Cartão de ponto digital: quais as vantagens para as empresas

Posted by:

Você já parou para avaliar quais são as vantagens do cartão de ponto digital para a sua empresa?

Para muitos, contar com uma solução de ponto eletrônico digital pode ser apenas um detalhe, mas a verdade é que esse tipo de tecnologia pode transformar a rotina do RH.

Reduzindo erros e otimizando o tempo, os gestores podem focar em outros processos relevantes para a companhia, como projetos que melhorem ainda mais o clima organizacional, planos de cargos e salários, além do desenvolvimento e retenção talentos.

Para não precisar mais depender de planilhas e processos manuais de registro de jornada, confira como funciona o cartão de ponto digital.

 

Leia também:
Entenda como funciona e quais as vantagens da Biometria Facial

O que é cartão de ponto?

O cartão de ponto, ou relógio de ponto, é o sistema usado para anotação e controle da jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa.

De acordo com a portaria 1.510/2009, estabelecimentos e empresas com mais de 10 funcionários em regime celetista, obrigatoriamente, devem ter o controle de jornada realizado.

Antigamente, muitas empresas realizavam o controle do cartão de ponto de forma manual, em livros ou planilhas.

Atualmente, o cartão de ponto digital é a opção mais vantajosa, por ser a alternativa que mais reduz erros de registro e cálculos trabalhistas.

Por ser digital, a disponibilização do registro de entradas, saídas e intervalos é automática.

Assim, tanto o funcionário como o gestor de RH consegue ter acesso com muito mais facilidade, de diferentes dispositivos.

Além da integração com relógios de ponto, é possível fazer o controle através de opções de ponto móvel.

Cartão de ponto digital: como funciona?

O cartão de ponto digital funciona a partir de um aparelho que captura os registros de jornada dos colaboradores.

Nesse modo de funcionamento, estão desde os relógios de ponto que fazem o registro através de um cartão magnético, por leitura de biometria e senha, mas também de opções mais modernas.

Como veremos, existem soluções mais avançadas de registro de ponto digital, para marcação de ponto online por tablet, celular ou computador.

Os softwares de gestão e controle de ponto, como por exemplo o ifPonto, possuem funcionalidades como até mesmo a biometria facial, geolocalização e outras ferramentas de gestão de jornada dos funcionários.

No caso das opções de cartão ponto digital, não é necessário que o colaborador faça impressão de comprovantes ou assine cadernos rotineiramente.

Por ser um sistema online, o RH consegue fazer o controle de onde estiver, assim como o colaborador também pode ter acesso.

Assim, ao gerar a folha de ponto dos colaboradores para o pagamento, basta realizar a conferência das informações, com muito mais agilidade.

Cartão de ponto digital: conheça as vantagens

cartão de ponto digital vantagens

O cartão de ponto digital se destaca por uma série de benefícios, como os seguintes:

Mais segurança e eficiência

Realizar o registro de jornada com um cartão de ponto digital é uma opção que oferece muito mais eficiência e segurança das informações.

Com um sistema de controle de ponto em nuvem, por exemplo, não há o risco dos registros se perderem, pois o armazenamento é automático.

Isso facilita o trabalho do RH, que consegue facilmente apurar todas as informações pertinentes à gestão dos colaboradores.

Redução de erros

Consequentemente, por ser um sistema de registro mais preciso e reduzir o risco de fraudes, o cartão de ponto digital se destaca por evitar erros na folha de pagamento.

Além disso, ao substituir os pontos manuais ou mecânicos, torna a rotina do RH muito mais estratégica.

Otimização de tempo

Sem precisar revisar planilhas ou corrigir falhas no registro de ponto, sobra muito mais tempo para o RH analisar relatórios, fazer pesquisas de clima organizacional, propor feedbacks e ter uma dedicação ainda maior em processos como recrutamento e seleção.

Possibilidade de implementar home office ou sistema híbrido

A praticidade de fazer o acompanhamento do registro de forma online, permite às empresas a possibilidade de trabalhar em modelos de trabalho como o home office definitivo ou o sistema de trabalho híbrido.

Controle de ponto digital para pequenas e médias empresas: importância

Independente do tamanho da companhia ou da quantidade de funcionários, se a empresa segue um modelo celetista ou estatutário, o controle de ponto é fundamental para evitar erros de cálculos trabalhistas.

Além de ser usado para gerar o fechamento do ponto e alimentar o sistema de folha de pagamento dos colaboradores, o controle de jornada de trabalho também serve como uma garantia de que a empresa está seguindo todas as suas obrigações.

A gestão de ponto, quando realizada de forma eficiente, é uma forma de prevenção contra processos trabalhistas, além de ser uma forma de reduzir custos operacionais desnecessários.

E do outro lado, também serve para que o colaborador confira se está recebendo todos os seus direitos, de acordo com o contrato estabelecido.

Sistemas de Controle de Ponto: conheça as opções

Quando se trata de alternativas para controle de ponto, as opções são bem variadas.

Por isso, para encontrar a melhor para a sua empresa, é importante entender cada opção e suas vantagens.

Controle de Ponto Manual

cartão de ponto digital perguntas frequentes

Atualmente, os sistemas de controle de ponto manual são os considerados mais ultrapassados, pois estão representados pelas planilhas e cadernos de ponto.

Além da possibilidade de fraudes, são alternativas que não oferecem recursos além do registro de entradas, saídas e intervalos, ao contrário de sistemas mais modernos que geram relatórios e salvam as informações em nuvem, de forma automática.

Controle de Ponto Mecânico

O controle de ponto mecânico é bastante usado ainda e é uma das opções mais conhecidas.

Esse modelo de ponto é considerado também pioneiro no registro de ponto eletrônico.

Para fazer o registro da jornada, o colaborador normalmente insere um cartão de papel que registra o horário de entrada e saída.

Os cartões de ponto magnéticos realizam a leitura através de um sistema de etiquetas RFID, que vem de Radio Frequency Identification.

Esse modelo pode ser bastante útil, mas quando comparado com outras opções, tem um grau de segurança inferior.

Controle de Ponto Eletrônico

O controle de ponto eletrônico, através de relógios de ponto, é uma opção um pouco mais avançada do que as citadas anteriormente.

Nesse tipo de controle, existem duas formas principais de registro.

A primeira é pela leitura da biometria do funcionário, que consegue bater o ponto através da leitura da impressão digital, por exemplo.

A outra alternativa também é pelo crachá de acesso, que também pode ser utilizado nesse tipo de sistema.

A grande vantagem é a praticidade e segurança de dados, por ser um sistema eletrônico.

Controle de Ponto Alternativo

O controle de ponto alternativo, também conhecido como ponto online, é a opção mais moderna.

Esse tipo de solução permite o registro dos dados com muito mais segurança e controle, evitando erros e fraudes.

Além disso, o ponto alternativo amplia as possibilidades de trabalho e marcação de ponto.

Além da biometria ou uso de crachás em integração com relógios de ponto, alguns sistemas permitem o registro em tablets, celulares e computadores.

É possível também fazer registro com outras tecnologias além da impressão digital, como a biometria facial.

Por ser uma alternativa online, com uso através de aplicativos, o trabalhador pode fazer o registro mesmo em um sistema home office ou híbrido.

Controle de ponto digital: as pessoas querem saber

cartão de ponto digital ou manual

Veja quais são as dúvidas quando o tema é cartão de ponto digital.

Qual o melhor relógio de ponto para pequena empresa?

Em comparação com todos os sistemas disponíveis, a melhor opção de controle de jornada é o ponto eletrônico digital online.

Além da marcação da jornada de trabalho, um sistema de ponto online permite outros recursos de gestão, otimizando ainda mais o trabalho do RH.

Esse tipo de alternativa permite o registro de escalas, férias, banco de horas, horas extras, adicionais e cálculos mais precisos.

 

Confira também:
Como o software de ponto eletrônico em nuvem pode evitar processos trabalhistas

É necessário impressão de comprovante?

Depende. A portaria 671/2021 que traz a regulamentação sobre os modos de registro de relógios de ponto eletrônico diz que, no caso do REP-C, é necessária a opção de impressão.

Por outro lado, a portaria 671/2021, que é responsável por regulamentar a adoção dos sistemas de controle de ponto, denominada de REP-A (registrador eletrônico alternativo e REP-P (registrador de ponto por programa), diz que a impressão de comprovantes não é obrigatória para marcação do ponto, mas que o sistema precisa gerar um comprovante do evento em formato PDF e disponibilizado para que o funcionário tenha fácil acesso.

 

Quer investir em tecnologia?
Faça o controle de ponto online com o ifPonto

Conclusão

O cartão de ponto digital pode representar diversos benefícios para a gestão de uma empresa, como a redução de erros em cálculos trabalhistas, prevenção contra processos e a redução de custos operacionais.

Além da economia em recursos financeiros, uma gestão de ponto digital, especialmente com um sistema de registro online, otimiza o tempo dos profissionais de RH, tornando os processos mais estratégicos e menos burocráticos.

Se você gostou desse assunto, leia também como fazer otimização do RH e redução de custos.

 

0
  Posts Relacionados
  • No related posts found.