(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Nos últimos anos, muitas empresas começaram a discutir uma nova modalidade de emprego: o trabalho híbrido.

Mas você sabe exatamente o que significa esse tipo de regime? Vou te mostrar de maneira bem simples com um exemplo!

O que você acharia se uma empresa te oferecesse uma oportunidade de trabalho em que alguns dias da semana você vai ao escritório e em outros trabalha de casa, em home office?

Essa é a proposta de trabalho híbrido que tem conquistado diversas empresas que, no último ano, vivenciaram uma rotina de trabalho remoto por conta do cenário de pandemia.

Se olhamos para as vantagens em relação à qualidade de vida, redução de custos e otimização de tempo, não faria sentido deixar esses benefícios exclusivos para os tempos atípicos de isolamento social, não é?

Por isso, muitas empresas já estão se preparando para o futuro, tornando mais flexível a jornada de trabalho: uns dias de home office e outros dias presencialmente, mantendo a mesma qualidade de entrega e comprometimento.

Ficou interessado em saber mais? Então, continue a leitura para entender como montar uma equipe híbrida!

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é uma modalidade de trabalho flexível que permite aos funcionários a liberdade de atuar em suas atividades de forma alternada: alguns dias de trabalho presencial e outros dias de trabalho em home office.

Esse tipo de modelo de trabalho ficou bastante conhecido nos últimos anos, por conta da pandemia do novo coronavírus e a necessidade do trabalho remoto para o distanciamento social.

No entanto, ao conhecer na prática esse tipo de modalidade, muitas empresas começaram a pensar futuramente na possibilidade de um modelo de trabalho híbrido, por entenderem os benefícios desse tipo de flexibilidade.

Embora existam hoje empresas e startups que são 100% remotas, podemos dizer que no Brasil o trabalho híbrido ainda é algo bastante recente e que gera muitas dúvidas.

Mas em vários lugares o trabalho híbrido já é uma realidade comum, muito antes da pandemia.

Uma grande vantagem do trabalho híbrido é conseguir personalizar e criar modelos de trabalho em diferentes formatos, de acordo com o que funciona para a realidade da empresa.

Por exemplo: as empresas podem fazer alguns dias da semana presencial e outros não, como de segunda a quarta no escritório e quinta e sexta-feira home office.

Também podem decidir por semanas presenciais durante o mês e outras não, por exemplo.

Confira também: Admissão Digital: o que é, benefícios e como realizar

Trabalho híbrido legislação: o que diz a lei sobre o modelo?

Embora o trabalho híbrido não seja uma novidade em muitas empresas e que traga diversos benefícios, legalmente, não há nada definido sobre esse tipo de regime na Consolidação das Leis do Trabalho.

Ou seja, embora as empresas possam implementar o modelo híbrido de trabalho, não existe na CLT uma regulamentação com regras claras.

Para que as empresas não fiquem totalmente no escuro em relação a legislação, o mais recomendado é que elas sigam o que é estabelecido nas regras do trabalho remoto, já que o trabalho híbrido é a junção desse modelo ao trabalho presencial.

A inclusão na CLT de regras mais claras sobre o trabalho remoto foram implementadas após a Reforma Trabalhista de 2017 ( lei 13.467/17) e, durante o ano de 2020, uma Medida Provisória foi estipulada como forma de preservar empregos durante a pandemia, que também traz pontos sobre o trabalho home office.

De modo geral, as empresas que adotam o trabalho híbrido devem ainda seguir o que é regulamentado pela CLT (inclusive em relação aos benefícios como vale alimentação, refeição e transporte), mas com a necessidade de adicionar um aditivo nos contratos, sinalizando essa nova modalidade de trabalho.

Esse aditivo tem a função de formalizar esse acordo entre empresa e colaboradores, evitando problemas trabalhistas.

Nesse documento anexado ao contrato, devem estar claras as regras, obrigações e direitos do colaborador enquanto exerce suas atividades em home office.

Leia também: Medida provisória 936: entenda os principais pontos

Quais as vantagens do trabalho híbrido para as empresas?

trabalho híbrido como funciona

Existem vários motivos para implementar um modelo de trabalho híbrido na sua empresa, já que essa metodologia apresenta diversas vantagens para a empresa de modo geral.

Confira a seguir as principais vantagens de escolher o trabalho híbrido:

Diminuição de atrasos

Primeiramente, uma das principais vantagens do trabalho híbrido é que ele ajuda a diminuir os índices de atraso e, inclusive, diminuir as ausências não justificadas por parte dos funcionários.

Isso porque, no modelo híbrido, os funcionários têm mais tempo para conseguir organizar aspectos da sua vida pessoal, o que pode aumentar a produtividade.

Com isso, as taxas de absenteísmo na sua empresa tendem a cair bastante, pois os funcionários vão começar a faltar com menos frequência, já que o conflito entre o trabalho e necessidades pessoais vai ser amenizado.

Se você quiser saber mais sobre o absenteísmo e, em especial, como calcular as taxas de absenteísmo para ter um panorama mais interessante da sua empresa, então leia nosso outro texto sobre o tema: o que é absenteísmo e os impactos na empresa e como medir?

Gestão de tempo

O trabalho híbrido também pode ajudar a melhorar a gestão de tempo de maneira geral dentro da empresa.

Como os funcionários dividem a sua carga horária entre momentos em home office e outros na empresa, o tempo deles dentro da empresa é otimizado para tarefas que são essenciais e que só podem ser feitas presencialmente.

Assim, a gestão de tempo dentro da empresa fica mais fácil, tanto para os próprios funcionários quanto para os gestores.

Otimização de atividades

Em um primeiro momento, pode parecer contra-intuitivo dizer que o trabalho híbrido ajuda a otimizar as atividades dentro da empresa, entretanto, essa é uma realidade frequentemente apontada por gestores de empresas que adotaram a metodologia.

Isso porque, como mostramos no tópico anterior, quando o funcionário estiver nos momentos em que está dentro da empresa, ele vai aproveitar esse espaço de tempo para fazer as tarefas que só podem ser feitas dentro deste ambiente.

Redução de custos

Outro grande benefício do trabalho híbrido para as empresas é a redução de custos. Mantendo as equipes em rodízio, por exemplo, é possível ter uma economia significativa nos gastos operacionais, de recursos e de manutenção de um escritório.

Também é uma forma de expandir o quadro de colaboradores sem a necessidade de ampliar o espaço físico, já que essa modalidade de trabalho não prevê todos os funcionários trabalhando presencialmente dentro do mesmo período.

Autonomia e uma hierarquia mais horizontal

Um dos pontos importantes do trabalho híbrido é que as equipes e os profissionais precisam ter bastante domínio sobre suas atividades, alta capacidade de autogestão e autonomia.

Consequentemente, muitos gestores observam que um impacto disso é a descentralização, em que as hierarquias são mais horizontais, pois você, em home office, não tem alguém que ficará observando todos os seus passos, mas sim todas as suas entregas e a qualidade na execução.

Quais as vantagens do trabalho híbrido para os funcionários?

vantagens trabalho híbrido para os funcionários

Um dos principais benefícios do trabalho híbrido para os funcionários é conseguir ter uma rotina com maior qualidade de vida e flexibilidade.

Afinal, você já parou para pensar em quantas horas de sua semana você já perdeu parado no trânsito indo ao seu trabalho?

E quantos imprevistos já surgiram durante o caminho, te fazendo atrasar para o horário de trabalho ou chegar muito mais tarde em casa, com um cansaço extra do deslocamento?

Embora o convívio no dia a dia com os colegas de trabalho, presencialmente, seja enriquecedor e contribui bastante para o desenvolvimento profissional e pessoal, alguns dias da semana de home office te dá maior liberdade para aproveitar o tempo de deslocamento com outras atividades.

É por isso que o trabalho remoto pode ser considerado por empresas que se preocupam com o conceito de EVP (sigla para Employee Value Proposition ou “proposta de valor do funcionário”, na tradução livre), já que é considerado por muitas pessoas como algo necessário.

Assim, você pode se programar para ir cedo praticar exercícios físicos com mais tranquilidade, fazer refeições sem pressa e correria, ter uma alimentação mais saudável, aproveitar um tempo em família etc.

Outra vantagem é a autonomia. O trabalho em home office exige do profissional uma boa gestão do próprio tempo e foco, o que muitas vezes pode ser mais difícil presencialmente, por imprevistos e distrações.

Trabalho híbrido: quais as desvantagens ?

Para algumas pessoas, o trabalho híbrido não é somente sinônimo de benefícios. Existem alguns contras que devem ser considerados pelas empresas na hora de sugerir um modelo híbrido aos funcionários.

Uma pesquisa feita pela Accenture, empresa de consultoria de gestão, levantou alguns dados sobre o que os funcionários acham sobre o trabalho híbrido.

Nessa pesquisa, 52% dos profissionais disseram que sentem vontade de continuar em home office pelo menos uma vez por semana e 34% gostariam de trabalhar três vezes ou mais por semana em casa.

Contudo, entre os entrevistados, 54% disseram que se preocupam que aqueles que se comprometerem em estar mais presentes no escritório ganhem tratamento preferencial.

Além da preocupação com a diferença de tratamento, muitos profissionais temem que o modelo híbrido seja mais difícil para realizar tarefas em equipes com colegas distantes. que o relacionamento com os colegas seja prejudicado, que a cultura da empresa se torne menos inclusiva ou que tenha algum impacto negativo da progressão da carreira;

Outro ponto é que muitos profissionais temem com a avaliação de seus supervisores, que eles não consigam ter uma visão abrangente sobre todas as suas contribuições.

Pensando na parte prática, é necessário pensar também se o colaborador terá um espaço adequado para execução de suas atividades, com bons equipamentos e suporte nos gastos extras para exercer seu trabalho que antes era totalmente feito no escritório.

Como criar uma equipe híbrida?

trabalho híbrido desvantagens

Criar uma equipe híbrida pode ser um pouquinho difícil para quem está começando, especialmente quando o home office não é uma prática usual na empresa.

Por esse motivo, antes de começar a fazer essas implementações, é imprescindível que haja um bom planejamento de como as tarefas serão realizadas.

Para isso, utilizar ferramentas digitais de gestão pode ser uma ótima ideia, já que essas tecnologias ajudam a otimizar o trabalho de todos.

Existem diversas plataformas que servem para facilitar a comunicação, que fica um pouco comprometida nesse modelo, e para organizar o andamento dos projetos.

Entretanto, como a cultura organizacional da empresa pode ser prejudicada caso não haja uma boa interação, promover ações que integrem o time e façam com que todos se sintam parte da empresa também é bastante necessário.

Além disso, fazer escalas também é essencial, tanto para evitar que um funcionário fique muitos dias seguidos no home office, quanto para garantir que você não vai ter mais funcionários na empresa do que o local de trabalho permite.

Outro aspecto importante é levar em conta que podem acontecer problemas de armazenamento, compartilhamento de arquivos e segurança digital.

A melhor forma de fazer isso é utilizando serviços que tenham armazenamento em nuvem com proteção de dados, como o Google Drive, por exemplo.

Dessa forma, a sua empresa ficará com todos os arquivos protegidos e os funcionários têm fácil acesso aos trabalhos sem que nada seja perdido no processo.

Por fim, não podemos nos esquecer de que, em alguns casos, a empresa é responsável pelos equipamentos que vão ser utilizados pelo colaborador, embora muitos contratos ainda estabeleçam que o contratado deve arcar com os gastos em casa.

Como a tecnologia fortalece o trabalho híbrido?

Como visto acima, o uso de ferramentas de gestão de tarefas e de tempo são essenciais para ajudar no controle de produtividade e entregas no trabalho home office, além de facilitar a comunicação entre todos os colaboradores, sejam os que estão presentes no escritório ou home office.

Mas além das ferramentas que ajudam na execução do trabalho em si, também existem excelentes recursos que ajudam no controle de jornada de trabalho.

Softwares de gestão de ponto, como o ifPonto, ajudam a evitar que os funcionários excedam o horário de trabalho permitido, gerando um banco de horas ou horas extras que podem comprometer o orçamento e planejamento da empresa.

Esse tipo de solução também deve fazer parte da rotina dos funcionários para o controle de horários de entradas, intervalos e saídas, para um fechamento correto da folha de pagamento.

Remoto ou presencial, é importante que o funcionário tenha uma rotina e cumpra corretamente a carga horária diária, mesmo em modelos de trabalho em que os horários são mais flexíveis.

Confira todos os recursos do ifPonto para o controle de jornada de trabalho presencial ou remoto!

Conclusão

Existem muitos pontos positivos em escolher seguir um modelo de trabalho híbrido. No entanto, isso não significa que a empresa não precisa fazer um planejamento prévio.

Sem um bom trabalho de comunicação interna, estratégia de escalas, controle de produtividade, ferramentas de controle de atividades e softwares de gestão de jornada de trabalho, o trabalho híbrido pode passar de um sonho para um verdadeiro pesadelo para os gestores e profissionais do RH.

Contudo, o saldo geral é muito mais positivo, especialmente a longo prazo. Como vimos, o trabalho híbrido é a aposta do futuro do trabalho, em que as empresas são cada vez mais flexíveis e proporcionam mais autonomia aos funcionários.

Para os funcionários, o autoconhecimento, foco e autogestão são habilidades essenciais que serão bastante trabalhadas no modelo híbrido, por isso, são fatores que devem ser levados muito em conta em processos seletivos.

Se você gostou desse artigo, não deixe de ler também sobre o que é e como funciona o trabalho temporário.


Compartilhe o conhecimento