(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Boa notícia para milhões de empregadores e empregados: o FGTS Digital veio para facilitar a rotina do Departamento Pessoal das empresas. 

No mercado de trabalho, aliás, esse é um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos. Mas, afinal de contas, o que significa essa novidade? Como ela vai funcionar na prática? 

Bem, para responder a essas perguntas e te mostrar um guia prático sobre FGTS Digital, nós preparamos este conteúdo.

A leitura é crucial para ficar por dentro do assunto e, ainda, otimizar a sua rotina de trabalho. Vale sempre lembrar que, quanto mais conhecimentos e ferramentas o Departamento Pessoal possui, mais simples ficam as tarefas (até mesmo calcular rescisão de contrato).

Então, continue por aqui e veja como suas demandas em relação ao FGTS podem ficar muito mais simples! 

Conheça, também, o ifPonto — sistema para controle de ponto on-line da iFractal! Sem dúvidas, mais uma facilidade para as empresas! 

O que é FGTS Digital?

O FGTS Digital é uma plataforma virtual de sistemas integrados. Já o objetivo da tecnologia, de acordo com o próprio Governo Federal, é integrar sistemas para gerenciar os mais variados processos sobre obrigações do FGTS. 

Com isso, as empresas podem cumprir suas obrigações de forma muito mais simples e rápida, eliminando burocracias — dentre outros benefícios que, mais adiante, vamos te explicar por aqui. 

Observação: o projeto do FGTS Digital é de responsabilidade da Secretaria de Inspeção de Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego. Além dele, o Governo Federal também conta com o e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte!​

E como tudo funciona, atualmente, ainda sem FGTS Digital?

Aqui, vale retomar um pouco o que é o próprio FGTS. A sigla significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que, na prática, quer dizer uma garantia para trabalhadores demitidos sem justa causa

E para que haja essa segurança, todo mês, as empresas precisam pagar a chamada (GRF) Guia de Recolhimento do FGTS. O valor vai para as contas da Caixa Federal correspondentes aos trabalhadores. 

A novidade, ou seja, a plataforma do FGTS vem justamente para substituir a (GRF) e unificar outros serviços em uma só plataforma. 

Quais os serviços disponíveis no FGTS Digital?

Então, resumindo: o que muda para o Departamento Pessoal? Segundo o Ministério do Trabalho, o DP vai poder: 

  • gerar nova guia de FGTS de forma rápida ou, ainda, personalizada (usando a base de dados do eSocial para o FGTS Digital);
  • gerar guia de FGTS de várias competências de uma vez só;
  • fazer a consulta de extrato de pagamentos feitos;
  • separação dos extratos de pagamentos;
  • conferir débitos pendentes;
  • gerar guia de multa indenizatória com base nas remunerações devidas durante o período trabalhado;
  • fazer o pagamento da guia do FGTS por Pix;
  • facilidade para solicitar a restituição ou compensação de valores pagos de forma indevida. 

Além disso, o Ministério do Trabalho informa que: 

“O desenvolvimento e implementação do Projeto FGTS Digital também vai atender às recentes alterações legislativas trazidas pela Lei nº 13.932, de 11 de dezembro de 2019, que instituiu a obrigação de elaborar folha de pagamento e declarar em sistema de escrituração digital para fins de cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS, criou o lançamento por homologação, conferindo às declarações feitas em sistema de escrituração digital o caráter de confissão de dívida e estabeleceu a necessidade de o Poder Executivo assegurar a prestação de serviços digitais aos trabalhadores e aos empregadores (Art. 17 da Lei 8.036, de 1990).”

Quais são as vantagens do fgts digital?

Quais as vantagens do FGTS Digital?

Agora que você já viu como funciona o FGTS Digital, podemos focar mais nas vantagens dessa tecnologia. Aliás, os benefícios são diversos, mesmo — uma excelente notícia para as empresas e, consequentemente, para os empregados. 

Confira as vantagens proporcionadas pelo Ministério do Trabalho: 

  • redução de custos adicionais pagos à arrecadadora do FGTS;
  • diminuição de gastos operacionais;
  • automatização de procedimentos por meio da digitalização de serviços;
  • mais eficiência aos serviços prestados aos empregados;
  • maior eficiência no gestão de dados e informações;
  • garantia de um banco de dados e de um sistema seguro para as empresas cumprirem suas obrigações quanto antes;
  • maior segurança no armazenamento e gerenciamento de dados;
  • maior base de informações para as empresas poderem tomar decisões estratégicas;
  • aumentar a transparência de processos relacionados ao FGTS;
  • melhorar a comunicação entre administração e administradores das empresas. 

Quais as opções de perfis para o FGTS Digital?

Primeiramente, é preciso esclarecer que, para entrar no FGTS Digital, a empresa precisa ter um cadastro no site do Governo Federal

O acesso, então, depende de um login (uso de CPF ou CNPJ), senha e certificado digital (considerando uma das opções: certificado A1, certificado A3 ou certificado na nuvem). 

Agora, quanto às opções de perfis, mesmo, estão disponíveis as seguintes: 

Procurador de Pessoa Física – CPF

É a alternativa para empregadores inscritos com CPF (Pessoa Física) entrarem no sistema e solicitarem os serviços que já descrevemos. 

Procurador de Pessoa Jurídica – CNPJ

É o caso do empregador inscrito com um CNPJ (Pessoa Jurídica) para entrar no sistema do FGTS virtual. 

Titular

Nesse caso, o perfil é destinado a quem é titular do certificado digital ou do usuário e senha referente a uma conta do portal do Governo Federal. O empregador consegue analisar e, se preciso, mudar os dados dos funcionários vinculados ao seu CPF ou CNPJ. 

Responsável Legal perante a RFB

É o perfil com acesso ao portal do governo, por meio de um certificado digital (Pessoa Física e-CPF) ou, ainda, por meio de usuário e senha. Além disso, esse perfil também precisa ter cadastro como representante de tal CNPJ na Receita Federal. 

Cronograma FGTS Digital 2023

Neste momento, você deve estar pensando: “mas quando começa a valer essas mudanças do FGTS Digital?” 

Segundo o próprio Governo Federal, primeiramente, será disponibilizado um projeto piloto (por enquanto, sem efeitos legais para os empregadores) em março de 2023. Já a previsão do FGTS Digital (versão finalizada e oficial) está para o segundo semestre de 2023. 

Até lá, certamente, há tempo de se preparar para as novas mudanças que, como vimos, prometem trazer muitas facilidades e menos burocracias. 

Como usar o fgts digital?

Sistema Ifractal

É fato que a tecnologia chegou para mudar inúmeros aspectos na vida das pessoas e das empresas. 

Em muitos casos, os recursos tecnológicos funcionam como um imenso facilitador para o trabalho — é o caso não só do FGTS virtual, mas, também, do software da iFractal. 

Para quem ainda não sabe, a iFractal, fundada em 2004, foi a primeira empresa a criar um software para a gestão de ponto em nuvem (ou seja, de forma 100% digital). 

O nome do software é ifPonto e ele consegue coletar as marcações de ponto do trabalhador, segundo o que manda a Portaria 671 do Ministério do Trabalho (MTB). 

Isso significa que, não importa de onde os funcionários trabalhem, eles conseguem bater o ponto de forma on-line e off-line. 

Então, por exemplo, se a empresa fica em São Paulo – SP e o trabalhador atua de sua própria cidade (Fortaleza – CE), ele consegue bater o ponto acessando seu próprio computador. 

Sem dúvidas, essa é uma solução perfeita para empresas que têm empregadores em sistema de trabalho híbrido ou 100% remoto.

O ponto pode ser batido por meio de: computador, laptop, totem, tablet, celular. Outras funcionalidades/vantagens do software da iFractal são os seguintes: 

  • centralização de dados;
  • segurança de dados;
  • descentralização de gestão;
  • otimização de tempo;
  • integração inteligente;
  • economia. 

Saiba mais sobre o ifPonto… Fale com um dos especialistas da iFractal para ele entender mais sobre o seu projeto, necessidades e expectativas. 

Conclusão 

A iFractal, constantemente, traz conteúdos que ajudam o dia a dia das empresas. 

Você, como administrador, profissional de Recursos Humanos ou de Departamento Pessoal, fica por dentro das novidades do mercado de trabalho, incluindo ferramentas tecnológicas que facilitam muito a rotina. 

Desta vez, nós falamos, especificamente, sobre a nova plataforma do FGTS. O Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável por desenvolver e gerir essa plataforma. 

Lembrando, também, que o objetivo dela é substituir a (GRF) Guia de Recolhimento do FGTS — tornando o pagamento mais rápido, prático, e até mesmo, personalizado. Além disso, o portal do FGTS vai disponibilizar outras vantagens aos empregadores. 

A versão oficial da plataforma ainda não está disponível, mas, de acordo com o Governo Federal, ela passa a valer no segundo semestre de 2023. 

Enquanto isso, você pode já conhecer mais e implementar o ifPonto, sistema on-line para controle de ponto. Entre em contato com um dos nossos especialistas e aproveite as vantagens que a iFractal tem a te oferecer!

Como funciona o fgts digital?


Compartilhe o conhecimento