(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Planejamento, decisões estratégicas, transparência… 

Esses são só alguns dos fatores mais importantes para o sucesso empresarial. E é por meio do conceito de governança corporativa que as empresas podem conhecer, adotar e explorar aqueles e outros fatores cruciais para os negócios. 

Mas, acontece que esse assunto é uma novidade ou, ainda, pouco conhecido para você? A boa notícia é que, ao longo deste conteúdo, vamos explicar a definição, os benefícios e como adotar uma governança eficiente. 

Então, continue a leitura e confira como melhorar as ações de sua empresa e, também, a reputação dela no mercado!

O que é e como se estrutura governança corporativa?

A governança corporativa é um conjunto de práticas, normas e princípios que controlam as relações entre diferentes partes de uma empresa, como as de sócios, acionistas, conselho de administração, diretoria, colaboradores, fornecedores, dentre outras.  

É uma forma de administrar a empresa com transparência, ética, responsabilidade e comprometimento — tudo isso com o objetivo de aumentar o valor, os resultados e a sustentabilidade da organização. 

Além disso, a estrutura da governança corporativa pode variar conforme o tamanho, o setor e o modelo de negócio da empresa, mas geralmente inclui as áreas de estratégia, finanças, operações, recursos humanos, riscos e conformidade. 

Então, basicamente, a governança ajuda a evitar conflitos de interesses, reduzir os riscos, aumentar a confiança dos investidores e fortalecer a reputação da empresa no mercado.

Daqui a pouco, falaremos mais sobre os benefícios desse tipo de governança. 

Quais os pilares da governança corporativa?

Agora que já esclarecemos o que é governança corporativa, podemos citar os pilares dela. São quatro pontos que sustentam o conjunto de práticas, e ter a ideia sobre isso é o que, também, ajuda a implementar a governança em sua empresa. 

Responsabilidade corporativa 

Nenhum dos pilares é mais importante do que a responsabilidade corporativa. Ser responsável não significa apenas cumprir as leis e regulamentações, mas, sim, ser ético em todas as áreas de atuação. 

Isso significa que as empresas devem ter consciência do impacto que suas atividades têm na comunidade, no meio ambiente e na sociedade, em geral, e buscar minimizar ao máximo qualquer dano. 

Transparência

O segundo pilar é a transparência. Esse termo pode ser definido como a abertura da empresa para seus acionistas, investidores e demais stakeholders. 

Na governança corporativa, a transparência tem um papel fundamental, por ser através dela que a empresa pode mostrar a qualidade dos seus processos e da sua gestão. 

Ou seja, a transparência na governança implica em mostrar os resultados financeiros, as decisões tomadas pela diretoria, a distribuição dos recursos, as definições e os detalhes dos cargos e salários, além dos objetivos dos planos de negócio. 

Ao garantir a transparência, a empresa está deixando clara a forma como opera, tornando possível que seus stakeholders analisem a sua gestão e tomem decisões mais informadas.

Prestação de contas

No subtópico anterior, citamos a transparência e, debaixo desse ”guarda-chuva”, fica justamente a prestação de contas. 

Prestar contas é fundamental para que os acionistas e demais partes interessadas possam avaliar o desempenho e a efetividade da gestão corporativa. E, claro, quando se observa excelentes resultados, a empresa só tende a ganhar mais parcerias, sucesso de mercado, enfim. 

Equidade

Equidade

A equidade diz respeito à justiça nos negócios e às decisões tomadas por uma empresa em relação aos seus acionistas. 

Uma governança correta indica que as decisões tomadas pela empresa estejam alinhadas com os interesses dos seus acionistas, para proteger seus direitos e garantir a sua participação nas tomadas de decisões importantes. 

Além disso, a equidade também deve ser aplicada em relação aos colaboradores, fornecedores, clientes e à sociedade como um todo. 

Quais os benefícios da governança corporativa?

Como visto até aqui, governança corporativa é uma prática extremamente importante para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. 

Além de proporcionar transparência e ética nos negócios, ela também ajuda na tomada de decisões estratégicas e na melhoria da gestão dos recursos da organização

Outro benefício é o aumento da confiança dos investidores e dos stakeholders, gerando maior interesse e melhor valor de mercado da empresa. 

Fora isso, a adoção de práticas de governança também pode melhorar a reputação da empresa na sociedade, além de torná-la mais atrativa para o mercado de trabalho. 

No geral, a governança nas corporações pode trazer diversos benefícios para uma empresa, desde a melhoria da gestão até a valorização no mercado.

5 passos para estruturar a governança corporativa

Anteriormente, você pôde ver quais são os pilares da governança em corporações. Mas, diante das principais ações, você ainda pode pensar: “afinal, como conseguir colocar todos os pilares em prática?”

Confira cinco passos para isso: 

Garanta uma cultura organizacional transparente

Para isso, primeiramente, é fundamental definir a missão, valores e visão da empresa, para criar uma base sólida na tomada de decisões. 

Em seguida, deve-se estabelecer um conselho administrativo, que será responsável pelas principais decisões da empresa e pela implementação de políticas e práticas transparentes — são essas então as atitudes que formam o pontapé inicial. 

Fortaleça o seu conselho administrativo

O fortalecimento do conselho administrativo envolve alguns passos. O primeiro deles é definir claramente as funções e responsabilidades dos membros do conselho. 

Depois, é preciso assegurar que os membros tenham as habilidades e experiência necessárias para desempenhar suas funções

Já o terceiro passo consiste em criar um ambiente de comunicação aberto e transparente para garantir um fluxo de informações eficiente e claro. Em seguida, é importante envolver todo o conselho nas decisões e no monitoramento do desempenho da empresa. 

Por fim, garantir que o conselho esteja atualizado sobre tendências e mudanças no mercado, para ajudar a identificar e agir rapidamente diante de desafios que possam aparecer. 

Ao seguir esses passos, a empresa tem a garantia de um conselho forte, que tomará decisões estratégicas mais acertadas e ajudará a impulsionar o desenvolvimento da empresa.

Reforce a hierarquia da empresa

Outro passo muito importante que as empresas devem tomar em tais situações é reforçar a hierarquia dentro de sua organização. Afinal, uma hierarquia bem definida garante uma clara delegação de responsabilidades e, desse modo, a prestação de contas. 

Isso pode ajudar significativamente a evitar situações de conflito e confusão no local de trabalho. Portanto, é essencial estabelecer uma hierarquia forte e atualizá-la sempre que necessário para alinhá-la às metas e objetivos da empresa. 

Enfim, ao fazer isso, as empresas podem criar um ambiente bem estruturado que pode melhorar a eficácia e o sucesso geral do negócio.

Invista no gerenciamento de crise e no planejamento estratégico

Invista no gerenciamento de crise e no planejamento estratégico

O quarto passo é investir no gerenciamento de crise, pois imprevistos podem acontecer a qualquer momento e é importante estar preparado para lidar com eles. 

Fora isso, o planejamento estratégico é outra peça-chave para garantir a saúde empresarial. Com ele, é possível definir metas e objetivos claros e traçar estratégias para alcançá-los. 

Com esses dois elementos em mente, a sua empresa estará no caminho certo para construir uma governança corporativa eficiente e forte.

Realize auditorias frequentes

Vale lembrar que a governança para as corporações não é um fim, mas, sim, um processo contínuo de aprimoramento institucional. Para isso, quanto mais frequente as auditorias, mais garantia de que a empresa está no caminho certo. 

Mas, no que consiste uma auditoria? Auditoria em governança corporativa é um processo que busca avaliar a efetividade e eficiência das práticas de gestão, monitoramento e controle de uma empresa. 

Essa prática é importante, justamente, para garantir transparência e prestar contas aos acionistas e investidores sobre o desempenho financeiro da companhia.

O processo de auditoria envolve a avaliação minuciosa de informações financeiras e operacionais, identificando riscos e áreas de melhoria.

Depois de conhecer o conceito de governança corporativa, confira como a tecnologia da iFractal pode ajudar sua empresa a ter mais controle sobre o trabalho dos colaboradores — lembre-se de que a transparência é um ponto essencial para os negócios!

Conclusão

A iFractal sempre traz assuntos muito importantes para a rotina e para o sucesso, no geral, das empresas. 

Desta vez, falamos sobre governança corporativa, um conceito extremamente importante para alinhar as ações da empresa entre todos os envolvidos (donos, sócios, colaboradores, enfim).

Lembrando que todo o esforço resulta em decisões realmente assertivas, mais sucesso entre o público-alvo e, ainda, excelente reputação no mercado. 

Então, discuta o assunto dentro de sua empresa e tenha resultados excelentes a curto, médio e longo prazo!

Além disso, conte com a tecnologia para manter os processos da sua empresa sempre em dia. Para isso, entenda o que é e-CAC e o eSocial e os estruture entre o seu time de Recursos Humanos!

Além disso, conte com a tecnologia para manter os processos da sua empresa sempre em dia. Para isso, entenda o que é e-CAC e o eSocial e os estruture entre o seu time de Recursos Humanos!


Compartilhe o conhecimento