O quanto os funcionários estão satisfeitos dentro da empresa? Donos de negócios, CEOs e equipes de RH precisam ter a resposta disso na ponta da língua. Mais especificamente, claro, a resposta deve ser positiva, ou seja, o ideal é que haja total satisfação no trabalho.
Ter funcionários mais felizes e engajados é o pontapé inicial para a empresa alcançar metas e objetivos, isso em qualquer época. Diante disso, você deve estar se perguntando: mas como manter as equipes mais motivadas diante de tarefas e desafios constantes?
Nós reunimos algumas estratégias para te ajudar. Para saber todos os detalhes, continue a leitura deste conteúdo!
Aproveite para conferir também: Declaração de comparecimento: o que é e como funciona?
Qual é a importância de garantir a satisfação no trabalho?
A satisfação do colaborador é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa, pois os funcionários são peças fundamentais para as atividades que levam ao desenvolvimento, crescimento e sucesso das empresas.
Esses aspectos são só o começo de tudo. Veja mais sobre como a satisfação com o trabalho ajuda os negócios:
Aumento de produtividade e lucratividade
Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que, quando um colaborador está satisfeito com o trabalho que realiza e com as condições oferecidas pela empresa, ele se torna mais engajado, motivado e produtivo.
Isso logo reflete na qualidade das tarefas entregues, no excelente atendimento ao cliente, no trabalho em equipe e na redução de conflitos internos.
A empresa, além de conseguir mais rentabilidade e sucesso, tem sua marca fortalecida no mercado. Tudo isso significa que a satisfação no trabalho precisa ser um dos focos na gestão de qualquer empresa que busca o sucesso.
Retenção e atração de novos talentos
Manter a satisfação dentro do ambiente de trabalho também significa mais atração e retenção de talentos. Basta pensar que todo ser humano busca um ambiente favorável (com pessoas competentes e clima agradável) para desenvolver suas habilidades.
Quando uma empresa consegue chegar a esse patamar e a mostrá-lo para o mercado de trabalho, muito mais profissionais são atraídos.
Além disso, um ambiente de trabalho harmonioso e agradável estimula a criatividade e a inovação, gerando resultados positivos tanto para a empresa quanto para os funcionários.
Promoção da imagem da empresa
Funcionários felizes e satisfeitos não são apenas mais produtivos, mas também mais propensos a promover uma imagem positiva da empresa para qual trabalham.
Ou seja, é muito mais provável que os colaboradores falem positivamente sobre a empresa para outros profissionais, aumentando a reputação e a imagem geral da empresa.
Ainda, não dá para deixar de falar que, hoje em dia, muitos profissionais expõem suas experiências profissionais em determinadas redes sociais, sobretudo, no LinkedIn.
Então, pense: informações positivas sobre a sua empresa podem circular bastante naquela rede social, atraindo novos talentos.
![Manutenção do clima organizacional](https://ifractal.com.br/wp-content/uploads/2023/07/satisfacao-no-trabalho-como-promover.jpg)
![Manutenção do clima organizacional](https://i0.wp.com/ifractal.com.br/wp-content/uploads/2023/07/satisfacao-no-trabalho-como-promover.jpg?resize=650%2C450&ssl=1)
Manutenção do clima organizacional
A satisfação no trabalho, além de tudo, é essencial para uma boa manutenção do clima organizacional. Isso porque colaboradores contentes com seu próprio trabalho tendem a seguir corretamente os valores da empresa.
É justamente o comprometimento com os objetivos da organização é o que mantém um clima organizacional mais agradável a todos.
Como medir o nível de satisfação no trabalho?
Ao chegar a essa altura deste conteúdo, você pode pensar que medir a satisfação dos funcionários seja algo muito subjetivo, por isso, complexo demais. Mas, não se preocupe, não é bem assim.
Existem, sim, formas objetivas para medir o quanto os profissionais estão contentes com a empresa. Confira três tipos de “termômetros”:
- Pesquisas de satisfação
Uma das ferramentas mais eficientes, para medir o nível de engajamento no trabalho, é a pesquisa de satisfação. Na maioria das vezes, as empresas elaboram uma ou mais perguntas objetivas, que devem ser respondidas com notas de 0 a 10.
Então, por exemplo, dá para fazer os seguintes questionamentos aos colaboradores:
- “o quanto você se sente satisfeito com suas atividades diárias?”
- “você acredita que tenha espaço para crescer profissionalmente dentro da empresa?”
- “o clima dentro da sua equipe é agradável?”
- “o conjunto de benefícios oferecidos pela empresa é o suficiente?”
- “a empresa contribui para o seu desenvolvimento profissional?”
Enfim, esses são só alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas para a empresa sentir o clima organizacional.
- Análise de absenteísmo
Quando se trata de encontrar maneiras de medir a satisfação do funcionário no trabalho, a análise de absenteísmo também pode ser uma ferramenta valiosa.
O absenteísmo envolve a ausência de um funcionário por um período considerável, geralmente, devido a questões de saúde ou outros motivos pessoais.
Ao analisar os dados de absenteísmo de uma empresa, é possível obter uma ideia de quão infelizes ou desmotivados os funcionários podem estar.
![Análise de absenteísmo](https://ifractal.com.br/wp-content/uploads/2023/07/satisfacao-no-trabalho-ifractal.jpg)
![Análise de absenteísmo](https://i0.wp.com/ifractal.com.br/wp-content/uploads/2023/07/satisfacao-no-trabalho-ifractal.jpg?resize=650%2C450&ssl=1)
Embora isso não proporcione uma constatação completa, os padrões de absenteísmo podem fornecer pistas muito significativas sobre quais áreas precisam de melhoria para satisfazer e engajar melhor os funcionários.
Com a análise de absenteísmo, as empresas podem começar a entender melhor as necessidades de seus funcionários e trabalhar para melhorar a satisfação e a felicidade na rotina de trabalho.
- Taxa de Churn
O terceiro termômetro é a taxa de Churn. Essa métrica examina a taxa de rotatividade de funcionários em um período específico, indicando o número de pessoas que deixaram a empresa e os motivos das desistências.
A métrica, sendo assim, permite que as empresas analisem os motivos da saída de funcionários, como insatisfação com o ambiente de trabalho, baixos salários, falta de oportunidades de carreira, entre outros.
O mais importante é que, ao identificar as causas, as organizações podem implementar ações corretivas e aumentar a satisfação dos funcionários.
Como aumentar a satisfação no trabalho?
Depois de medir o nível de satisfação no trabalho, pode ser que você chegue à conclusão de que é preciso mexer em todo o cenário, a fim de conseguir grandes melhorias.
A partir disso, dá para adotar as seguintes medidas:
Ofereça um bom pacote de benefícios
Para aumentar a satisfação dos funcionários, é necessário investir em um pacote de benefícios. Esse pacote pode incluir vantagens, como plano de saúde, vale-alimentação, vale-transporte, entre outros.
Além disso, oferecer a possibilidade de home office ou um horário flexível também pode ser uma excelente forma de aumentar a satisfação no trabalho.
Ao olhar com cuidado para o pacote de benefícios, você estará motivando os funcionários a desempenharem melhor suas funções.
Torne a comunicação clara como parte da sua cultura organizacional
Uma comunicação clara é um componente essencial de qualquer ambiente de trabalho — afinal, isso promove confiança, compreensão mútua e colaboração entre os membros da equipe.
Ao se comunicar de forma clara e eficaz, os funcionários podem compartilhar ideias, opiniões e feedback, o que ajuda a aumentar a satisfação no trabalho e a produtividade.
Além disso, uma comunicação clara pode reduzir os níveis de ansiedade e estresse, pois os funcionários têm uma melhor compreensão sobre seus papéis e responsabilidades.
![Treine sua liderança](https://ifractal.com.br/wp-content/uploads/2023/07/satisfacao-no-trabalho-colaboradores.jpg)
![Treine sua liderança](https://i0.wp.com/ifractal.com.br/wp-content/uploads/2023/07/satisfacao-no-trabalho-colaboradores.jpg?resize=650%2C450&ssl=1)
Treine sua liderança
Outra prática que pode contribuir muito para aumentar a satisfação no trabalho é o treinamento de liderança.
Quando os líderes da empresa são bem preparados, eles conseguem influenciar positivamente os times, aumentando a motivação, a confiança e o desempenho dos colaboradores.
Além disso, os líderes que buscam conhecer as habilidades e competências do seu time, investindo em treinamentos e desenvolvimento, demonstram um comprometimento com o crescimento profissional dos funcionários. Além de atuarem como promotores de um ambiente mais diverso, livre de capacitismo, racismo, xenofobia e outros vieses e preconceitos.
Esses aspectos tornam o ambiente de trabalho mais acolhedor e motivador para todos.
Conclusão
Ao longo deste artigo, você soube mais sobre como medir e melhorar a satisfação no trabalho.
Lembrando que todo esse esforço é indispensável, uma vez que a motivação dos colaboradores se transforma em tarefas impecáveis, satisfação dos clientes, crescimento dos negócios, destaque no mercado, dentre tantos outros benefícios.
Outro lembrete é o de que tecnologias, como o software da iFractal, ajudam as empresas na organização e, consequentemente, na construção de um clima empresarial mais positivo a todos.
Agora, não perca mais tempo, aplique as estratégias e colha ótimos resultados!
Já para mais assuntos ligados ao engajamento dos profissionais no trabalho, continue navegando aqui pelo blog da iFractal!