Nosso relacionamento é um caso sério

O nosso maior case de sucesso sempre será o próximo cliente. Seja uma empresa com 15 ou com 150 mil colaboradores. Entregar o projeto na medida certa sempre é um desafio que levamos à sério. Essa é a forma como nos relacionamos com nossos clientes, empresas públicas e privadas que, ao longo de anos, nos ajudaram a consolidar o sistema ifPonto como o mais completo do mercado. Conheça alguns cases.

Aba Megastore

fachada da loja ABA Harley Davidson

Atitude e liberdade para seguir, a ABA Megastore faz a própria história com sua gestão

Na última sexta-feira de setembro, fomos visitar o nosso mais recente cliente: Aba Harley-Davidson, localizada em São Paulo, na Pompeia, considerada a maior concessionária da Harley-Davidson da América Latina.

Logo que chegamos fomos recebidos pelo Waldir Ielpo, gerente comercial, que nos apresentou a megastore inspirada na fábrica de Milwaukee: começamos com um tour no showroom, depois conhecemos a área de serviços mecânicos, o espaço de test ride, onde, também, acontece o exclusivo treinamento de direção para os recéns pilotos da marca, a garagem retrô para lavagem das motocicletas e a boutique, em que há peças de vestuário, acessórios, calçados e produtos para customização. Com cerca de 22 mil itens é um tremendo desafio sair de lá sem algum artigo Harley.

Uma curiosidade é que os proprietários costumam investir 70% do valor das motocicletas em peças de customização e vestuário, o que torna cada modelo único e demonstra a paixão pela marca.

Essa paixão, com certeza, nós pudemos experimentar durante toda a visita guiada pelo Waldir, mas o auge foi no momento em que tivemos a sorte de assistir a entrega de uma Harley. Explico: somente nesta unidade é feita uma entrega especial em que o cliente sente todo o espírito da Harley. “Sempre há muita emoção nesse momento, para o nosso cliente, adquirir uma motocicleta da marca ícone do motociclismo mundial é a realização de um sonho”, Waldir, descreve.

Como a maior concessionária da Harley-Davidson da América Latina melhorou os processos no Recursos Humanos

entrevista com Waldir Ielpo da Aba Harley-Davidson

Durante a visita, Waldir nos contou que antes de instalar o sistema de gestão de pessoas da iFractal, todo o processo da jornada de trabalho era feito no papel. “Até existia um sistema, mas como não era intuitivo, eu não conseguia usá-lo. Por esse motivo, havia muitas divergências de informações”, explica.

Essa situação levou a Aba buscar outra solução para facilitar o processo e obter uma gestão de pessoas mais transparente: a empresa optou pela implantação do sistema de gestão de pessoas da iFractal. “Atualmente, com os relatórios gerados pelo sistema, consigo ter uma visão clara do que aconteceu no mês. O processo de fechamento da folha de pagamento ficou muito mais tranquilo e sem estresse”, comemora.

“Estamos felizes em ter a Aba Harley-Davidson em nossa carteira de clientes. Assim como a Harley-Davidson, entendemos a importância da marca e que nela se carrega toda a história de uma empresa, a dedicação de todos os colaboradores, a entrega ao cliente. São fatores que justificam o sucesso da jornada”, afirma Marcelo Germano de Oliveira, diretor comercial da iFractal.

DETALHES DO PROJETO

Cliente:
Aba Megastore

Tipo de projeto:
Privado

Sistema:
ifPonto®

Início:
Novembro de 2016

Entrega:
Janeiro de 2017

Colaboradores:
215

Treinamento:
8 horas

Certificados emitidos:
19

Fabricante integrado:
Henry

Nº de equipamentos:
7

Tipos de marcações:
Rep + Log + Cell

“Com a chegada da iFractal, não só ganhamos tempo – que é dinheiro para empresa – como também agilidade para os gestores que operam o sistema dia a dia. A rotina se tornou muito mais prática e fácil de operar.”

Enilene Amaral
DIRETORA DE RH/TI E COMERCIAL DO GRUPO ABA HARLEY-DAVIDSON

Prefeitura de Belo Horizonte

relógio da torre do prédio da prefeitura de Belo Horizonte, cliente e case iFractal

Prefeitura de Belo Horizonte inova gestão de mais de 45 mil funcionários com software da iFractal

Pioneira no Brasil com o desenvolvimento de sistema em nuvem para gestão de pessoas, a iFractal foi a solução escolhida, em processo de licitação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, para realizar gestão da jornada de trabalho de seus servidores. Entre os maiores projetos do mercado nesse segmento, o sistema atende mais de 45 mil servidores, espalhados em diversas unidades.

O software ifPonto está alinhado à necessidade do profissional de RH ter uma atuação voltada para estratégia de negócio, tendência crescente no mercado. Para isso, na Prefeitura de Belo Horizonte, o sistema ifPonto está integrada ao sistema de folha de pagamento e a mais de mil relógios de ponto eletrônico, enviando e recebendo dados, automaticamente, sem que seja necessário o processo de agendamento de tarefas.

As situações de não conformidade legal, que aumentam os custos e questões trabalhistas, são identificadas e sinalizadas para o gestor, no mesmo instante em que ocorrem. Um outro diferencial do sistema ifPonto é a centralização dos dados e a descentralização da gestão, que permite aos gestores o acesso remoto de qualquer lugar, através de qualquer dispositivo conectado à internet.

Segundo Marcelo Germano de Oliveira, sócio e diretor comercial da iFractal, a proposta do sistema é melhorar os processos e reduzir os custos antes do envio de dados para a folha de pagamento, impactando positivamente na gestão econômica da verba pública. O projeto de gestão da jornada de trabalho na Prefeitura de Belo Horizonte é um modelo exemplar para órgãos públicos que buscam por tecnologias de software em nuvem para gestão.

DETALHES DO PROJETO

Cliente:
Prefeitura de Belo Horizonte

Tipo de projeto:
Licitação

Sistema:
ifPonto®

Início:
Setembro de 2015

Entrega:
Fevereiro de 2017

Colaboradores:
46.000

Treinamento:
30 horas

Certificados emitidos:
139

Fabricante integrado:
Telemática

Nº de equipamentos:
1.000

Tipos de marcações:
Rep + Log + Cell

Saiba como a sua organização também pode contar com um controle de ponto online.

Cell.Lep

cabine de telefone tradicional da Inglaterra com rua ao fundo

Cel-Lep adota solução em nuvem e otimiza tempo de trabalho

A CEL-LEP é uma das principais redes de ensino de idiomas de São Paulo, com 38 unidades estrategicamente posicionadas pelo Estado e um quadro de mais de 500 funcionários. Como referência de ensino de idiomas, em 2012 a rede foi adquirida pelo grupo H.I.G. Capital, uma das maiores gestoras de private equity do mundo. Essa aquisição acelerou ainda mais o crescimento da rede, que gerou novas demandas, dentre elas, um sistema capaz de centralizar a gestão de pessoas de todas as unidades da rede e atender o crescimento dos próximos anos.

Ao optar pela solução oferecida pela iFractal, o ifPonto, além de facilitar o processo de cadastro das pessoas, o registro do ponto e a supervisão de seus funcionários, o sistema viabilizou a aproximação dos gestores de todas as unidades, como nunca antes havia ocorrido.

De acordo com Mariana Klein, Gerente do Departamento Pessoal, o sistema ifPonto automatizou o controle do banco de horas das empresas do grupo, o cálculo de gratificações, a integração dos dados cadastrais, licenças e afastamentos com o sistema de folha de pagamento da empresa, além de elaborar relatórios gráficos que sinalizam as principais divergências que afetam diretamente a operação e os custos do negócio. Dessa forma, é possível contornar toda situação que possa gerar um aumento das despesas e do passivo trabalhista no momento que o evento é identificado.

Entre as vantagens do ifPonto, Mariana destaca que agora os colaboradores têm mais tempo para se dedicar a outras tarefas. Sem o sistema, o processo de fechamento era burocrático e demandava horas de trabalho do departamento pessoal para apurar e lançar as informações nos controles internos.

“O sistema cuida de todo o processo relacionado ao espelho de ponto do funcionário e disponibiliza a informação on-line, o que tem nos ajudado muito. Agora podemos nos dedicar a outras atividades na empresa, ao invés de executar tarefas repetitivas que não agregam conhecimento ao funcionário e benefícios para a empresa. Hoje o trabalho está voltado a avaliação de justificativas e análise de resultados”, afirma a gestora.

DETALHES DO PROJETO

Cliente:
Cel.Lep

Tipo de projeto:
Privado

Sistema:
ifPonto®

Início:
Setembro de 2013

Entrega:
Novembro de 2013

Colaboradores:
460

Treinamento:
16 horas

Certificados emitidos:
4

Fabricante integrado:
Henry

Nº de equipamentos:
50

Tipos de marcações:
Rep + Log + Cell

“Agora um gestor consegue gerenciar melhor sua equipe. Além disso, temos informações confiáveis e on-line no sistema.”

Mariana Klein
GERENTE DO DEPARTAMENTO PESSOAL DA CEL.LEP

Grupo Dia

mulher fazendo compras no mercado

Grupo Dia implanta sistema para gestão de ponto online e reduz custos operacionais em toda a rede

Criada em 1979 na Espanha, a rede DIA, atualmente, possui mais de 6 mil lojas espalhadas entre Argentina, Brasil e Portugal e está entre as redes de distribuição que mais crescem no mundo.

No Brasil, o primeiro mercado da rede foi inaugurado em 2001. Hoje são mais de mil lojas presentes em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que contam com 8 mil funcionários e 7 centros de distribuição.

Até julho de 2019, o DIA mantinha uma administração manual das jornadas de trabalho de seus colaboradores, que impactava em custos operacionais.

Como parte da missão de crescimento é estimular e desenvolver a carreira de seus colaboradores, o DIA adotou o software ifPonto® para otimizar os processos de gestão de ponto e reduzir custos operacionais.

Hoje, os funcionários conseguem registrar o ponto com biometria e acompanhar o status das marcações podendo enviar justificativas, se necessário.

DETALHES DO PROJETO

Cliente:
Grupo DIA

Tipo de projeto:
Privado

Sistema:
ifPonto®

Início:
Abril de 2019

Entrega:
Maio de 2019

Colaboradores:
7.500

Treinamento:
8 horas

Certificados emitidos:
15

Fabricante integrado:
Dimep

Nº de equipamentos:
400

Tipos de marcações:
Rep + Dsk + Cell

“Após a implantação do sistema, houve uma redução de custos significativa com questões inerentes à jornada de trabalho.
O investimento como um todo se pagou em oito meses.”

Maurício Arnaldo da Cunha
GERENTE DE RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS CORPORATIVAS DO DIA

Construtora Laterza

engenheiro da Laterza checando painel solar

Construtora Laterza otimiza processos de gestão dos colaboradores e acelera crescimento

Há duas décadas no mercado da Construção Civil, a Laterza vem crescendo rapidamente e, agora, coloca esforços na gestão inteligente dos seus colaboradores para acelerar ainda mais esse crescimento.

A empresa se destaca por realizar projetos modernos e funcionais, unindo qualidade e preço acessível, visto o excelente aproveitamento, sempre focando na população de baixa renda, que sonha com a casa própria.

Sediada em São Paulo, possui empreendimentos em todo o Estado de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná e, hoje, já é considerada uma das maiores empresas de construção no Triângulo Mineiro, com mais de 12 mil habitações entregues.

Dentre as empresas parceiras, a Construtora Laterza possui contratos com a Caixa Econômica Federal, Fundos de Investimento Imobiliários e Banco do Brasil, além de colaborar com diversas prefeituras municipais.

 

O alicerce da Laterza é formado por pessoas

A Laterza sabe que, para entregar seus projetos, o engajamento dos colaboradores é um fator essencial. Atualmente, conta com cerca de 2 mil colaboradores diretos e indiretos, que são responsáveis por concretizar o sonho de milhares de famílias brasileiras.

O RH da Laterza sempre atuou com foco no bem-estar de suas equipes, propiciando um ambiente tranquilo, agradável e seguro para a execução de suas atividades. Contudo, desde as mudanças repentinas que a pandemia trouxe a todos, novamente, a empresa agiu rapidamente e, prezando pela manutenção de seus compromissos, utilizou de tecnologia para reestruturar a gestão de pessoal nas diversas obras, a maioria no formato de SPE – Sociedade de Propósito Específico, as quais estavam gerando altos custos com equipamentos.

Atualmente, os colaboradores da Laterza utilizam três modos para registro do ponto, sendo pelo celular, com o aplicativo ifPonto Cell, pelo computador ou laptop, com o ifPonto Log e pelo tablet, com o ifPonto Tab, todos atendendo a portaria 373 do MTE.

DETALHES DO PROJETO

Cliente:
Construtora Laterza

Tipo de projeto:
Privado

Sistema:
ifPonto®

Início:
Abril de 2020

Entrega:
Junho de 2020

Colaboradores:
350

Treinamento:
6 horas

Tipos de marcações:
Log + Cell + Tab

“A velocidade das informações, padronização entre obras e escritório, permitindo vários CNPJs no mesmo sistema, gestão em um único ambiente e integração com nosso sistema de folha foi decisivo para trabalharmos com a iFractal.”

Amanda Helvadjian
GERENTE DE RH DA CONSTRUTORA LATERZA

Privalia

mulher com laptop acessando site da Privalia

Privalia implanta sistema da iFractal para agilizar os processos de gestão no RH

Em 21 de novembro, fomos conhecer a sede da Privalia no Brasil, empresa líder em moda online no segmento outlet, fundada em Barcelona em 2006 e cliente iFractal.

Começamos a visita, guiados pela Priscila Dib, analista de RH do setor People, pelo espaço recreativo, localizado na cobertura do prédio, onde os colaboradores podem assistir vídeos, ler livros e revistas, descansar, fazer refeições, jogar sinuca e tênis de mesa. Há também uma churrasqueira que pode ser utilizada em eventos organizados pelos funcionários, como amigos secretos, aniversários e outros tipos de confraternizações.

Logo depois, conhecemos o estoque, local onde chegam os produtos e são revisados pela equipe, e os estúdios de fotografia. Notamos que, assim como o escritório da iFractal, todo ambiente é aberto, sem divisórias, apenas com vidros. “O escritório foi inspirado no valor de sermos transparentes”, conta, Priscila Dib, analista de RH do setor People.

Ao final da visita, Priscila contou que, para manter os 380 colaboradores engajados, a área de recursos humanos aposta na propagação da cultura do “somos gente boa”, um dos valores da Privalia. “Prezamos por um bom clima interno e temos benefícios, como flexibilidade de horários”, explica.

Para essa missão, a Privalia utiliza o sistema de gestão de pessoas da iFractal. “No começo, o processo era demorado e burocrático. Atualmente, com o software de gestão de pessoas da iFractal, os dados estão disponíveis em tempo real: essa agilidade facilita o processo de envio dos dados para a folha de pagamento”, afirma.

Segundo a Priscila, após a implantação do sistema da iFractal, houve redução de custos operacionais, principalmente, pelo fato do RH conseguir ter uma visão macro das informações, como horas extras. “Conseguimos visualizar quais funcionários estão fazendo muitas horas extras durante a semana e questionar os gestores sobre isso”.

DETALHES DO PROJETO

Cliente:
Privalia

Tipo de projeto:
Privado

Sistema:
ifPonto®

Início:
Janeiro de 2010

Entrega:
Fevereiro de 2011

Colaboradores:
450

Treinamento:
16 horas

Certificados emitidos:
5

Fabricante integrado:
Henry

Nº de equipamentos:
4

Tipos de marcações:
Rep + Log + Cell

“No começo, o processo era demorado e burocrático. Atualmente, com o software de gestão de pessoas da iFractal, os dados estão disponíveis em tempo real: essa agilidade facilita o processo de envio dos dados para a folha de pagamento.”

Priscila Dib
ANALISTA DE RH DA PRIVALIA

Temon

trabalhador da construção civil registra ponto no celular

Temon adota sistema de ponto eletrônico da iFractal para reduzir custos operacionais das unidades

Presente no mercado desde 1978, a Temon atua na área de execução de instalações elétricas e hidráulicas e já participou de mais de 2 mil obras no Brasil. Para descentralizar as tarefas do departamento de Recursos Humanos e ter controle total sobre a marcação de ponto de seus colaboradores, a Temon Técnica de Montagens e Construções adotou a solução SIIN (Serviço de Integração Inteligente nas Nuvens), implantada pela iFractal, empresa pioneira em desenvolvimento de soluções em nuvem para gestão de pessoas.

A solução está ajudando a companhia a acompanhar a movimentação de seus colaboradores, que atuam em diversas regiões do país, por meio de relatórios gráficos que mostram o registro de ponto, em situações que causam impacto direto nos custos das unidades operacionais.

Cristina Silva, que atua no departamento pessoal da Temon, explica que a companhia possui operações em diversas regiões do país e seu departamento necessitava de uma plataforma online que pudesse acompanhar a movimentação dos colaboradores por meio relatórios gráficos, que mostram as principais divergências relacionadas ao registro de ponto, em situações que causam impacto direto nos custos das unidades operacionais.

“Ao adotar a solução, passamos a ter acesso remoto das informações por meio de qualquer dispositivo com internet, como tablets, notebooks e smartphones.”

Cristina Silva
COORDENADORA DE DP DA TEMON

Universidade de São Paulo

fachada da USP

iFractal conclui implantação de sistema de ponto eletrônico em todos os campi da USP

O software de gestão de pessoas da iFractal, pioneira em desenvolvimento de sistema em nuvens para Recursos Humanos, agora já está presente em todos os campi da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina. Com a implantação finalizada, a solução garante a gestão de mais de 14 mil colaboradores que estão localizados em São Paulo(3), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

De acordo com a Coordenadoria de Administração Geral (Codage) da USP, a decisão de adotar esse tipo de software levou em conta a possibilidade de acompanhar no sistema, diariamente, informações referentes aos registros efetuados, à compensação já realizada e às solicitações de regularização de ocorrências, o que contribui para haver maior transparência na gestão da frequência.

Um dos diferenciais é a centralização dos dados e a descentralização da gestão de pessoas, que permite a distribuição de tarefas e faz com que diariamente o sistema esteja sempre pronto para o fechamento mensal. Isso é possível porque o Sistema de gestão da iFractal opera no modelo SIIN, o Serviço de Integração Inteligente nas Nuvens, que permite uma visão holística de todo o processo envolvido na gestão.

DETALHES DO PROJETO

Cliente:
Universidade de São Paulo

Tipo de projeto:
Licitação

Sistema:
ifPonto®

Início:
Junho de 2016

Entrega:
Outubro de 2017

Colaboradores:
15.500

Treinamento:
124 horas

Certificados emitidos:
85

Fabricante integrado:
Henry

Nº de equipamentos:
414

Tipos de marcações:
Rep + Cell

Saiba como a sua organização também pode contar com um controle de ponto online.

ETC

ETC ganha agilidade com tecnologia da iFractal para marcação de ponto sem contato físico

Em constante busca por progresso, a ETC, especialista em construções de infraestruturas, sentiu a necessidade de implementar uma solução tecnológica para otimizar processos de gestão de pessoas e marcação de ponto. A empresa precisava de uma marcação de ponto sem contato, sendo mais ágil e higiênica para os colaboradores que atuam em obras.

Então, para atingir esse objetivo, a ETC escolheu o aplicativo de ponto, ifPonto Tab, da iFractal, empresa pioneira no Brasil no desenvolvimento de software em nuvem para gestão de ponto eletrônico.

Com o aplicativo ifPonto Tab, o colaborador precisa, apenas, se posicionar em frente ao tablet. Na sequência, o app ativa o reconhecimento facial do funcionário e registra o ponto com foto.

Experiência com o sistema

Vania Zenaide Barros Rosa, coordenadora do Departamento Pessoal, conta que a agilidade, eliminação de erros e redução tempo. Sendo elas, no fechamento do ponto e folha de pagamento estão entre os principais ganhos com a adoção da ferramenta da iFractal.

Ademais, a solução ifPonto Tab permite acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários de forma segura com foto, geolocalização, acesso às marcações e justificativas. Além de, ser uma marcação de ponto sem contato. A coordenadora afirma que a tecnologia do ifPonto Tab tem sido essencial para enfrentar este período.

“Como os funcionários não precisam tocar na mesma superfície para fazer a marcação do ponto, o processo se tornou muito mais higiênico. Além disso, como a marcação é validada rapidamente, conseguimos evitar aglomeração no mesmo espaço.”

Vania Zenaide Barros Rosa
COORDENADORA DE DP DA ETC TERRA

Boxter Combustíveis

Boxter Combustíveis acelera no mercado e adota tecnologia para gestão dos colaborares da iFractal

Uma das primeiras medidas para contribuir com essa projeção de crescimento foi o investimento na tecnologia de software de gestão do ponto eletrônico da iFractal para administrar a jornada dos atuais 460 colaboradores.

Neste mês, fomos convidados a visitar uma das 93 unidades da rede Boxter Combustíveis, o nosso mais recente cliente. Acionamos o Uber black, como de costume, em direção ao posto escolhido, o Auto Posto Marginal, no Tatuapé.

No trajeto, fomos atendidos pelo motorista Gilberto Lino, que nos revelou que conhece a bandeira, já que aquela unidade faz parte do seu trajeto quando encerra o serviço.

 

Testes de proveta

Quando chegamos, logo no início, a equipe do controle de qualidade da Boxter, que roda as unidades para se certificar do padrão do produto, apresentou como são feitos os testes de proveta dos combustíveis. Além disso, deu dicas sobre como confirmar se um combustível é de confiança ou não.

 

“Como o combustível adulterado pode causar danos ao motor do veículo, caso haja dúvida sobre a procedência, uma opção é pedir o teste de qualidade no próprio posto. Essa exigência é direito do consumidor”, explica.

No caso do etanol, a principal dica é ficar atento se o líquido está totalmente límpido e sem coloração alaranjada. Afinal, qualquer alteração na cor pode ser sinal de irregularidade. Para o diesel é importante estar alerta se há o equipamento de filtro. Já no caso da gasolina, somente, o teste, feito na hora, demonstra a procedência.

Crescimento

Ao longo da visita, Ludmilla Ramos, integrante da equipe de RH, contou que a Boxter combustíveis, que está desde 2013 no mercado, aposta em um forte crescimento em 2019. A previsão é a inauguração de mais 400 postos em São Paulo.

“Iniciamos um trabalho pioneiro no segmento automotivo com o objetivo de atender e ampliar as expectativas de nossos clientes e colaboradores. Prezamos à qualidade de produtos, serviços comercializados, assistência pós-venda, pontualidade e responsabilidade”, conta.

 

Sistema de ponto

Uma das primeiras medidas para contribuir com essa projeção de crescimento foi o investimento na tecnologia de software de gestão do ponto eletrônico da iFractal para administrar a jornada dos atuais 460 colaboradores. “

Tínhamos um sistema em nuvem que não funcionava corretamente: não era possível verificar as marcações do período noturno com facilidade. Por esse motivo, iniciamos a busca, em conjunto com o departamento de TI, de uma nova solução. Enfim, após algumas reuniões para conhecer fornecedores, analisamos os custos-benefícios e escolhemos a plataforma STOU® ifPonto® da iFractal. Um dos principais itens que levamos em consideração foi a integração e comunicação com os relógios”, afirma Ludmilla Ramos do RH da Boxter Combustíveis.

Ainda de acordo com a profissional, após a implantação, o sistema garantiu à empresa mais assertividade na rotina de trabalho. “Com a gestão efetiva das marcações de ponto ganhamos agilidade e segurança, já que podemos acompanhar todo o processo com dados confiáveis.”

 

 

Blue Point Conveniência

Além do constante investimento em tecnologia, a marca Boxter Combustíveis prioriza o relacionamento duradouro com seu público.

“Investimos tempo e recursos para melhorar a vida de nossos clientes: temos a marca Blue Point Conveniência, no segmento de loja de conveniência, que conta com um alto padrão de excelência e mix de produtos diversificados. Algumas das lojas são temáticas, como a do Auto Posto Jaguaré, que possui decoração inspirada nos anos 60 e, todos os postos possuem serviços diversos, como academia e farmácia”, conta.

“O atendimento, desde o início, tem sido fantástico. Durante a fase de treinamento, na medida em que as dúvidas surgiam, o suporte da iFractal foi primordial para o sucesso da implantação.”

Ludmilla Ramos
RH DA BOXTER COMBUSTÍVEIS