas já despertaram para o cenário em que a tecnologia deve ser uma prioridade de investimento.

Com essa ferramenta que reduz a burocracia e moderniza a empresa, sobra muito mais tempo para o time de RH focar em melhorias na gestão de pessoas, recrutamento e retenção de talentos.

Custo-benefício

Esse tipo de tecnologia possui fácil instalação, é compatível com diversos dispositivos móveis e tem um custo baixo de implementação, mesmo em empresas com um grande número de funcionários.

Por funcionar de forma online, através de um aplicativo, basta que o funcionário tenha acesso à internet para conseguir fazer o registro do ponto.

Em alguns softwares, também é possível fazer o registro offline, assim, quando o colaborador estiver conectado novamente, o registro estará lá, no horário correto.

Ou seja, ao invés da empresa investir em dispositivos fixos que podem se tornar obsoletos, basta o investimento em um sistema de gestão em nuvem, que estará sempre em constante atualização para atender as demandas atuais das empresas.

Segurança

Os sistemas de registro de ponto manuais, como as antigas planilhas e livros de ponto, podem ser facilmente rasurados, fraudados ou perdidos.

Por isso, o uso de um sistema de ponto móvel com armazenamento em nuvem é a opção mais segura.

Quer investir em tecnologia? Faça o controle de ponto online com o ifPonto,  a solução que mais gera economia em custos operacionais e otimização de tempo do RH. Faça uma simulação usando sua empresa como exemplo!

Conclusão

Neste conteúdo, te mostramos o que é o ponto móvel e todas as vantagens desse tipo de tecnologia para a sua empresa.

Esse tipo de solução já é uma realidade para muitas empresas, especialmente para as organizações que trabalham com modelo híbrido ou home office.

São várias as vantagens para todos os envolvidos. O RH é um dos maiores beneficiados desse tipo de tecnologia, mas o colaborador também ganha ao ter a possibilidade de registro da jornada de trabalho de onde estiver.

Por ser uma alternativa segura, moderna e fácil de ser utilizada, com certeza vale a pena considerar todas as vantagens para a sua empresa.

Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando as novidades aqui no blog da da iFractal!

0
  Posts Relacionados
  • No related posts found.