Gestão de pessoas: importância e como aplicar com sucesso

Posted by:

Implementar um sistema de gestão de pessoas na sua empresa é muito importante para a saúde operacional da organização a longo prazo.

Isso porque, dentre as vantagens de um sistema de gestão de pessoas estão o aumento da produtividade, um processo de tomada de decisão mais fácil e a identificação de talentos.

Dessa forma é possível criar uma empresa em que os colaboradores se sentem mais felizes e com poucos problemas de desmotivação.

Quer saber mais sobre a gestão de pessoas e como implementá-la na sua empresa? Então leia o texto a seguir! Boa leitura!

Confira também: Admissão Digital: o que é, benefícios e como realizar

O que é gestão de pessoas?

É possível encontrar várias definições para o que é gestão de pessoas, mas de modo geral, no âmbito empresarial, esta é a área responsável pela liderança ou organização do capital humano.

Em outras palavras, gestão de pessoas também se define como a função ou cargo administrativo dentro de uma empresa que torna possível a organização e colaboração das pessoas em prol de determinados objetivos.

Muitas pessoas acabam entendendo a gestão de pessoas como um sinônimo de recursos humanos, mas essa gestão não é necessariamente uma função exclusiva da equipe de RH.

Contudo, como veremos ao longo do texto, muitas das estratégias utilizadas na gestão de pessoas partem do princípio de técnicas que já são utilizadas há muito tempo por profissionais de RH.

Qual é a função e objetivo da gestão de pessoas?

A principal função da gestão de pessoas é promover motivação e engajamento dos colaboradores dentro de uma empresa.

Para isso, os gestores de RH e líderes de equipe podem implementar diversas estratégias na rotina do trabalho.

Existem diversas formas de alcançar essa finalidade, mas o primeiro passo é ter um bom planejamento de gestão de pessoas, com processos bem definidos e objetivos claros de como obter uma gestão de pessoas eficiente.

Um planejamento de qualidade será essencial para promover a satisfação, valorização e qualidade na rotina de trabalho do capital humano, isto é, dos funcionários da empresa.

De modo geral, podemos resumir a gestão de pessoas em 6 funções ou ações principais:

  • Desenvolver e capacitar talentos;
  • Garantir boas condições de trabalho;
  • Resolução e mediação de conflitos e relações profissionais;
  • Organização e planejamento de ações de Endomarketing;
  • Criação de um código de conduta;
  • Construção e implementação de ações e estratégias de Employer Branding.

Como a gestão de pessoas pode ser benéfica para a empresa?

O principal benefício da gestão de pessoas dentro da organização é a de promover melhorias para o bem-estar geral dos colaboradores.

Afinal, o foco da gestão de pessoas é melhorar os resultados da empresa através de uma excelente organização e suporte aos talentos contratados.

E qual a importância da gestão de pessoas para os colaboradores?

Para os colaboradores, a gestão de pessoas ajuda os funcionários a se sentirem mais valorizados e isso, na maior parte das vezes, tem como consequência um aumento da produtividade geral.

A equipe vai se sentir mais motivada e engajada a cumprir suas tarefas, por mais burocráticas que sejam.

O resultado são funcionários mais felizes em suas funções e um impacto muito positivo nos resultados gerais da empresa.

Leia também: NPS: saiba o que é, benefícios e como aplicar a metodologia

Vantagens da gestão de pessoas

gestão de pessoas vantagens

Existem diversas vantagens de implementar um sistema de gestão de pessoas dentro da sua empresa. Confira quais são elas a seguir:

Torna os processos de RH mais eficientes

Uma boa gestão de pessoas ajuda o time de Recursos Humanos a ficar mais conectado com a empresa e seus colaboradores.

Dessa forma, os processos de RH, como a admissão de novos funcionários, desligamentos, pagamentos de bônus e outros ficam mais facilitados.

O RH vai ter um contato mais direto e mais completo com a equipe de colaboradores e isso vai facilitar o seu trabalho no longo prazo.

Aumenta a produtividade dos funcionários

Como vimos nos tópicos anteriores, uma boa gestão de pessoas é capaz de motivar a equipe a trabalhar mais e melhor.

Com isso, os problemas de desmotivação diminuem consideravelmente, o que leva a produtividade da equipe a patamares mais altos.

Ajuda a identificar talentos dentro da empresa

Um bom programa de gestão de pessoas vai ser muito benéfico para os seus funcionários, pois, através dele, é possível identificar quais são aqueles funcionários que se destacam e que tem possibilidade de crescimento.

Assim, é possível oferecer promoções e reter os talentos dentro da empresa, o que vai fazer com que você economize na hora de encontrar pessoas para um cargo mais alto que eventualmente acabar ficando vago.

Garante o alinhamento de metas

A gestão de pessoas também é uma ótima ferramenta para que você alinhe as metas com todos os funcionários.

Dessa forma, todos estarão cientes de quais são os objetivos de produtividade e vão poder se esforçar mais para atingir o esperado e até mesmo superá-lo.

Tomada de decisões em tempo real

Outra vantagem de um sistema de gestão de pessoas é que ele vai te ajudar a tomar decisões mais facilmente.

Através dos dados coletados através do sistema, você terá mais segurança na hora de tomar as decisões e vai diminuir as chances de acabar errando.

Aumenta a segurança dos dados

Por fim, uma das principais vantagens de um bom sistema de gestão de pessoas é que os dados dos seus funcionários vão ficar mais seguros.

Isso porque os sistemas de gestão de pessoas mantém todos os dados armazenados em locais seguros, então não há por que se preocupar com o roubo ou alteração de dados.

Conheça os 5 pilares da Gestão de Pessoas

Os estudiosos do setor da gestão de pessoas, de maneira geral, indicam que a prática deve ser regida por 5 pilares. Confira quais são eles:

1º Pilar: Motivação

Quando uma equipe fica desmotivada, é papel do time de Recursos Humanos identificar qual a raiz do problema e tentar projetar uma solução.

Os estímulos podem variar desde o incentivo financeiro (com benefícios flexíveis), até a incentivos organizacionais, como folgas, eventos virtuais, cursos e outros.

2º Pilar: Comunicação

Já a comunicação é muito importante tanto dentro como fora do ambiente profissional, pois ela desempenha um papel fundamental na integração do time.

Por esse motivo, os times de RH precisam focar sempre em promover um diálogo constante entre a empresa e os colaboradores.

Trata-se de uma forma de conseguir ganhar a confiança dos colaboradores, pois uma boa comunicação traz credibilidade para a gestão da empresa.

3º Pilar: Trabalho em equipe

Quando você está gerindo um time, é importante que você tenha em mente que os colaboradores devem ter um objetivo em comum: alcançar as metas da empresa.

Por esse motivo, o time de RH deve estar sempre incentivando o trabalho em equipe, mesmo em equipes de setores completamente diferentes.

Se todos da empresa entenderem e apreciarem a função de todos os outros funcionários, será mais fácil definir os objetivos comuns a todos.

4º Pilar: Conhecimento e Competência

Uma boa gestão de pessoas tem como um de seus pilares a ideia de que todo e qualquer conhecimento técnico pode ser ensinado, assim como as competências necessárias para o desempenho de qualquer função dentro da empresa.

Por esse motivo, uma gestão estratégica oferece ferramentas para que todos os colaboradores possam se desenvolver em um nível profissional e pessoal.

5º Pilar: Treinamento e Desenvolvimento

Por fim, o quinto pilar da gestão de pessoas é o do treinamento e desenvolvimento.

Isso quer dizer que, além de gerir todos os processos, também é papel da empresa oferecer meios claros para que o colaborador desenvolva as habilidades que precisa para que possa executar o seu trabalho de maneira mais eficiente.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, desde a disponibilização de cursos e palestras até o oferecimento de softwares específicos para o trabalho dos colaboradores.

Gestão de pessoas: conheça as melhores práticas

gestão de pessoas nas empresas

Confira a seguir algumas das melhores práticas da gestão de pessoas para você aplicar na sua empresa e aumentar a produtividade da organização:

1. Ouça o que os colaboradores têm a dizer

Lembra que um dos pilares da gestão de pessoas é a comunicação? Então, a comunicação é uma via de mão dupla.

Isso significa que, tão importante quanto comunicar as suas expectativas e frustrações, é ouvir as expectativas e frustrações dos seus funcionários.

Trata-se de uma forma de fazer o colaborador se sentir mais valorizado dentro da empresa, de fazer com que ele sinta que tem uma voz e que tem espaço para crescer.

Isso ajuda muito com problemas de motivação dentro da empresa, além de criar um ambiente mais agradável para todos os envolvidos.

2. Tenha um plano de carreira

Um dos principais motivos para que um funcionário sinta-se desmotivado é a falta de perspectiva de futuro dentro da empresa.

Esse problema é tão sério que pode afetar não só a produtividade do funcionário, como pode levar a faltas não justificadas e até mesmo a um pedido de demissão.

Portanto, é muito importante que você e a sua equipe de RH desenvolvam um plano de carreira para os funcionários.

Dessa forma, os funcionários que estão cumprindo funções mais básicas vão sentir que tem a oportunidade de crescer e vão se esforçar para isso.

3. Crie incentivos ou premiações

Os estudiosos da felicidade dizem que existem dois tipos de motivação: as intrínsecas, que vem de dentro e são subjetivas, e as extrínsecas, que advém de fatores externos.

Nem sempre um colaborador terá a motivação intrínseca necessária para desempenhar o trabalho sempre com o máximo do pique, por isso, é importante que a empresa crie motivações extrínsecas para manter os funcionários motivados.

Estamos falando aqui não somente de promoções ou aumentos, mas também de bônus de produtividade, dias de folga extra e até mesmo prêmios, como cursos, vale presentes e outros.

Como um sistema de gestão de ponto pode ajudar na gestão de pessoas?

gestão de pessoas pilares

Um sistema de ponto pode ser um excelente aliado na hora de fazer a gestão de pessoas, pois ele evita que você gaste horas e horas com processos manuais, já que, com um sistema de ponto automatizado, é possível tornar a rotina mais dinâmica.

Além disso, um sistema de RH também é uma alternativa excelente para manter a empresa eficiente e competitiva em relação à concorrência, alinhando toda a sua gestão com as melhores práticas do mercado.

Só quem vivencia o dia a dia e sabe a importância do RH tem noção do quão difícil pode ser lidar com o alto volume de tarefas e oferecer apoio estratégico às decisões da alta liderança.

Por isso, além de tudo que já citamos, um sistema de gestão de ponto vai te ajudar a:

  • Aplicar, monitorar e arquivar os diferentes tipos de avaliação de desempenho;
  • Desenvolver um plano de carreira mais elaborado para os colaboradores;
  • Te dar insights a respeito dos treinamentos que precisam ser implementados;
  • Te ajudar a criar feedbacks que sejam produtivos para os colaboradores;
  • Criar pacotes de remuneração e recompensas por bom desempenho.

Leia também: Feedback: O que é e Qual a Importância na Gestão de Pessoas

Conclusão

Como vimos, um sistema de gestão de pessoas é fundamental para que você mantenha a cultura organizacional da sua empresa saudável.

Também é uma forma de diminuir os problemas de motivação dentro da linha de produção e aumentar a produtividade de maneira geral.

Além disso, com um bom sistema de gestão de pessoas é possível identificar os talentos com mais facilidade.

Dessa forma, quando uma vaga em um cargo mais alto eventualmente for aberta, você não vai precisar gastar recursos da empresa com processos seletivos.

Entretanto, lembre-se que na hora de aplicar um sistema de gestão de pessoas, é importante que você tenha em mente os cinco pilares.

São eles: a motivação, a comunicação, o trabalho em equipe, o conhecimento e competência, por fim, o pilar do treinamento e desenvolvimento.

Confira também: O que é Carreira em Y, vantagens e como planejar sua trajetória

0
  Posts Relacionados
  • No related posts found.