(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

O quanto os funcionários estão satisfeitos dentro da empresa? Donos de negócios, CEOs e equipes de RH precisam ter a resposta disso na ponta da língua. Mais especificamente, claro, a resposta deve ser positiva, ou seja, o ideal é que haja total satisfação no trabalho. 

Ter funcionários mais felizes e engajados é o pontapé inicial para a empresa alcançar metas e objetivos, isso em qualquer época. Diante disso, você deve estar se perguntando: mas como manter as equipes mais motivadas diante de tarefas e desafios constantes? 

Nós reunimos algumas estratégias para te ajudar. Para saber todos os detalhes, continue a leitura deste conteúdo! 

Aproveite para conferir também: Declaração de comparecimento: o que é e como funciona?

Qual é a importância de garantir a satisfação no trabalho?

A satisfação do colaborador é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa, pois os funcionários são peças fundamentais para as atividades que levam ao desenvolvimento, crescimento e sucesso das empresas. 

Esses aspectos são só o começo de tudo. Veja mais sobre como a satisfação com o trabalho ajuda os negócios:

Aumento de produtividade e lucratividade

Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que, quando um colaborador está satisfeito com o trabalho que realiza e com as condições oferecidas pela empresa, ele se torna mais engajado, motivado e produtivo

Isso logo reflete na qualidade das tarefas entregues, no excelente atendimento ao cliente, no trabalho em equipe e na redução de conflitos internos. 

A empresa, além de conseguir mais rentabilidade e sucesso, tem sua marca fortalecida no mercado. Tudo isso significa que a satisfação no trabalho precisa ser um dos focos na gestão de qualquer empresa que busca o sucesso.

Retenção e atração de novos talentos

Manter a satisfação dentro do ambiente de trabalho também significa mais atração e retenção de talentos. Basta pensar que todo ser humano busca um ambiente favorável (com pessoas competentes e clima agradável) para desenvolver suas habilidades. 

Quando uma empresa consegue chegar a esse patamar e a mostrá-lo para o mercado de trabalho, muito mais profissionais são atraídos. 

Além disso, um ambiente de trabalho harmonioso e agradável estimula a criatividade e a inovação, gerando resultados positivos tanto para a empresa quanto para os funcionários. 

Promoção da imagem da empresa

Funcionários felizes e satisfeitos não são apenas mais produtivos, mas também mais propensos a promover uma imagem positiva da empresa para qual trabalham. 

Ou seja, é muito mais provável que os colaboradores falem positivamente sobre a empresa para outros profissionais, aumentando a reputação e a imagem geral da empresa. 

Ainda, não dá para deixar de falar que, hoje em dia, muitos profissionais expõem suas experiências profissionais em determinadas redes sociais, sobretudo, no LinkedIn. 

Então, pense: informações positivas sobre a sua empresa podem circular bastante naquela rede social, atraindo novos talentos. 

Manutenção do clima organizacional

Manutenção do clima organizacional

A satisfação no trabalho, além de tudo, é essencial para uma boa manutenção do clima organizacional. Isso porque colaboradores contentes com seu próprio trabalho tendem a seguir corretamente os valores da empresa. 

É justamente o comprometimento com os objetivos da organização é o que mantém um clima organizacional mais agradável a todos.

Como medir o nível de satisfação no trabalho?

Ao chegar a essa altura deste conteúdo, você pode pensar que medir a satisfação dos funcionários seja algo muito subjetivo, por isso, complexo demais. Mas, não se preocupe, não é bem assim. 

Existem, sim, formas objetivas para medir o quanto os profissionais estão contentes com a empresa. Confira três tipos de “termômetros”: 

  1. Pesquisas de satisfação

Uma das ferramentas mais eficientes, para medir o nível de engajamento no trabalho, é a pesquisa de satisfação. Na maioria das vezes, as empresas elaboram uma ou mais perguntas objetivas, que devem ser respondidas com notas de 0 a 10. 

Então, por exemplo, dá para fazer os seguintes questionamentos aos colaboradores: 

  • “o quanto você se sente satisfeito com suas atividades diárias?”
  • “você acredita que tenha espaço para crescer profissionalmente dentro da empresa?”
  • “o clima dentro da sua equipe é agradável?”
  • “o conjunto de benefícios oferecidos pela empresa é o suficiente?”
  • “a empresa contribui para o seu desenvolvimento profissional?”

Enfim, esses são só alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas para a empresa sentir o clima organizacional.

  1. Análise de absenteísmo

Quando se trata de encontrar maneiras de medir a satisfação do funcionário no trabalho, a análise de absenteísmo também pode ser uma ferramenta valiosa. 

O absenteísmo envolve a ausência de um funcionário por um período considerável, geralmente, devido a questões de saúde ou outros motivos pessoais. 

Ao analisar os dados de absenteísmo de uma empresa, é possível obter uma ideia de quão infelizes ou desmotivados os funcionários podem estar. 

Análise de absenteísmo

Embora isso não proporcione uma constatação completa, os padrões de absenteísmo podem fornecer pistas muito significativas sobre quais áreas precisam de melhoria para satisfazer e engajar melhor os funcionários. 

Com a análise de absenteísmo, as empresas podem começar a entender melhor as necessidades de seus funcionários e trabalhar para melhorar a satisfação e a felicidade na rotina de trabalho.

  1. Taxa de Churn

O terceiro termômetro é a taxa de Churn. Essa métrica examina a taxa de rotatividade de funcionários em um período específico, indicando o número de pessoas que deixaram a empresa e os motivos das desistências. 

A métrica, sendo assim, permite que as empresas analisem os motivos da saída de funcionários, como insatisfação com o ambiente de trabalho, baixos salários, falta de oportunidades de carreira, entre outros. 

O mais importante é que, ao identificar as causas, as organizações podem implementar ações corretivas e aumentar a satisfação dos funcionários.

Como aumentar a satisfação no trabalho?

Depois de medir o nível de satisfação no trabalho, pode ser que você chegue à conclusão de que é preciso mexer em todo o cenário, a fim de conseguir grandes melhorias. 

A partir disso, dá para adotar as seguintes medidas: 

Ofereça um bom pacote de benefícios

Para aumentar a satisfação dos funcionários, é necessário investir em um pacote de benefícios. Esse pacote pode incluir vantagens, como plano de saúde, vale-alimentação, vale-transporte, entre outros. 

Além disso, oferecer a possibilidade de home office ou um horário flexível também pode ser uma excelente forma de aumentar a satisfação no trabalho. 

Ao olhar com cuidado para o pacote de benefícios, você estará motivando os funcionários a desempenharem melhor suas funções. 

Torne a comunicação clara como parte da sua cultura organizacional

Uma comunicação clara é um componente essencial de qualquer ambiente de trabalho — afinal, isso promove confiança, compreensão mútua e colaboração entre os membros da equipe. 

Ao se comunicar de forma clara e eficaz, os funcionários podem compartilhar ideias, opiniões e feedback, o que ajuda a aumentar a satisfação no trabalho e a produtividade. 

Além disso, uma comunicação clara pode reduzir os níveis de ansiedade e estresse, pois os funcionários têm uma melhor compreensão sobre seus papéis e responsabilidades. 

Treine sua liderança

Treine sua liderança

Outra prática que pode contribuir muito para aumentar a satisfação no trabalho é o treinamento de liderança. 

Quando os líderes da empresa são bem preparados, eles conseguem influenciar positivamente os times, aumentando a motivação, a confiança e o desempenho dos colaboradores. 

Além disso, os líderes que buscam conhecer as habilidades e competências do seu time, investindo em treinamentos e desenvolvimento, demonstram um comprometimento com o crescimento profissional dos funcionários. Além de atuarem como promotores de um ambiente mais diverso, livre de capacitismo, racismo, xenofobia e outros vieses e preconceitos.

Esses aspectos tornam o ambiente de trabalho mais acolhedor e motivador para todos. 

Conheça a tecnologia da iFractal, que facilita a rotina do RH e, consequentemente, pode somar aos cuidados para manter a motivação no ambiente de trabalho!

Conclusão

Ao longo deste artigo, você soube mais sobre como medir e melhorar a satisfação no trabalho. 

Lembrando que todo esse esforço é indispensável, uma vez que a motivação dos colaboradores se transforma em tarefas impecáveis, satisfação dos clientes, crescimento dos negócios, destaque no mercado, dentre tantos outros benefícios. 

Outro lembrete é o de que tecnologias, como o software da iFractal, ajudam as empresas na organização e, consequentemente, na construção de um clima empresarial mais positivo a todos. 

Agora, não perca mais tempo, aplique as estratégias e colha ótimos resultados! 

Já para mais assuntos ligados ao engajamento dos profissionais no trabalho, continue navegando aqui pelo blog da iFractal! 


Compartilhe o conhecimento