(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Existem muitos assuntos que precisam ficar bem claros tanto para o empregador quanto para os empregados. Um dos temas é o vale-alimentação, benefício disponibilizado por várias empresas. 

Mas, você sabe se conceder esse voucher é obrigatório? E será que existe um valor fixo que deve ser pago aos trabalhadores? Mais do que isso, quais serão as vantagens para a empresa que paga benefícios assim? 

Para responder essas e outras perguntas, nós da iFractal preparamos este conteúdo. Ao final da leitura, você estará por dentro dos detalhes a respeito do benefício de alimentação. 

Continue por aqui e aproveite as informações! 

Leia também: Carga horária de trabalho: como fazer a gestão na sua empresa

O que é o vale-alimentação?

O vale-alimentação é um benefício que muitas empresas oferecem aos seus colaboradores, para que eles possam comprar comidas prontas, além de mantimentos e ingredientes para cozinhar.  

Mas, afinal, como funciona esse benefício? Geralmente, as empresas pagam determinados valores fixos, mensalmente, aos seus funcionários. Esses valores são colocados em cartões pré-pagos entregues aos profissionais. 

Dessa forma, no dia a dia, é possível que os colaboradores comprem seus alimentos, seja em mercados, padarias, mercearias, lanchonetes, etc. 

É importante ressaltar que o vale alimentação é separado do salário do empregado e pode oferecer um auxílio significativo no custeio das necessidades básicas.

Observação: o vale-alimentação não pode ser usado para comprar bebidas alcoólicas, cigarros, cosméticos, produtos de higiene pessoal e refeições prontas (aquelas vendidas em restaurantes e lanchonetes). 

Qual a diferença entre o vale-alimentação e o vale-refeição?

Você já se perguntou qual é a diferença entre o vale-refeição e o vale-alimentação? Embora eles possam parecer semelhantes à primeira vista, existem algumas distinções importantes entre os dois. 

O vale-refeição é projetado especificamente para cobrir o custo de refeições prontas. Isso significa que ele só pode ser usado em restaurantes, lanchonetes e afins cadastrados. 

Então, os funcionários utilizam o vale-refeição, sobretudo, entre os intervalos de trabalho (café da manhã, almoço e lanche da tarde). 

Conheça o vale-alimentação: benefício para o colaborador.

Por outro lado, precisamos lembrar que o vale-alimentação pode ser utilizado para a compra de qualquer tipo de alimento, incluindo mantimentos, lanches ou refeições prontas, em fornecedores credenciados, como supermercados e lojas de conveniência. 

Ambos os tipos de vouchers são populares como benefícios para funcionários e podem ajudar as pessoas a gerenciar suas despesas com alimentação. 

Entender essas diferenças ajuda a empresa a escolher o tipo certo de voucher para atender às necessidades e expectativas de seus funcionários. 

O que a lei diz sobre o benefício vale-alimentação e vale-refeição? Eles são obrigatórios?

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) não obriga as empresas a pagarem o vale para alimentação nem o vale-refeição aos empregados. 

Ainda assim, é muito comum encontrar empregadores que concedem, por livre vontade, o pagamento de um ou, até mesmo, dos dois benefícios. 

Além disso, o (s) voucher (s) podem ser concedidos devido a uma convenção ou por acordo coletivo de trabalho. 

Quem pode receber vale-alimentação?

Desde que a empresa opte pelo pagamento do voucher para alimentação, ele deve ser feito a todos os funcionários celetistas, ou seja, aqueles que possuem Carteira de Trabalho assinada. 

Existe valor exato para o benefício?

Depende. Se a empresa oferecer o benefício, por conta de convenção ou acordo coletivo, geralmente, existe um valor pré-determinado. 

Agora, o empregador que optar pelo pagamento do voucher, por livre e espontânea vontade, não precisa seguir um valor fixo. 

É importante frisar, entretanto, que o pagamento do vale-alimentação não pode ultrapassar o equivalente a 20% do salário-contratual. Essa é uma regra existente no Art. 458 da CLT

Novas regras vale-refeição 2022: o que mudou?

Em 2022, foi aprovada a Lei de n.º 14.442, que realizou alterações em algumas regras do vale para alimentação. As mudanças foram as seguintes: 

  • Se preferir, o trabalhador pode pedir a mudança da bandeira do cartão (referente ao voucher);
  • O benefício só pode ser usado para pagamento de alimentos em mercados e afins. 

Vale-alimentação em empresas.

Quais as vantagens em ofertar o vale-alimentação aos seus funcionários?

Apesar do voucher para alimentação não ser obrigatório, é muito interessante quando a empresa consegue conceder esse benefício. 

Interessante para os funcionários? Também, conceder o voucher faz muita diferença para os negócios. As empresas não devem olhar para o benefício, somente, como uma despesa.

Veja quais vantagens de ofertar o vale: 

Colaboradores mais engajados e motivados

O vale-alimentação mostra que a empresa se preocupa mais com o bem-estar dos funcionários. Afinal, com o benefício, é possível ter uma alimentação melhor, da maneira que cada colaborador quiser — e isso sem depender, apenas, do salário. 

Os trabalhadores enxergam isso como maior valorização do próprio trabalho. Essa observação gera mais engajamento e motivação em todas as equipes, logo, a empresa ganha com mais resultados. 

Aumento na atração e retenção de talentos

Todo profissional, ao analisar uma vaga de emprego, repara nos benefícios oferecidos por determinada empresa. Quando o empregador oferta o vale-alimentação e já deixa isso claro no anúncio da vaga, as chances de atrair mais talentos é bem maior. 

Querendo ou não, os benefícios chamam atenção dos profissionais, o que faz com que a empresa se destaque dentre tantas outras. E, claro, quando os funcionários se sentem bem no trabalho, a retenção deles na empresa é mais garantida. 

Melhora da imagem pública da empresa

Uma empresa alinhada com benefícios e bem-estar dos colaboradores melhora seu próprio marketing. Os colaboradores se sentem melhor e mais pertencentes aos negócios. Com isso, eles acabam fazendo uma “propaganda” da empresa. 

Além disso, com equipes mais motivadas, a expansão dos negócios só tende a crescer. O sucesso, nesse sentido, também chama bastante atenção do público externo.

Melhora no clima organizacional

A satisfação dos colaboradores, além de tudo, melhora o clima organizacional. A empresa que concede benefícios passa a ser um lugar muito melhor para se trabalhar. As pessoas, de fato, conseguem viver em maior sincronia. 

A relação entre empresa e funcionários também melhora, já que eles sabem que o empregador se preocupa de verdade com o bem-estar de todos. 

Percebe como são muitas as vantagens imprescindíveis para o crescimento e fortalecimento da empresa? Por tudo isso, vale a pena dar o benefício aos funcionários, desde que a empresa tenha feito um bom planejamento para isso, claro. 

Quem pode receber vale-alimentação?

Soluções iFractal para empresa

Manter o pagamento do vale alimentação exige muita organização por parte do RH ou do Departamento Pessoal. 

Há quem utilize planilhas, por exemplo, para isso. Mas, olha só… Hoje em dia, existem tecnologias muito mais avançadas que auxiliam 100% as tarefas diárias. 

O ifPonto, software da iFractal, consegue oferecer muitas facilidades para as empresas. O programa funciona como um controle de ponto on-line. Tanto o RH ou Departamento Pessoal quanto os demais funcionários podem utilizar a tecnologia de qualquer lugar. 

O interessante, ainda, é que o software reúne as principais informações sobre a frequência dos colaboradores no trabalho, dentre outras tarefas essenciais. 

Entre em contato, agora mesmo, com a iFractal e saiba mais sobre os benefícios do ifPonto! 

Conclusão 

A iFractal sempre traz conteúdos de extrema relevância para empresas e profissionais. Desta vez, o assunto abordado foi o vale-alimentação, um tipo de benefício dado aos colaboradores. 

O objetivo deste voucher é fazer com que os funcionários possam comprar alimentos em mercados, padarias e afins. 

A facilidade, sem dúvidas, gera mais bem-estar às pessoas. Ao mesmo tempo, a empresa que paga o benefício também colhe bons frutos. Isso porque os colaboradores passam a trabalhar com mais motivação e engajamento. 

Então, pensando em pagar o benefício aos seus colaboradores? Não se esqueça de que a iFractal possui um software que ajuda nas tarefas diárias do RH e do Departamento Pessoal. 


Compartilhe o conhecimento