(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Saber selecionar candidatos é um ponto-chave para o desenvolvimento, expansão e manutenção dos negócios. Mas, nem sempre isso é fácil para o RH das empresas. Nessas horas, é importante olhar para um software de recrutamento e seleção de novos talentos. 

A tecnologia consegue otimizar tarefas e, consequentemente, fazer o tempo render muito mais. Com isso, é possível ter mais assertividade ao contratar novas pessoas para compor a empresa. 

Aliás, vale frisar que, com um quadro de funcionários bem estruturado, os negócios só tendem a crescer e se destacarem em um mercado tão competitivo.

Então, você sente que precisa aprimorar os processos de recrutamento da sua empresa? Saiba mais sobre softwares feitos para isso, a iFractal reuniu todas as informações e dicas para te ajudar!

Leia também: Saiba como calcular horas trabalhadas de forma prática e rápida!

O que é um software de recrutamento e seleção?

Um software de recrutamento e seleção é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar o processo de recrutamento e seleção de funcionários. 

Isso faz com que o programa seja bastante utilizado por departamentos de RH e gestores de recursos humanos em empresas de diferentes tamanhos e segmentos. 

Como funciona um software de recrutamento e seleção?

Agora que você já sabe o que é um software de recrutamento e seleção, podemos falar mais sobre a funcionalidade dele. 

O programa deve ser contratado de outra empresa de tecnologia, para então ser usado pelos seus funcionários.

Agora, falando mais sobre a prática, esse tipo de ferramenta é fundamental para as empresas que desejam otimizar seus processos de contratação e gerenciamento de talentos. 

Através dessa plataforma tecnológica, é possível automatizar diversas etapas do recrutamento, como a análise de currículos, triagem de candidatos, agendamento de entrevistas e, até mesmo, a fase de seleção final. 

Além disso, é possível integrar as informações dos candidatos com outros sistemas da empresa, aumentando a eficácia do processo de seleção e garantindo uma gestão mais eficiente. 

Com a tecnologia certa, as empresas podem ser mais eficientes e garantir melhores resultados em sua estratégia de contratação de talentos — não tenha dúvidas sobre isso!

Quais os benefícios de usar um software de recrutamento e seleção?

Ainda na dúvida se uma ferramenta de recrutamento e seleção é a alternativa para sua empresa? Neste parágrafo, vamos falar dos principais benefícios da plataforma. 

Veja o que um software de recrutamento e seleção consegue proporcionar para gestores, profissionais de RH, dentre outras pessoas:

Unificação e padronização de processos

Com o programa tecnológico, é possível unificar e padronizar os processos de recrutamento e seleção. 

Então, vamos supor que a sua empresa necessite de cinco etapas para fazer a contratação de novos talentos, ok? O software permite o registro dessas cinco fases, de um modo que seja mais fácil segui-las. 

A padronização evita equívocos durante a contratação, independentemente de quem fará a seleção. 

Mais agilidade para a contratação

O software também pode ajudar a reduzir retrabalho e a aumentar a precisão do processo de seleção, permitindo que os gestores direcionem seus esforços para outras atividades importantes. 

É claro que a precisão faz com que a análise e contratação de colaboradores seja muito mais rápida. 

Dessa forma, a empresa evita deixar profissionais à espera de uma resposta (o que é bastante desconfortável) e, ao mesmo tempo, garante o preenchimento de vagas (o que faz com que as atividades e a produtividade da empresa prossigam). 

Candidatos com maior qualificação

Candidatos com maior qualificação

A busca pelo profissional ideal para uma empresa pode ser um tanto desafiadora. É preciso garantir que o candidato tenha as habilidades e qualificações necessárias para desempenhar bem a função

É nesse ponto que um software de recrutamento e seleção pode ser muito útil. 

Além de facilitar o processo de análise de currículos, ele também pode ajudar a encontrar candidatos com perfis que estejam mais alinhados com as necessidades da empresa. 

Com esse auxílio, a empresa pode aumentar suas chances de contratar um profissional que corresponda às expectativas, o que pode resultar em ganhos significativos para o negócio, como maior eficiência operacional e, claro, aumento de lucratividade.

Histórico atualizado

Histórico atualizado

Outra das principais vantagens é a possibilidade de ter acesso a um histórico completo e organizado de todos os profissionais que já se candidataram para uma determinada vaga. 

Isso significa que há menos chance de perder informações importantes, além de tornar o processo de seleção mais eficiente e rápido, pois todas as informações estão disponíveis em um único lugar. 

Além disso, esse tipo de software pode ajudar na análise de dados e identificação de tendências, o que pode auxiliar na tomada de decisões mais estratégicas para o seu negócio. 

Escolhas mais assertivas

Sim, um software de recrutamento e seleção também proporciona escolhas mais assertivas na hora de selecionar um candidato. 

Dizemos isso, porque o software é capaz de analisar uma série de informações, como as habilidades e experiências do candidato, e cruzá-las com as exigências da vaga em questão. 

O software para contratação de novos profissionais, de fato, ajuda a empresa a encontrar as pessoas ideais de forma mais rápida e eficiente, o que pode ser um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais disputado.

Comunicação facilitada

A comunicação é crucial quando se trata de recrutamento e seleção de candidatos, e quando combinada com a tecnologia, pode trazer muitos benefícios para as empresas. 

Um software de recrutamento e seleção pode fazer o envio de convites para entrevistas e atualizações do processo de recrutamento. 

Vale lembrar que a tecnologia também disponibiliza uma base de dados centralizada para guardar as informações dos candidatos. 

Essa facilidade permite que os recrutadores encontrem rapidamente as informações relevantes de cada candidato e tomem decisões mais seguras. 

Quais são as principais ferramentas de um software de recrutamento?

Um mesmo programa para recrutamento e seleção pode reunir diferentes ferramentas importantes para as empresas. Veja alguns exemplos das funcionalidades: 

  • divulgação de vagas;
  • preenchimento de formulário (por parte dos candidatos) para as vagas anunciadas;
  • armazenamento de dados dos candidatos;
  • histórico de contatos feitos com os candidatos;
  • agendamento de entrevistas;
  • teste de conhecimentos;
  • teste psicológico;
  • dentre outras. 

Como escolher o melhor software de recrutamento e seleção para a sua empresa?

Como escolher o melhor software de recrutamento e seleção para a sua empresa?

Mas, afinal, dentre vários softwares disponíveis no mercado, como escolher o melhor? O ideal é, antes de tudo, analisar a situação da sua própria empresa. 

Veja mais sobre os passos necessários para escolher um programa eficiente: 

Entenda as necessidades e os objetivos da empresa

O primeiro passo é analisar como é feito, hoje, o processo de análise e seleção de novos colaboradores dentro de sua empresa. 

Então, quais são as lacunas? Ou seja, o que é preciso melhorar? Reúna seus profissionais de RH, gestores e discutam quais são as melhorias desejadas para o futuro. 

Sem dúvidas, há sempre como melhorar os processos e, dessa forma, se destacar no mercado de trabalho. 

Pesquise entre as opções

Quando a lista de necessidades da empresa estiver pronta, já fica muito mais fácil analisar os softwares disponíveis, atualmente. 

Durante a pesquisa de opções, confira muito bem quais são as ferramentas ofertadas por cada programa. 

Além disso, é extremamente importante ver as avaliações de outras empresas que já contrataram e usam determinadas plataformas. 

Reforce a importância do programa para seleção e recrutamento de candidatos

Vale sempre reforçar a utilidade e, consequentemente, importância de um software assim para os profissionais atuais de sua empresa. 

Com isso, é possível fazer com que as equipes, de fato, utilizem o software, seguindo todos os padrões dele. 

Isso faz com que todos — profissionais, candidatos e negócios — ganhem em produtividade, economia de tempo e alcance de metas. 

iFractal: conheça o nosso software para suporte ao RH

Hoje em dia, realmente, existem vários tipos de tecnologias imprescindíveis para as empresas

Outro exemplo excelente é o do ifPonto, desenvolvido pela iFractal. Mas, afinal, do que se trata isso? Bom, o ifPonto é um controle de ponto online para gestão da jornada de trabalho.

Dessa forma, todos os colaboradores de uma empresa podem registrar o ponto, seja online ou offline; já o RH consegue acompanhar a frequência dos funcionários no trabalho. Tudo isso por meio de celular, tablet, computador ou notebook.

O ifPonto, então, otimiza o tempo de trabalho dos profissionais de RH e, ainda, reduz custos operacionais da empresa, dentre outros grandes benefícios.

Saiba mais sobre o software desenvolvido pela iFractal e o integre a outras plataformas importantes, como uma de seleção e recrutamento de novos colaboradores!

Conclusão

Todos nós sabemos que a rotina dentro de qualquer empresa é complexa e bastante atarefada. Diante disso, nem sempre é possível fazer as melhores seleções de novos profissionais. 

A boa notícia é que, graças ao avanço da tecnologia, hoje, é possível contar com softwares para RH que auxiliam o departamento e, também, o trabalho de gestores.

Os softwares de recrutamento e seleção são exemplos de grande auxílio para as empresas. E, claro, além disso, você também pode ter um software para controle de ponto online, por meio da iFractal. 

Aposte em novas tecnologias e veja os bons resultados aumentarem cada vez mais em sua empresa!


Compartilhe o conhecimento