(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

De quais formas a tecnologia mudou a sua rotina de trabalho para melhor? Não dá para negar que determinadas ferramentas ajudam muito, incluindo o holerite online. Sim, isso mesmo… 

Hoje em dia, é viável dispensar boa parte dos papéis impressos diariamente para ter acesso a dados (sobre salários, descontos, vales e afins) por meio de telas. O mais importante é que essa substituição proporciona benefícios a todos os envolvidos de qualquer empresa. 

Você precisa entender mais sobre esse assunto? Nós da iFractal reunimos os principais aspectos a respeito de folha de pagamento online, sobretudo, as vantagens dessa tecnologia. 

Continue neste conteúdo e boa leitura!

Confira também: Hora noturna reduzida: como funciona e como calcular?

O que é um holerite online?

O holerite online é uma versão digital do comprovante de pagamento que você, seja empregador ou empregado, já está acostumado a ver no papel. Mas, afinal, a versão digital tem a mesma função e valor da versão em papel? 

Sim, com o holerite online, as empresas disponibilizam os dados do salário e dos descontos de cada funcionário… As informações são inseridas pela internet e em um ambiente seguro e acessível apenas por meio de senha. 

Vale frisar que esse desdobramento da tecnologia facilita a rotina de todos os profissionais, mesmo. Dessa forma, o holerite online tem sido uma forte tendência que vem se popularizando cada vez mais em empresas de diferentes ramos e portes. 

O que a legislação diz sobre o holerite online?

A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), segundo o Artigo. 464, diz que a empresa deve emitir um documento mensal (em formato de papel ou digital) que comprove o pagamento de salário, benefícios (vale-alimentação, vale-transporte, etc.) e eventuais descontos.  

Sendo assim, emitir o holerite digital está dentro da legislação trabalhista. 

Quais são as vantagens do holerite online?

Existem muitas vantagens em torno da versão online do holerite. Depois de conhecer as principais delas, certamente, você (como empregador ou profissional de RH) ficará mais interessado na solução em pauta. 

Confira, então, quais são os benefícios envolvidos no comprovante digital: 

Segurança

Ao utilizar o holerite digital, é possível garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos seus próprios dados, além de reduzir as chances de extravios ou danos ao documento impresso. 

Dessa forma, a privacidade e as informações de cada colaborador ficam mais protegidas e, a partir disso, eles podem ter mais tranquilidade na hora de lidar com questões relacionadas aos seus salários. 

Outro benefício é que a tecnologia significa menos papelada acumulada em casa ou no trabalho, contribuindo para o meio ambiente e para a organização pessoal de cada indivíduo.

Praticidade

A praticidade também aparece quando falamos sobre holerite online, afinal, a tecnologia dá acesso a informações importantes sobre os rendimentos de cada funcionário, e isso de forma rápida e descomplicada. 

Com apenas alguns cliques, é possível visualizar informações relacionadas a salários, descontos e benefícios, sem ter que se preocupar em guardar recibos e documentos físicos. 

Então, por exemplo, se um colaborador precisa entender porque seu próprio salário variou mais este mês, basta acessar determinada plataforma digital e conferir os dados. 

Confira os benefícios do holerite online!

Redução de erros

O sistema de holerite digital, além de tudo, promove a redução de erros, já que  as informações são adicionadas eletronicamente, minimizando os erros humanos que podem ocorrer ao inserir e calcular dados manualmente. 

Isso também significa que os funcionários podem receber seus pagamentos de forma mais rápida e precisa. 

Esse ponto também é extremamente importante, pois aumenta a satisfação dos colaboradores e reduz a probabilidade de atrasos ou erros na transação de salários. 

Armazenamento facilitado

Lidar com os recibos de vencimento em papel pode ser bastante complicado, já que esses papéis ficam acumulados — e, muitas vezes, a pessoa procura o recibo de vencimento de um determinado mês e não encontra nada.

É aí que, mais uma vez, os benefícios do comprovante online se destacam. A versão digital também oferece uma forma mais simplificada e organizada de manter os dados bem organizados. 

Vale lembrar, ainda, que, com o holerite online, cada pessoa pode acessar seus próprios dados de qualquer lugar, desde que tenha conexão com a internet. 

Isso pode ser útil, principalmente, se você trabalha em uma empresa com vários escritórios ou tiver funcionários trabalhando em sistema híbrido ou 100% remoto. 

Integração tecnológica

É importante dizer, ainda, que a integração tecnológica é outro dos principais benefícios do holerite online. Ou seja, a empresa consegue unificar informações dos departamentos de RH e Contabilidade dentro de uma mesma ferramenta. 

Por exemplo, dependendo da ferramenta, é viável unificar dados sobre o controle de ponto dos funcionários com os valores de salários, descontos e afins. Essa ação torna o processo de gestão de pessoal mais eficiente e ágil. 

Otimização do gerenciamento da empresa

É evidente que praticidade e economia de tempo melhoram o gerenciamento feito na empresa. Os profissionais do RH ou do Departamento Pessoal, diante de tecnologias, conseguem evitar erros. 

Além disso, eles também podem utilizar do tempo economizado pelas tecnologias para se dedicarem a outras tarefas importantes, como recrutamento e seleção de novos talentos, organização de eventos de conscientização para os funcionários, dentre tantas outras atividades. 

Entenda como usar o holerite online!

Transparência

A empresa que oferece o holerite online demonstra não só modernidade, mas também transparência com seus funcionários. 

Ou seja, a versão digital não só reduz o uso de papel, como possibilita que o colaborador acesse suas próprias informações com facilidade e rapidez, sem a necessidade de falar com o setor responsável ou aguardar pela entrega do documento em mãos. 

Com isso, o acesso às informações financeiras passa a ser mais democrático e seguro. De modo geral, o holerite virtual ajuda a estreitar os laços entre empresa e colaborador, aliando tecnologia e transparência.

Quais informações devem constar no holerite online?

Abaixo, você pode conferir a lista das informações que devem aparecer no holerite digital: 

  • nome da empresa (CNPJ, nome, razão social e endereço);
  • nome completo do funcionário (incluindo cargo de trabalho, CPF e PIS);
  • número de dias (do mês) trabalhados;
  • gratificações e bonificações;
  • descontos por contribuições, como do FGTS e de sindicatos;
  • adicionais, por exemplo, hora extra e adicional noturno;
  • desconto relacionado ao vale-transporte;
  • descontos não-obrigatórios, como de plano de saúde e de seguro de vida);
  • valor do salário bruto;
  • valor do salário líquido. 

Como é emitido um holerite online?

O holerite digital precisa ser emitido por uma plataforma própria para isso. Hoje em dia, existem muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço. 

Então, basta fazer a contratação do software e inserir as informações necessárias dentro dele. O próprio sistema virtual já realiza os devidos cálculos e, claro, a emissão do documento virtual. 

O empregador pode escolher se disponibiliza o acesso à plataforma para os colaboradores ou se envia a cópia do documento no e-mail de cada funcionário. 

Entenda como o holerite online pode otimizar a rotina do RH com a iFractal!

iFractal: tecnologia e otimização para o RH e o colaborador

A iFractal também reconhece a extrema importância das tecnologias para as rotinas de trabalho. 

Não à toa, criamos o ifPonto, um software para controle de ponto online. Além dessa criação ser simples, fácil de usar e segura, ela também permite a integração com outras plataformas, por exemplo, com uma para emissão de holerite online. 

Também é importante dizer que o ifPonto otimiza o tempo das equipes de RH e de Departamento Pessoal e, ainda, reduz custos operacionais da empresa. 

Saiba mais sobre o software para controle de ponto desenvolvido pela iFractal e faça a integração dele com uma ferramenta de holerite virtual!

Conclusão

Você viu o quanto um software para holerite digital pode trazer muitos benefícios a todos os profissionais de uma empresa? Só para relembrar, a tecnologia desses processos (como esse formato de holerite ou o FGTS digital, por exemplo) permite que todos tenham mais praticidade, economia de tempo, transparência sobre dados e informações, etc. 

Todos esses benefícios também geram outros pontos importantes, como a maior satisfação e produtividade dos colaboradores. Muito bom, não é mesmo? 

A sua empresa ou a sua rotina de trabalho também pode viver essas vantagens ao contratar um software para holerite digital integrado com a plataforma da iFractal. 

Entre em contato com um de nossos especialistas para ter e proporcionar uma rotina de trabalho mais segura, prática e eficiente!


Compartilhe o conhecimento