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Se você tem dúvidas, a gente resolve

Reunimos aqui as principais dúvidas sobre os aplicativos ifPonto Cell e ifPonto Tab. Essas questões foram selecionadas com base na recorrência de chamadas em nosso suporte técnico e tem como objetivo resolver de modo rápido.

Se o seu caso não está aqui, entre em contato com o nosso suporte técnico pelo tel. (11) 5070.1799 ou e-mail suporte@ifractal.com.br.

Esqueci a senha de 4 dígitos e agora o aplicativo está bloqueado

Por que isso aconteceu?
O travamento do aplicativo é um protocolo de segurança exigido por conta de utilizar de informações sensíveis.

Como resolver?
Para criar uma nova senha de quatro dígitos você precisará entrar em contato com o departamento de RH de sua empresa, pois apenas o gestor do sistema poderá gerar uma nova senha.

A opção para Registrar o Ponto não aparece ou sumiu do app

Por que isso aconteceu?
Isso acontece porque o aplicativo é configurado pelo gestor do ponto, ou seja, apenas o gestor do ponto poderá habilitar ou desabilitar as opções do aplicativo. O mesmo ocorre com as demais opções como, Espelho de Ponto, Status da marcação etc.

Como resolver?
Você deve entrar em contato com o departamento de RH ou o responsável pela gestão do ponto em sua empresa e comunicar que a opção para registro do ponto não está habilitada.

Fiz o download, mas não tenho ou não lembro as informações de acesso

Por que isso aconteceu?
Isso ocorre por dois motivos: 1. Você não está autorizado a realizar o registro do ponto por esse modo de coleta ou; 2. O responsável pela gestão do ponto ou o departamento de RH de sua empresa não atualizou seus dados de acesso para este modo de coleta. 

Como resolver?
Você deve entrar em contato com o departamento de RH ou o responsável pela gestão do ponto em sua empresa para certificar-se de que está autorizado para registrar o ponto através do aplicativo e obter os dados de acesso atualizados.

Sou obrigado(a) a responder a pesquisa de humor todas as vezes que registro o ponto?

Por que isso aconteceu?
A pesquisa de humor é uma opção disponível para o gestor de RH de sua empresa e cabe ao gestor a decisão por habilitar ou não essa opção no aplicativo. 

Como resolver?
Caso se sinta desconfortável em responder a pesquisa de humor você deve comunicar diretamente ao seu supervisor, gestor ou departamento de RH de sua empresa para que decidam sobre o assunto.

Eu registro o ponto em um horário mas o aplicativo registra outro diferente

Por que isso aconteceu?
O aplicativo registra o ponto com base no horário oficial, obtido a partir do GPS do aparelho. Se o horário do aparelho for ajustado de modo personalizado, haverá divergência no instante do registro.

Como resolver?
O seu aparelho deve estar configurado devidamente com o horário automátivo do GPS, considerando que é altamente recomendado que o registro seja feito online, ainda que o aplicativo registre em modo offline. Desta forma você não terá problemas em justificar as divergência dos registros.

A captura da foto e/ou geolocalização fere direito à privacidade do colaborador?

Por que isso acontece?
Conforme as regras da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, apenas o vazamento ou exposição de dados e informações sensíveis de uma pessoa poderá configurar invasão à privacidade. De modo geral, a maioria dos aplicativos precisam coletar dados básicos para que funcionem plenamente. Quando um profissional assina um contrato de trabalho, está ciente que a empresa usará meios e tecnologias para realizar a gestão de sua jornada de laboral, de acordo com a Portaria 671. Assim, a coleta, tratamento e armazenamento de fotos, geolocalização e dados similares não pode ser considerado invasão de privacidade. Para mais detalhes, leia também a nossa Política de Privacidade e Política de Segurança.

Como resolver?
Caso se sinta desconfortável com o modo de coleta do ponto com foto e/ou geolocalização você deve comunicar ao seu gestor ou departamento de RH de sua empresa para que disponibilizem de outro modo para a coleta do seu ponto.

Como funciona o processo de armazenamento de fotos que tiro no registro do ponto?

Por que isso acontece?
As fotos coletadas durante os registros de ponto ficam armazenadas em servidores por tempo indeterminado. A empresa tem total controle sobre esse conteúdo de dados e pode configurar para que sejam excluídas a qualquer momento, sem precisar recorrer ao suporte técnico da iFractal.

Quando o registro do ponto é realizado em modo offline pelo celular (Android), a foto ficar armazenada no próprio aparelho, em arquivo restrito ao acesso, até que ocorra a sincronização dos dados. Após a sincronização, as fotos são excluídas do aparelho automaticamente.

Como resolver?
Caso se sinta desconfortável com o modo como é tratada as informacões de coleta de suas fotos pelo aplicativo você deve comunicar ao seu gestor ou departamento de RH de sua empresa para que entendam seus motivos e decidam sobre este assunto.

Não consigo usar mesmo celular para registrar o ponto de outros colaboradores

Por que isso acontece?
O ifPonto Cell é um aplicativo desenvolvido e destinado para uso exclusivo e  individual

Como resolver?
Para que outro colaborador use o mesmo aparelho é necessário excluir a conta do usuário cadastrado e iniciar novamente o processo de cadastramento. Contudo, é possível usar um aparelho de celular com o aplicativo ifPonto Tab, o qual é desenvolvido e destinado para realizar o registro coletivo de ponto e também conta com recurso de biometria facial.

O aplicativo estava funcionando e agora parou de funcionar ou trava o tempo todo

Por que isso acontece?
O ifPonto Cell é desenvolvido com tecnologias que priorizam a segurança da informação, já que trata dados sensíveis. Por conta disso, precisa estar constantemente atualizado com os sistema operacionais dos inúmeros tipos, modelos e versões de aparelhos que usam Android. Por conta disso, em muitas ocasições, travamentos ou falhas de funcionamento do aplicativo podem ocorrer pela falta de atualização do sistema operacional do aparelho e manuteção geral, como falta de espaço para armazenamento, memória etc.

Como resolver?
É altamente recomendado que o usuário procure manter o sistema operacional do aparelho atualizado, bem como atualizar para as versões mais recentes do aplicativo ifPonto Cell.