(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

O reconhecimento facial se baseia na biometria dos rostos. Como cada indivíduo possui um padrão único de traços faciais, a tecnologia analisa aspectos como a distância entre os olhos, o nariz e o formato da boca para identificar cada pessoa. 

No caso do reconhecimento facial para marcação de ponto, a câmera do notebook, tablet ou smartphone localiza o rosto do funcionário e o sistema compara cada traço com fotografias cadastradas no banco de dados.

Assim é possível identificar e diferenciar cada colaborador.

Precisão e assertividade

Além disso, a tecnologia de reconhecimento facial é baseada em aprendizado de máquina. Então, cada vez que o colaborador registra uma foto, a precisão de assertividade tende a melhorar.

Outra vantagem, em comparação com o reconhecimento biométrico digital, é que a autenticação facial é menos invasiva e mais higiênica. Como não há necessidade de toques é uma forma de minimizar a disseminação de vírus.

Marcação de ponto

Com o reconhecimento facial, a marcação de ponto eletrônico é imediata. E, após o registro, o colaborador também recebe notificações automáticas por e-mail. Isso possibilita, que o RH e os funcionários, estejam sempre cientes do dia-a-dia na empresa. 

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.


Compartilhe o conhecimento