(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Você já tinha ouvido falar sobre Short Friday? A tradução direta desse termo é “sexta-feira curta”. Isso quer dizer que, em muitos casos, os trabalhadores podem ser dispensados mais cedo no último dia de trabalho de cada semana. 

Esse tipo de ação, com certeza, faz os olhos de muitas pessoas brilharem, afinal, uma folga do trabalho é sempre importante para relaxar e, até mesmo, se reorganizar para a próxima semana. 

Diante disso, você, provavelmente, está com várias questões em sua mente, como: 

  • quais empresas podem tomar essa medida? 
  • isso é permitido pela CLT? 
  • quais os benefícios da ação? 
  • as empresas também podem sair ganhando com o encurtamento das sextas-feiras? 

Nós vamos responder essas e outras questões ao longo deste conteúdo. Então, continue a leitura e veja como fazer a diferença para os negócios e para o capital humano! 

Acompanhe todo o artigo, porque as dicas estão só começando!

Confira também: Carga horária de trabalho: como fazer a gestão na sua empresa!

O que é a Short Friday?

Short Friday é um termo que se refere a um acordo informal que algumas empresas têm com seus funcionários. Isso significa que, basicamente, às sextas-feiras, a jornada de trabalho termina algumas horas antes do normal. 

Nessas tardes, então, as pessoas podem cuidar de seus afazeres pessoais, passar o tempo com a família ou simplesmente descansar. 

Embora não seja uma prática universal, a “sexta-feira curta” está se tornando cada vez mais popular em alguns setores e é vista como uma forma de equilibrar trabalho e vida pessoal. Assim como muitas outras dinâmicas, como o desenvolvimento de uma empresa mais diversa (combatendo vieses racistas, homofóbicos e capacitistas) e a flexibilização da carga horária.

Entenda quais são as vantagens do short friday!

Como funciona a Short Friday?

O funcionamento básico da sexta-feira encurtada é, justamente, liberar os colaboradores mais cedo de suas atividades. Agora, cada empresa pode determinar e seguir os detalhes sobre isso, conforme suas necessidades. 

Há aqueles empregadores que determinam o trabalho somente de meio período às sextas-feiras, já outros estabelecem a jornada de trabalho de seis horas, enfim. 

As horas que ficam “faltando”, às sextas-feiras, podem ser compensadas em outros dias da semana, por meio de atividades comuns, reuniões extraordinárias, treinamentos, etc. 

Quais os benefícios do Short Friday para os funcionários?

Você vai ver que, tanto para os funcionários quanto para a empresa, não faltam benefícios ligados à “sexta-feira mais curta”. Confira porquê adotar essa espécie de estratégia: 

Equipe mais engajada

Além de promover uma sensação de gratidão e reconhecimento por parte da empresa, essa iniciativa pode gerar um efeito positivo no engajamento dos colaboradores

Com mais tempo para descansar e cuidar de si mesmos, a equipe pode voltar mais motivada e produtiva na segunda-feira. 

Além disso, a Short Friday pode contribuir para equilibrar a vida pessoal e profissional, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários.

Melhora do clima organizacional

A mudança também pode trazer grandes benefícios para o clima organizacional, contribuindo para a motivação e satisfação dos colaboradores

Com menos tempo de trabalho na sexta-feira, eles podem aproveitar o fim de semana com mais tranquilidade e descanso, o que se reflete em um bom desempenho na segunda-feira. 

A iniciativa, ainda, pode aumentar a produtividade durante os dias úteis, pois os funcionários trabalham com maior engajamento e entusiasmo, sabendo que terão uma folga mais cedo na semana. Todos saem ganhando com essa iniciativa

Flexibilidade

A flexibilidade no horário de trabalho pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a motivação, permitindo que os funcionários tenham uma melhor qualidade de vida e equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. 

Também vale dizer que, quando os funcionários têm a oportunidade de cuidar de seus assuntos, às sextas-feiras, eles acabam voltando ao trabalho mais organizados e energizados. 

Saiba como funciona a short friday com a iFractal!

Quais os benefícios do Short Friday para as empresas?

Agora, vamos ver as vantagens, especificamente, para as empresas. Veja o que é possível ter como resultados: 

Aumento de retenção e atração

A iniciativa da “sexta-feira curta” traz muitos benefícios para as empresas, incluindo o aumento de retenção e atração de talentos

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, oferecer opções flexíveis de trabalho pode ser um grande diferencial para empresas que buscam reter e atrair os melhores profissionais. 

E, como já comentamos, funcionários que se sentem respeitados e valorizados pela empresa tendem a ser mais engajados e produtivos. 

Aumento de produtividade

Ao contrário do que alguns gestores podem pensar, a redução da sexta-feira é uma medida que não apenas agrada os colaboradores, mas também pode trazer benefícios para a empresa. 

O aumento da produtividade é um dos grandes benefícios… Ao saber que tem algumas horas livres para aproveitar, os colaboradores tendem a se esforçar mais e completar suas tarefas de forma mais eficiente. 

Esses resultados, claro, podem surtir grandes efeitos para o atingimento de objetivos, metas e crescimento geral dos negócios. 

Boa reputação no mercado

A prática em pauta também traz benefícios para a reputação da empresa no mercado. 

Ao demonstrar preocupação com o bem-estar dos colaboradores e oferecer uma vantagem em relação a outras companhias, a empresa ganha credibilidade e atrai mais talentos interessados em trabalhar em um ambiente que valoriza seus funcionários. 

A boa reputação no mercado, ainda, melhora o poder de competitividade da empresa no mercado de trabalho. 

Tudo isso, aliás, pode fazer com que os próprios clientes tenham uma percepção ainda mais positiva da empresa, o que pode contribuir com a fidelização e a conquista de novos negócios.

Viu só como, de fato, não faltam benefícios para colaboradores e empresas? 

Short friday em empresas.

Quais tipos de empresas podem adotar a Short Friday?

Empresas de quaisquer segmentos e portes podem adotar a jornada de trabalho mais curta às sextas-feiras. Isso, claro, desde que elas tenham organização o suficiente para tal, de modo a não impactar negativamente nas tarefas e nos negócios, no geral. 

Veja algumas dicas importantes para poder implementar a “sexta-feira curta”: 

  • defina quantas horas serão trabalhadas às sextas-feiras;
  • analise se esse tempo livre precisará ser compensado (conforme a jornada de trabalho na qual os funcionários estão registrados);
  • determine, se preciso, como as horas livres das sextas-feiras precisarão ser compensadas (com quais atividades, especificamente);
  • deixe as informações e regras sobre a ação clara para todos os funcionários da empresa;
  • explore boas tecnologias para fazer o controle da jornada de trabalho dos colaboradores (daqui a pouco, vamos falar mais sobre isso). 

Como a CLT lida com o Short Friday?

A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) não afirma nada em específico sobre o Short Friday. A legislação apenas diz que a jornada de trabalho semanal não pode passar de 44 horas. 

Apesar disso, é essencial que as empresas declarem a decisão pelo encurtamento das sextas-feiras aos sindicatos e acordos coletivos. 

Resumindo: o que você viu por aqui sobre Short Friday…

O termo em inglês significa “sexta-feira curta”, já na prática, essa estratégia consiste na liberação dos funcionários mais cedo de suas atividades (sempre às sextas-feiras). 

Os objetivos são oferecer maior bem-estar aos profissionais, o que, consequentemente, gera aumento da produtividade, engajamento, atingimento de metas, expansão dos negócios e muito mais. 

Lembrando, também, que, para conseguir implementar as sextas-feiras encurtadas com sucesso, o RH precisa de um excelente controle de ponto. Para isso, é possível contar com o ifPonto, software da iFractal que permite a conferência de ponto a qualquer lugar e momento. 

Além disso, a ferramenta também gera relatórios importantes para o trabalho dos Recursos Humanos ou, ainda, do Departamento Pessoal. 

Então, você quer controlar a jornada de trabalho dos funcionários facilmente e, com isso, poder ter Shorts Fridays mais eficientes? Saiba mais sobre o ifPonto!


Compartilhe o conhecimento