Se você atua no setor de Recursos Humanos, já deve ter se deparado com o termo turnover, certo? Essa palavrinha em inglês está relacionada à avaliação de um índice importante dentro da empresa: a rotatividade de funcionários. A taxa está diretamente ligada ao...
Descubra como as gigantes do mercado gerenciam seus milhares de funcionários e aplique os melhores ensinamentos em sua empresa! Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, cada indivíduo possui diferentes aspirações. Por isso, encontrar um modelo de gestão que mantenha...
Para fechar a folha de pagamento no final do mês, a empresa precisa saber por quanto tempo o colaborador exerceu sua função, por isso entender como calcular horas trabalhadas é uma das bases do RH. Existem diversos fatores que podem alterar uma jornada de trabalho...
É fato que, eventualmente, os funcionários podem adoecer e vão precisar se ausentar do trabalho, certo? Afinal, ninguém está imune de ter algum imprevisto médico. E para que essa falta não gere um desconto no salário, é necessário apresentar o famoso atestado médico....
Você já ouviu falar ou até mesmo pensou que Departamento Pessoal é um sinônimo para Recursos Humanos? Esse tipo de confusão dos termos é bastante comum entre as pessoas que não são da área. Mas, na prática, existem diferenças bem importantes que precisam ser...
Você sabe quando uma situação é considerada desvio de função? Essa pergunta parece simples, mas existem vários pontos sobre o tema que os empreendedores e gestores de RH precisam estar atentos. Afinal, a vontade de crescer dentro da organização e a proatividade são...
A qualidade do setor de gestão de pessoas está muito relacionada com o quanto ela cuida dos seus funcionários. Existem diversos documentos importantes que contribuem para uma melhor rotina interna. Entre eles, está o espelho de ponto. Ele serve para ter...
Existem muitos tipos de escalas de trabalho e montar cada uma delas é uma tarefa extremamente importante dentro de uma empresa que respeita as convenções e regras trabalhistas. É preciso, por exemplo, que as empresas estejam a par disso para evitar que o horário de...
Casar é um momento da vida que sempre envolve mudanças do ponto de vista pessoal, afinal, você está vivendo uma vida a dois. No entanto, não é só nessa esfera que interfere. Até mesmo no trabalho ela pode ter importância. A licença casamento, também chamada de licença...
Para quem gerencia a parte administrativa de uma empresa, ter acesso, de forma prática e fácil, à visão geral de todas as pessoas que compõem a sua equipe é essencial para entender como ela anda funcionando. O capital humano é um dos “bens” de mais valor na sua...