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Você sabe listar quais são os diferenciais de sua empresa e os motivos que fariam um profissional optar pela sua oportunidade de emprego e não pela de concorrentes? 

Se você consegue encontrar uma resposta facilmente para essa pergunta, é bem provável que você já tenha ouvido falar em EVP.

Esse termo é extremamente importante para as empresas, pois representa a forma como cada organização busca valorizar seus profissionais e se destacar na atração e retenção de talentos.

Se você sempre quis saber mais sobre o tema e como criar um bom Employee Value Proposition, continue a leitura!

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O que é EVP?

A sigla EVP, de Employee Value Proposition ou “proposta de valor do funcionário” em tradução, representa o pacote de benefícios, valores ou ações que uma empresa oferece como diferencial de mercado para atrair e reter talentos.

Essa proposta de valor do funcionário faz parte das estratégias de employer branding e é usada também como uma maneira de colocar a empresa em destaque como uma boa marca empregadora.

Além de ajudar a atrair os melhores profissionais do mercado, as ações de EVP ajudam a reduzir a taxa de rotatividade, absenteísmo e até mesmo ajudam a melhorar a produtividade e motivação dos funcionários.

É importante destacar que o EVP deve ser adaptável de acordo com o crescimento e amadurecimento da empresa, assim como a cultura organizacional, por exemplo.

Afinal, as vantagens competitivas de uma empresa devem acompanhar as mudanças no mercado de trabalho.

Antigamente, as empresas poderiam dizer que os principais diferenciais que o EVP de uma empresa poderia ter são remuneração, pacote de benefícios ou plano de saúde.

No entanto, os funcionários hoje buscam também por flexibilidade e autonomia. Por isso, além do salário e benefícios, que são fundamentais, as empresas também precisam considerar jornada flexível, trabalho híbrido e home office definitivo.

Qual a importância do EVP?

O EVP é importante para as empresas por ser uma das estratégias mais eficientes de atração de novos talentos. 

Por representar todos os esforços e ações da empresa para agregar valor ao colaborador, indo muito além de salários e benefícios, a organização que apresenta um bom pacote de vantagens sai na frente em relação aos concorrentes.

Um bom EVP desperta o desejo de fazer parte da empresa para quem está de fora, seja em um processo seletivo ou não, assim como aumenta o desejo de pertencimento.

Se a empresa oferece remuneração competitiva, um ambiente de trabalho agradável, plano de cargos e salários e vários outros benefícios do EVP, a rotatividade também reduz.

Do ponto de vista financeiro, isso significa redução de custos. Afinal, a taxa de turnover envolve diversas despesas, como pagamento de rescisões e o próprio custo de abertura de processos seletivos.

Benefícios do EVP para as empresas

benefícios do EVP para empresas

O EVP representa uma série de vantagens para as empresas. Além de gerar maior satisfação do colaborador, é uma forma de melhorar a retenção de talentos, reduzir custos com rotatividade e aumentar a competitividade da empresa em relação à concorrência.

Veja mais sobre esses benefícios abaixo:

Fortalecimento da cultura organizacional

O EVP também é um elemento importante para fortalecer a cultura organizacional, pois é uma afirmação dos valores apresentados pela empresa. 

Se a empresa coloca que possui como cultura organizacional a valorização do capital humano, é fundamental essa demonstração através do investimento em ações efetivas para engajar esse funcionário, como remuneração, benefícios, flexibilidade, autonomia, ambiente de trabalho saudável etc.

Equipes mais motivadas 

Profissionais mais satisfeitos com o ambiente de trabalho e com a forma como são valorizados tornam-se mais engajados e motivados.

A vantagem para as empresas é que esses profissionais tendem a ter uma melhora na produtividade e eficiência nos resultados.

Atração e retenção de talentos

Mais uma vez, não poderíamos deixar de destacar o principal benefício do EVP: atração e retenção de talentos.

Em um processo seletivo, o EVP pode ser decisivo para a contratação dos melhores profissionais disponíveis no mercado, além de ser essencial para evitar a perda dos talentos que já fazem parte da empresa.

Como comunicar EVP?

Como comunicar EVP

Não basta apenas criar um bom EVP, é importante que as pessoas conheçam todas essas vantagens que a empresa tem para o seu quadro de funcionários.

Existem algumas formas de comunicar o seu Employee Value Proposition para o público interessado. 

Afinal, podemos dizer que existem dois públicos principais: os possíveis candidatos e o público interno.

Para os candidatos, a comunicação do EVP pode ser feita na própria divulgação das oportunidades e ser reforçada ao longo do processo seletivo.

Dessa forma, será mais fácil filtrar os candidatos que estão mais alinhados com a oportunidade e que estão satisfeitos com as vantagens oferecidas.

Para o público interno, a comunicação do EVP pode ser reforçada através de processos de onboarding, ou seja, na integração do novo colaborador no time.

Quando o EVP é realmente vantajoso, os próprios funcionários atuam como embaixadores da marca, divulgando para seu ciclo social a satisfação de fazer parte da empresa. 

E, sem dúvidas, esse é um dos grandes objetivos de qualquer organização, não é mesmo?

Como criar um bom EVP (Employee Value Proposition)?

Para definir o EVP ideal, as empresas precisam levar em consideração todas as suas particularidades. 

Isso porque o EVP deve ser como uma identidade: cada empresa deve ser capaz de criar suas vantagens que vão torná-la única em relação aos concorrentes.

A criação de um bom EVP também deve estar alinhada à cultura da organização.

Para isso, muitas empresas contam com a participação de todos os colaboradores para entender qual seria o pacote de benefícios e ações mais vantajosas.

Algumas das perguntas mais importantes no momento de elaborar o projeto de EVP são: quais são os diferenciais que vão convencer um potencial candidato a se aplicar para uma vaga na minha empresa? Como minha empresa vai conseguir motivar os colaboradores?

Para chegar nessas respostas, a empresa não deve ficar apenas em suposições.

É possível obter esses dados através de entrevistas com atuais e ex-funcionários, realizar pesquisas de clima organizacional e fazer pesquisas com candidatos que negaram a vaga de emprego.

Com essas informações, o setor de RH e fundadores da empresa conseguirão avaliar quais são os benefícios e valores que a empresa consegue oferecer sem que comprometa a saúde financeira da organização.

Como a iFractal pode ajudar sua empresa na construção do EVP?

Com as soluções da iFractal para controle de ponto, como o ifPonto, é possível avaliar informações importantes como taxa de absenteísmo e gerar relatórios sobre o custo com folha de pagamento dos funcionários, para avaliar possíveis promoções e perspectivas de plano de cargos e salários.

Além disso, com a ferramenta ifSinc, o RH pode realizar periodicamente pesquisas para mensurar o clima organizacional e a satisfação dos colaboradores, um indicador fundamental para elaboração do EVP. 

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O que oferecer de benefícios para os funcionários?

Existem diversas formas de compor um bom EVP para os funcionários. Normalmente, as pessoas reduzem o Employee Value Proposition com salário ou até mesmo viagens de bonificação por tempo de casa.

No entanto, é possível pensar em formas de valorização que não implicam necessariamente em investimento financeiro.

Muitas empresas, atualmente, buscam se destacar oferecendo maior flexibilidade e autonomia, para que o colaborador possa ter maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Também existem benefícios que focam no lazer e bem-estar dos profissionais, como vale cultura e incentivo a prática de exercícios físicos.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios que as empresas oferecem:

  • Plano de carreira;
  • Salário competitivo e promoções;
  • Bonificações por metas e desempenho;
  • Férias;
  • Plano de saúde;
  • Flexibilidade de horário;
  • Trabalho híbrido ou home office definitivo.

Conclusão

Como vimos, o  EVP, ou Employee Value Proposition, representa maiores chances de contratação de talentos e retenção. 

Afinal, assim como os candidatos buscam ressaltar suas qualificações e qualidades em um processo seletivo, há também uma expectativa do outro lado de ser recompensado por todas essas entregas e bagagem de mercado.

Ou seja, se você deseja obter reter os melhores profissionais no mercado e atingir melhores resultados, é fundamental começar a pensar em maneiras de tornar a sua empresa ainda mais competitiva.

Entendendo essa importância, é fundamental manter o foco em estratégias voltadas para valorização do capital humano e o Employee Value Proposition pode ser uma das melhores soluções.

Se você gostou de aprender mais sobre EVP, leia também sobre como implementar a cultura organizacional e todas as suas vantagens.


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