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Você já parou para pensar no impacto que o absenteísmo nas empresas? Se você acompanha de perto as faltas e atrasos dos seus colaboradores, com certeza já sentiu os prejuízos na produtividade e nos resultados no final do mês.

O absenteísmo ou absentismo nada mais é do que a ausência do colaborador na empresa durante o seu horário de trabalho, seja por faltas ou atrasos. Nessa prática, o funcionário fica longe de suas obrigações, prejudicando tanto o seu desenvolvimento profissional próprio como o da corporação. Afinal, quando o colaborador se ausenta do local de trabalho, gera um impacto financeiro inevitável tanto pelas horas não trabalhadas, quanto pelas horas extras acumuladas. Além disso, pode contribuir para atrasos nos prazos e acúmulo de tarefas dos colegas.

Algumas ausências, é claro, são esperadas e inevitáveis, seja por dificuldades pessoais e de saúde ou problemas no transporte público, por exemplo.

Hoje, portanto, um dos grandes desafios das empresas e dos gestores de RH é controlar ou reduzir o absenteísmo nas empresas. Mas que estratégias podem ajudar nessa difícil missão? 

3 Dicas para Reduzir o Absenteísmo nas Empresas

Se essa é uma questão a ser resolvida no seu negócio, esse Artigo é para você! Leia agora 3 dicas que preparamos para te ajudar a reduzir o absenteísmo.

1. Entenda as causas

Antes de procurar soluções para diminuir o absenteísmo, é preciso pensar, é claro, nas causas. Quais são as justificativas mais recorrentes dessas ausências? Elas são controladas correta e eficientemente? 

Um fator importante que não pode ser descartado quando falamos sobre o absenteísmo é o próprio ambiente de trabalho. Funcionários que atuam em locais que não dão liberdade de se expressar, com líderes que não inspiram, podem até mesmo ter a saúde prejudicada. 

Por isso, é de extrema importância se perguntar: estou fornecendo um ambiente saudável para os meus colaboradores? Sou um bom líder?

Ao manter uma relação de respeito com os seus funcionários, os resultados certamente impactarão positivamente em sua empresa.

2. Saiba lidar com as diferentes causas

Após investigar e descobrir a raiz do problema, é hora de procurar por soluções. E por existirem diferentes causas, é importante saber lidar com cada uma delas.

Quando questões como problemas familiares ou psicológicos, estresse e desgastes físicos levam à ausência, a sugestão é: diálogo e paciência, unidos à ajuda psicológica. Também, quando possível, aderir à prática de exercícios, pelo menos uma vez na semana, pois as atividades físicas são ótimas para liberar serotonina, hormônio que diminui o estresse e a ansiedade. 

Agora, se o problema é a jornada de trabalho, má liderança, insalubridade e baixa remuneração, falhas (e faltas) poderão ser mais constantes. Afinal, enquanto muitos já nascem com o dom para liderar, para outros essa nem sempre é uma tarefa simples. E não há problema nisso, desde que haja real esforço para a mudança.

Para evitar esse problema, a empresa deve olhar para seus funcionários de forma mais humanizada. Nesse ponto cabe ao gestor buscar as melhores soluções para tornar a liderança mais motivadora. Se necessário, procure cursos disponíveis sobre gestão de pessoas que certamente ajudarão – e muito – a diminuir o absenteísmo e a desmotivação de funcionários. 

3. Invista em um Software para Gestão de Ponto

Você já parou para pensar que o absenteísmo em sua empresa pode estar diretamente ligado à falta de organização ou regras na hora de controlar os horários de entradas e saídas de seus colaboradores? 

O software para gestão de ponto eletrônico, nesse caso, é o melhor amigo de qualquer corporação. Isso porque, com ele, é possível ter acesso e controlar todas as informações de atrasos, horas extras e faltas. E tudo isso fica ainda mais fácil quando esse software é capaz de gerar relatórios e gráficos mensais que facilitarão muito o trabalho do RH.

O uso de um software de gestão de ponto permite ter todas essas informações na mão. 

O ifPonto é um bom exemplo, já que é o software pioneiro em nuvem para gestores de RH, que precisam de agilidade para acompanhar as jornadas de trabalho em tempo real.

Os relatórios e gráficos permitem acompanhar os funcionários que mais atrasam, faltam, realizam horas extras, entre outras informações que facilitam o gerenciamento das equipes. 

Todas essas informações facilitam na tomada de decisões e identificação de possíveis funcionários sobrecarregados, com problemas de saúde ou desmotivados. Além disso os relatórios de horas extras auxiliam na gestão e saúde financeira da empresa.

Solicite um teste gratuito do software ifPonto e surpreenda-se com o que ele pode oferecer para a sua empresa. Saiba mais.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.


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