(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Você já pensou o quanto um software para RH pode ajudar nas tarefas de gestores? 

O grande ponto é que a tecnologia veio para trazer grandes transformações em nossas vidas, não dá para negar! E as mudanças se dão tanto em âmbito pessoal quanto profissional. 

Sobre o segundo aspecto, é possível usar, por exemplo, ferramentas para controle de ponto.

Esse tipo de solução dispensa papéis, necessidade do trabalhador “marcar presença” pessoalmente, enfim… Todas essas burocracias que podem, sim, ficar só no passado. 

De fato, as tecnologias só trazem benefícios mesmo, e eles vão muito mais além de praticidade. 

Quer saber mais sobre o assunto? Nós vamos te explicar tudo isso neste conteúdo. 

Os tópicos abordados serão os seguintes: 

  • o que é um software para RH;
  • por que usar esse tipo de tecnologia no dia a dia;
  • quais são os benefícios dos softwares para RH;
  • como a iFractal pode te ajudar. 

As dicas são mesmo imperdíveis, viu?! Então, continue a leitura e aproveite tudo! Tenha uma gestão de RH mais fácil, organizada e eficiente para todos! 

Faça o controle de ponto online com o sistema ifPonto! Aproveite a solução da iFractal!

O que são Softwares para RH

Software de Recursos Humanos, também conhecido como RH software, é uma ferramenta que ajuda a gerenciar funcionários e processos de RH

Isso pode incluir tarefas como o controle de folha de pagamento, programação de atividades, gerenciamento de benefícios, rastreamento de níveis de desempenho dos funcionários, dentre outras. 

Alguns softwares permitem, até mesmo, que os funcionários façam login para solicitar férias e ver sua folha de pagamento. 

Ou seja, esse tipo de tecnologia proporciona benefícios para ambos os lados: empregadores e empregados.

Sobre a parte de RH mesmo, vale destacar que os softwares ajudam as equipes a concentrarem seu tempo em objetivos estratégicos, ao invés de processos manuais e burocráticos. 

Mas, claro, para colher todos esses bons frutos, é importante contratar um software que se adapte às necessidades específicas de sua empresa. 

Além disso, que forneça facilidade de uso e suporte sempre que você tiver dúvidas ou eventuais impasses. 

Tudo isso ajuda muito nas tarefas do RH, no sucesso da empresa e na satisfação dos colaboradores. 

Logo, os clientes também poderão notar e viver as melhorias, não importa se a empresa vende produtos ou serviços. 

Já, já, vamos falar mais sobre as vantagens de softwares para RH. Nós temos a certeza de que você vai querer fazer a contratação, por exemplo, da tecnologia para controle de ponto. 

Continue por aqui! 

Entenda os softwares para RH

O surgimento de um RH mais tecnológico

Engana-se quem pensa que os softwares para RH foram criados “ontem”. Esse tipo de tecnologia já funciona há décadas e décadas, no Brasil.

Apesar do longo tempo, a popularização dos sistemas digitais só veio há poucos anos. O que colocou os softwares em total evidência, sem dúvidas, foi a pandemia causada pela Covid-19. 

Diante da impossibilidade do trabalho presencial, muitas empresas precisaram recorrer às tecnologias. 

Cerca de 45% das empresas nacionais aderiram ao trabalho remoto, isso segundo pesquisas da Fundação Instituto de Administração (FIA), divulgados em 2021. 

Sem isso, seria impossível continuar as atividades profissionais (da forma mais normal possível em meio à crise de saúde mundial). 

Então, quem ainda não tinha se voltado para o que é tecnológico, precisou se adaptar meio que às pressas. 

Alguns exemplos de tecnologias adotadas foram: software para os funcionários “baterem” o ponto e software para gestão de tarefas. 

Aqui também já vale frisar outro ponto: implementar soluções de tecnologia vai muito além de usar máquinas e equipamentos modernos. 

É fundamental adotar as soluções tecnologias de modo integral. Educar e incentivar pensamentos de acordo com isso. 

Por que utilizar um Software para RH

Existem muitos ótimos motivos para se usar softwares para RH. Os benefícios vão desde maior produtividade até a expansão da segurança de dados. 

Confira mais sobre essas vantagens para as suas equipes: 

Centralização de ações

Praticidade e economia de tempo são dois grandes pilares para os negócios. Vamos pensar nesses pontos a respeito da área de RH. 

Analistas e gestores precisam dar conta de muitas tarefas a respeito de diversos funcionários. 

Por exemplo, é necessário contratar novas pessoas, liberar e fazer gestão de férias, checar a presença dos colaboradores, enfim. 

Um jeito muito mais fácil de tomar conta disso tudo é com um software de RH. A tecnologia consegue unir todas as demandas e soluções em um só lugar: justamente dentro do software. 

Padronização de processos

Toda empresa possui sua cultura e valores, certo? Além disso, seus determinados processos e tarefas, pontos que devem coincidir com metas e objetivos desejados. 

Enfim, para seguir todo esse cronograma, é muito importante ter padronização de processos. 

Passos e formas de contratar e demitir funcionários, fazer folha de pagamento, avaliar desempenhos profissionais, proporcionar treinamentos, etc. 

Toda a padronização para fazer tudo isso se torna mais fácil com um software. Afinal, dentro de uma plataforma digital, os passos já ficam pré-determinados, evitando erros para executar as tarefas. 

Otimização de tempo e recursos

Como já dissemos, os softwares para RH tornam as tarefas muito mais práticas. E qual a consequência disso? Muito mais economia de tempo. 

Em um dia, por exemplo, dá para fazer bem mais tarefas. Com isso, os gestores e analistas de RH podem ter mais tempo para cuidar de outras partes importantes da empresa.  

Além disso, as tecnologias ajudam a economizar recursos. 

Um exemplo: ao invés de ter um sistema de relógio de ponto eletrônico e outro para gerir folhas de pagamento, é possível ter um software só para ambas as atividades. 

Entenda os softwares para RH

Maior integração do time

Outra vantagem dos softwares para RH é a maior integração dos times. 

Afinal de contas, dentro de um só sistema digital, muitas vezes, dá para ver processos e tarefas de todas as áreas da empresa. 

Essa visão ampla facilita a comunicação e o entendimento entre os times. Mais do que isso, os colaboradores conseguem compreender, mais e melhor, como a própria empresa funciona. 

Todos saem ganhando mesmo. 

Rotina mais sustentável

Os benefícios dos softwares para RH ainda não acabaram. Ainda precisamos falar sobre a sustentabilidade que a tecnologia traz. 

Sim, pense na quantidade de papéis que o sistema digital evita. Ao invés de precisar imprimir folhas de pagamento, documentos sobre férias, contratos para novos funcionários, etc., dá para ter tudo isso em telas. 

De quebra, a empresa pode usar esse exemplo para explorar mais o tema sustentabilidade e conscientizar os funcionários. O planeta agradecerá! 

Agilidade no recrutamento 

O recrutamento também fica mais fácil com as tecnologias. É viável divulgar vagas, selecionar candidatos e até marcar entrevistas por meio de uma só ferramenta digital. 

Só de tornar o recrutamento de forma digital já economiza muito tempo do RH. Isso porque selecionar, avaliar e contratar novos profissionais é uma das principais tarefas diárias. 

Muito interessante, não é mesmo?

Mais acessibilidade

Um software para RH, ainda, abre espaço para mais acessibilidade. O controle de ponto digital e o e-CAC, por exemplo, funciona em diversos dispositivos. 

Ele roda em computadores, celulares, tablets, enfim. Isso é excelente para o funcionário poder marcar “sua presença” de qualquer hora e lugar. 

É uma maneira de facilitar o trabalho, as tarefas e, claro, dando mais espaço para o trabalho híbrido e remoto

Ao mesmo tempo, gestores e analistas de RH podem acompanhar todas as tarefas, também, de qualquer hora e lugar. 

Maior segurança para os dados

É claro que as tecnologias são importantes, como vimos até aqui. Mas, para ela ser 100% eficiente, é preciso que ofereça total segurança de dados. 

Sobre isso, muitos softwares também performam superbem. Isso significa que as tecnologias têm política de segurança, cadastro de senhas, criptografia de dados e afins. 

Então, antes de contratar um software para RH, tenha a certeza de que ele também é seguro!

Software para RH: em quais atividades a tecnologia pode ajudar o RH?

Ainda na dúvida se adere ou não a softwares para RH? Vamos ver mais sobre as facilidades que a tecnologia proporciona. 

Controle de pontos e férias

É possível fazer o controle de ponto e férias diretamente na ferramenta digital. Os colaboradores “batem o ponto” de forma online, o RH confere isso diariamente. 

Além do mais, o RH consegue fazer todo o controle de férias. Essas facilidades, lembrando, tornam o dia a dia bem mais prático. As tarefas ficam menos burocráticas para todos. 

Comunicação interna

Um software para Recursos Humanos pode ser simples, claro e objetivo. Dessa forma, as tarefas e os processos ficam mais fáceis para todos. 

Logo, dá para integrar mais os times e, consequentemente, facilitar a comunicação entre eles. 

Admissão, pagamento e processo demissional

Essas três atividades são absolutamente normais, frequentes nas semanas do RH. Tudo pode ficar mais prático e rápido com o software para RH. 

A plataforma digital mostra todas as tarefas necessárias para contratar, pagar e demitir funcionários. 

E lembrando: as tarefas podem ser atreladas aos processos das empresas. 

Diagnóstico de dados e estratégias

Como dissemos, os softwares para as áreas de RH têm linguagem e telas objetivas. Com isso, também fica mais fácil captar e interpretar dados. 

Esses mesmos dados podem ser usados em análises para atingimento de metas, processos de melhorias para a empresa e funcionários, enfim. 

Software para RH: ifPonto da iFractal 

O ifPonto é um controle de ponto online para gestão da jornada de trabalho. Ele, sem dúvidas, impacta diretamente na otimização de tempo para o gestor de Recursos Humanos, além de promover a redução de custos operacionais para a empresa.

Com o ifPonto, também é possível ter: 

  • integração inteligente — registro de ponto por celular, tablet ou computador e integração com as principais marcas de relógios de ponto;
  • centralização de dados — os gestores podem acessar dados de todas as filiais de qualquer lugar;
  • segurança de dados — sigilo absoluto, além de criptografia de dados;
  • descentralização da gestão — dá para cadastrar departamentos e até empresas diferentes. No entanto, os gestores conseguem visualizar informações de suas respectivas equipes dentro de seus perfis.

A iFractal já ajudou grandes empresas e instituições do Brasil, como: USP, Gripo Dia, Construtora Laterza, dentre outras. 

Faça o controle de ponto online com o sistema ifPonto! Conheça e aproveite outras soluções da iFractal!

Conclusão 

À medida que mais e mais empresas avançam para um local de trabalho digital, o software de RH está se tornando cada vez mais popular. 

Esse tipo de software ajuda a agilizar os processos de RH, como recrutamento, gerenciamento de desempenho e folha de pagamento. Ele também fornece dados e insights importantes sobre coisas como a satisfação dos funcionários e as taxas de rotatividade. 

No entanto, nem todos os softwares de RH são criados iguais e é importante fazer uma pesquisa completa antes de investir em um programa específico. 

Os fatores a serem considerados incluem facilidade de uso, integrações com outros sistemas, segurança de dados e preços. 

Como acontece com qualquer decisão importante no local de trabalho, é importante reunir informações das partes interessadas relevantes antes de tomar uma decisão final sobre o software de RH. 

No final, a escolha certa pode melhorar muito a eficiência e a eficácia geral do seu departamento de RH.

Para ter todos os benefícios para o RH, conheça mais da iFractal! 


Compartilhe o conhecimento