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Não é só o trabalho que precisa de planejamento e organização, os períodos de descanso também carecem desse tipo de cautela (seja o descanso semanal remunerado ou período de férias) — ainda mais quando várias pessoas precisam tirar o tempo de descanso, simultaneamente. E é aqui que entra a gestão de férias.  Fazer a gestão significa administrar, ou seja, conseguir administrar as férias de todo o quadro dos colaboradores. Então, como é isso dentro da empresa onde você trabalha?  Neste conteúdo, nós vamos falar mais sobre o que é esse tipo de gestão e, claro, como fazê-la da melhor forma possível. Com isso, empresas e funcionários só tendem a ganhar com mais organização, planejamento e tempo para relaxar.  Aproveite as dicas da iFractal!  Conheça o ifPonto, software para controle de ponto on-line — mais uma forma de melhorar a organização interna da empresa!

O que é gestão de férias?

A gestão de férias é a forma de administrar todas as demandas ligadas às férias dos funcionários. Isso de uma forma em que empresa e empregado tenham seus direitos e obrigações cumpridos.  Mas, afinal, por que é tão importante se atentar a isso? Bem, como dissemos, o descanso também precisa de planejamento.  A questão é que, para um colaborador tirar férias, a empresa precisa verificar a frequência desse funcionário ao longo do ano (o que um controle de ponto on-line facilita bastante), receber os pedidos de férias, fazer o pagamento desse período de descanso, enfim.  Além disso, também é fundamental que o RH (Recursos Humanos) marque as férias dos funcionários de forma que não atrapalhe as equipes e a própria empresa.  Ou seja, são muitas demandas, certo? E para o RH conseguir organizar tudo referente às férias dos funcionários, existe a gestão de férias. 

O que diz a legislação sobre gestão de férias?

Quem tem direito a tirar férias  O artigo 130 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) informa que todo colaborador, com registro em carteira, tem direito a 30 dias de férias (após 12 meses trabalhados consecutivamente).  Mas, atenção: para que as férias sejam concedidas, o trabalhador só pode ter faltado, sem justificativa, até cinco vezes (ao longo do ano).   De novo, vale ressaltar a importância do RH fazer uma gestão de férias com tecnologias. O controle de ponto on-line facilita muito a análise da frequência do trabalhador.  Pagamento  A lei também deixa claro que as férias precisam ser pagas antes do período de descanso começar (em até 48h). O cálculo do valor é o seguinte: custo do dia + ⅓ do proporcional de férias.  Vale lembrar que possíveis adicionais também entram no cálculo das férias, como: adicional de insalubridade, horas extras, adicional noturno e afins.  Quais são as vantagens de fazer a gestão de férias?

Quais são as vantagens de fazer a gestão de férias?

Ainda na dúvida sobre a importância da gestão de férias? A seguir, vamos te mostrar os principais benefícios tanto para empregador quanto para empregado. Veja: 

Para o colaborador

Primeiramente, o colaborador pode ter muito mais clareza sobre as férias em si. Ou seja, para quando elas podem ser marcadas, como solicitar, quando ele vai receber o pagamento, enfim.  A gestão de férias, de fato, estabelece essa transparência da empresa para os funcionários.  Logo, cada trabalhador também pode ficar mais tranquilo, sem aquele estresse gerado pelas incertezas sobre seu período de descanso. 

Para a empresa

A empresa que gerencia as férias dos funcionários mantém suas obrigações perante às leis. Com isso, evita muitos tipos de dor de cabeça, como pagamento de multas e processos trabalhistas.  Além disso, a gestão faz com que os funcionários se mantenham tranquilos, engajados e motivados — sabendo que tudo em relação às suas férias já está programado.  Outro benefício é que o RH, por meio do gerenciamento de férias, mantém uma rotina saudável a todas as equipes, sem ninguém sobrecarregado. 

Como otimizar a gestão de férias da sua empresa?

Viu só como organizar as férias dos colaboradores traz muitos benefícios para ambas as partes? Então agora chegou o momento de entender como fazer o gerenciamento na prática.  Confira o que é necessário ter/fazer: 

Conheça detalhadamente as leis trabalhistas

O primeiro passo, sem dúvidas, é conhecer quais são as leis trabalhistas. Sendo assim, todos os profissionais que lidam com administração de férias devem conhecer bem a CLT.  Agora, se esse tipo de conhecimento ainda for ausente ou insuficiente, cabe à própria empresa treinar os profissionais do RH. 

Estabeleça uma política de transparência e comunicação

O ideal é que, assim que o funcionário começa a trabalhar na empresa, o RH já explique para ele como funciona a política de férias. Vários pontos fazem parte da política, por exemplo, se é preciso pedir ou se o período de descanso já fica pré-agendado, como solicitar o pedido, quando é feito o pagamento, se dá para fracionar ou não as férias, etc.  O funcionário também deve ser informado como e com quem ele pode tirar eventuais dúvidas sobre as férias.  Mantenha um controle sobre as férias dos colaboradores

Mantenha um controle sobre as férias dos colaboradores

Tudo a respeito das férias precisa ser registrado (quando começa, quando termina, em qual dia realizar o pagamento e afins). Mas, claro, não dá para anotar as informações em papel.  Uma planilha pode ajudar? Pode, mas ainda não é o ideal. Hoje em dia, existem softwares especificamente para essas tarefas. Eles ajudam a reunir todos os dados necessários de forma simples, prática e segura.  Dessa forma, o RH ganha tempo (sem estresse) para organizar as férias dos demais colaboradores. Já, já vamos falar mais sobre software para controle de ponto on-line. 

Organize sua equipe 

Você sabia que as próprias equipes de trabalho precisam ser preparadas para as férias dos colaboradores?  Isso significa que o RH, claro, deve entender sobre o assunto, mas a questão vai além… Os outros times também precisam ficar preparados para as férias. Vamos usar um exemplo para simplificar isso.  Imagine que duas pessoas do time de Marketing vão tirar férias no próximo mês, ok? Nesse caso, todo o time de Marketing deve estar preparado para continuar fazendo as demandas (sem esses dois funcionários, temporariamente).  É por isso que a gestão de férias é tão importante. Por meio dela, o RH pode mostrar como os times devem se preparar.  Por exemplo, antes de um colaborador sair de férias, deixar instruções necessárias para os demais colegas, disparo de e-mail interno e externo com o aviso do descanso, etc. 

Conte com a tecnologia para facilitar o trabalho

De fato, a tecnologia veio para transformar a forma como trabalhamos. Uma das grandes invenções é o ifPonto — controle de ponto on-line. Sabe como isso funciona?  Bem, estamos falando de um software que permite que os funcionários batam o ponto, seja de forma on-line ou offline, de onde estiverem. Isso porque a tecnologia funciona por meio de computador, notebook, tablet, celular, enfim. É uma grande solução, sobretudo, para as empresas que têm funcionários que atuam pelo sistema de trabalho híbrido ou de forma 100% remota. E, claro, o RH também ganha com o ifPonto, afinal, fica muito mais fácil ter o controle da frequência dos colaboradores (assim como outros pontos, o que inclui desde o horário de almoço até a gestão de férias). Basta coletar os dados que o próprio software gera. Tudo, realmente, fácil, prático e rápido! 

Como NÃO fazer a gestão de férias afeta uma empresa?

São muitas as consequências negativas que uma empresa pode ter, se ela não fizer o gerenciamento das férias. Por exemplo: 

  • pagamento de atrasos (sobre as próprias férias);
  • envolvimento em processos trabalhistas; 
  • estresse dos funcionários;
  • desorganização no financeiro da própria empresa;
  • sobrecarga causada em diferentes equipes, ao mesmo tempo;
  • falta de confiança e engajamento por parte dos trabalhadores;
  • dentre outras. 

Perguntas frequentes sobre gestão de férias

Quantos dias dar de férias? A CLT diz que o período de férias padrão é 30 dias corridos, mas isso também depende da frequência do trabalhador, ou seja, se ele não faltou sem justificativa ao longo dos últimos 12 meses.  Então, olhe como o período de férias pode variar: 

  • 30 dias: ausência do trabalhador entre cinco ou menos dias;
  • 24 dias: ausência do trabalhador entre seis e 14 dias;
  • 18 dias: ausência do trabalhador entre 15 e 23 dias;
  • 12 dias: ausência do trabalhador entre 24 e 32 dias;
  • 0 dias: ausência do trabalhador em mais de 32 dias.

Como estabelecer a data das férias  Quem estabelece a data e o período de férias é o empregador. Em alguns casos, o empregado pode opinar e, aí, ambas as partes entram em um consenso sobre a data das férias. O período, como dissemos, depende da frequência do trabalhador (regra imposta pela CLT).  Entre em contato com a iFractal para um de nossos especialistas em ifPonto entender mais suas necessidades e expectativas! Como estabelecer a data das férias

Conclusão 

A gestão de férias é o conjunto de atividades indispensáveis para qualquer empresa. Afinal de contas, o RH precisa marcar, comunicar, pagar, controlar as férias de todos os funcionários ao longo do ano.  Sem dúvidas, são muitas as tarefas a serem cumpridas, aliás, tarefas essas cheias de responsabilidades. Lembrando que as férias são impostas pela CLT, sendo assim, se a empresa não cumprir com suas obrigações, ela pode até ter que responder judicialmente.  Então, nada melhor do que fazer a gestão de tudo o que envolve as férias de jeito fácil e prático. Para ter o controle da frequência dos colaboradores, conte com o ifPonto — software de alta qualidade da iFractal! 

Entenda também como funcionam as férias coletivas e quais são suas vantagens além de outros assuntos (como calcular rescisão de contrato).


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