Dinâmica de Grupo: Importância e Lista com as Melhores

Posted by:

Se você está inserido no mercado de trabalho há algum tempo já deve ter ouvido falar ou até mesmo participado de uma dinâmica de grupo muitas vezes.

Embora essa ferramenta seja um enorme desafio para os profissionais mais introvertidos, a dinâmica de grupo pode ser uma forma muito eficiente de avaliação e motivação, indo além do uso tradicional no processo seletivo.

Para os profissionais de RH e gestores, pode ser uma ótima maneira de avaliar características fundamentais em um perfil profissional.

Contudo, com a mudança de cenário da pandemia de covid-19 e o modelo de trabalho home office, a forma de fazer dinâmica de grupo mudou.

E, com isso, tanto os profissionais de RH quanto os candidatos tiveram de se adaptar. Se você é da área e quer conhecer mais sobre o uso e importância da dinâmica em grupo online ou presencial, continue a leitura a seguir!

Saiba como otimizar o tempo na gestão de pessoas de sua empresa. Conheça o controle de ponto online ifPonto!

Como funcionam as dinâmicas de grupo?

dinâmica de grupo como funciona

As dinâmicas de grupo são atividades realizadas com um grupo de pessoas de uma equipe específica ou com candidatos de um processo seletivo com a finalidade de promover uma interação um com os outros.

Existem diversos tipos de dinâmica de grupo e cada modelo pode ter um objetivo diferente.

O RH, que normalmente é o setor responsável por organizar a atividade, define o objetivo, o tipo de dinâmica e o que deve ser analisado ou discutido após o fim da atividade.

Com os funcionários da empresa, a dinâmica de grupo pode funcionar como uma forma de desenvolver novas habilidades ou identificar na equipe alguém que tenha o potencial para uma nova vaga que pode surgir ou uma promoção.

Também pode ser usada para motivação e integração da equipe atual com novos colaboradores.

Quais são os objetivos da dinâmica de grupo?

Um dos principais objetivos de uma dinâmica de grupo é analisar determinados pontos de um perfil profissional considerado o mais adequado para determinada vaga.

Ou seja, faz parte da estrutura de um processo muito importante na empresa, que é o recrutamento e seleção de talentos e nivelamento de cargos.

No entanto, além de ser uma ferramenta usada na seleção, também pode ser usada para a retenção de talentos.

Um outro objetivo da dinâmica de grupo é melhorar o bem-estar dos funcionários, a motivação, proatividade e engajamento.

Algumas atividades podem ajudar os colaboradores a se sentirem mais soltos e livres para expor ideias e mudanças nos processos.

Contudo, para que a dinâmica funcione é importante manter os pontos que serão observados em sigilo, mesmo que o tipo de dinâmica de grupo escolhida seja bastante conhecida pelos candidatos.

Se o responsável pela dinâmica disser que a empresa está buscando determinado traço de personalidade antes da atividade, a reação dos participantes pode ser simulada, ou seja, perde a naturalidade da dinâmica.

Por exemplo, se ficar claro nas instruções que o mais importante é demonstrar espírito de liderança, muitos candidatos podem forçar tal postura.

Também é importante esclarecer um mito: nem sempre a pessoa que fala mais ou fala mais alto é a que se sobressai.

Se o modelo de dinâmica busca alguém mais analítico, organizado e introspectivo, esse senso comum da dinâmica de grupo não se aplica.

Ou seja, para os candidatos a dica é ser você mesmo. Para o RH, é ter um perfil claro do que se está buscando com a dinâmica.

Importância de aplicar a dinâmica de grupo na empresa

dinâmica de grupo importância

A dinâmica de grupo é uma atividade que melhora o engajamento e colaboração das pessoas em diferentes contextos, como em uma entrevista no processo seletivo ou na rotina da empresa.

Ou seja, é uma ferramenta que permite avaliar as competências das pessoas interessadas em uma vaga específica, assim como é uma forma de avaliar os colaboradores já de casa para definir melhores planos de carreira ou uma promoção de cargo.

Na rotina da empresa, a dinâmica de grupo ajuda a melhorar o comprometimento, proatividade, relação entre colaboradores, desenvolvimento de habilidades e sentimento de equipe. É uma forma de fortalecer a cultura organizacional.

Para que isso seja conquistado, o setor de RH deve estudar bastante estratégias de como elaborar uma dinâmica de grupo efetiva e como escolher qual a melhor dinâmica de grupo para cada objetivo definido.

Por que fazer dinâmica de grupo em home office?

Considerando o contexto de pandemia ou de empresas totalmente remotas, a dinâmica em grupo se torna essencial, tanto em uma etapa de processo seletivo como na motivação da equipe mesmo com a distância do home office.

Na entrevista de emprego, a dinâmica de grupo online é importante por ser uma forma mais interativa de análise dos candidatos em um contexto em que você não tem o contato presencialmente.

Também é uma forma de quebrar o gelo e tornar o processo seletivo mais dinâmico e rápido, pois é possível conhecer vários candidatos em uma única etapa avaliativa.

Na visão do RH, é muito interessante essa dinâmica por otimizar o tempo e por dar um ponto de vista de como o candidato se sai em uma situação atípica como é a dinâmica em grupo virtual.

No caso do uso da dinâmica de grupo para motivação e integração, pode ser uma forma de manter a equipe unida e apresentar os novos colaboradores, já que o momento pede o distanciamento social.

Na volta do modelo home office para o presencial ou na hipótese de um modelo híbrido, a dinâmica pode ser usada também com esse intuito de motivação e integração.

Dinâmicas de grupo mais comuns no Mercado

pessoas reunidas realizando uma atividade

Existem vários exemplos de dinâmicas de grupo usadas no mercado de trabalho. Confira abaixo as mais usadas e como elas são aplicadas para avaliar determinado perfil comportamental ou técnico.

Dinâmica do desafio

Esse é um tipo de dinâmica de grupo mais desafiador, como o próprio nome diz. Nessa atividade, a ideia é colocar os participantes em situações que exigem proatividade, coragem, curiosidade e tomada de decisões.

Para fazer, é necessário ter uma caixa escura, que não seja transparente, e no interior colocar o conteúdo com os desafios. A quantidade e os tipos de desafios podem variar e vão da criatividade do gestor à dinâmica.

Com o grupo dividido em duas equipes, todos dispostos em roda e com uma música tocando, a caixa deve ser passada um a um.

Quando a música parar, a pessoa que ficou com a caixa deve escolher se tira um desafio, se quer indicar um colega para o desafio ou se passa a vez.

Cada desafio realizado conta 3 pontos e cada desafio não aceito são 4 pontos a menos.

Cada rodada vale um desafio até que todos sejam realizados. O grupo que fizer mais pontos ganha.

Na última rodada, é interessante fazer o desafio ter como prêmio um pequeno mimo, que pode ser dividido entre a equipe ganhadora ou para todos.

Dinâmica do balão

Existem diversos exemplos de dinâmicas que usam o balão (ou bexiga) como material, pois é uma forma fácil e barata de colocar em prática uma dinâmica de grupo.

A finalidade de cada modelo pode variar bastante de acordo com o tipo de dinâmica do balão ou com o que o RH deseja com a atividade.

Vamos citar aqui dois exemplos bem comuns que você pode levar para a sua empresa:

Exemplo 1

Para uma dinâmica em que o objetivo seja desenvolver ou despertar a competitividade saudável, estratégias de defesa e ataque e trabalho em equipe, essa ideia pode ser interessante.

O RH ou gestor do time deve dividir os colaboradores em dois grupos. Para tornar mais fácil a divisão, uma dica é separar os times por cor, como equipe azul e vermelha.

Cada colaborador, de ambas as equipes, deve receber duas bexigas e um barbante para amarrá-las na cintura.

A ideia é que um grupo tente estourar o maior número de balões da equipe concorrente ao mesmo tempo que se defende. O grupo que estourar todos os balões dos adversários primeiro vence a dinâmica.

Exemplo 2

Neste outro exemplo, os participantes da dinâmica devem estar em pé e formando um círculo.

A cada participante deve ser entregue um balão para que encham imaginando que cada balão representa um problema ou desafio na rotina da empresa ou relacionamento com o cliente.

Com as bexigas cheias e fechadas, o grupo deve atirá-las para cima no centro do círculo e, em equipe, todos devem trabalhar para que os balões não caiam no chão por um tempo de 1 ou 2 minutos.

O responsável por organizar a dinâmica deve pedir para que os colaboradores se retirem do círculo um a um, até que não seja mais possível para os que sobraram manter os balões no ar.

O objetivo dessa dinâmica é debater o quanto o trabalho da equipe é importante na resolução dos problemas discutindo sobre como é trabalhar em um grupo em que todos cooperam, ajudam e trazem mais ideias.

Dinâmica da ilha deserta

Essa dinâmica é usada para o quadro de colaboradores da empresa. Nessa atividade, os participantes devem responder 3 perguntas em um papel e colocar as respostas no envelope. São as seguintes perguntas:

  • Se você estivesse perdido em uma ilha deserta, qual colega do grupo você gostaria de ter por perto para te ajudar? E por que?
  • Se você ganhasse uma viagem com direito a 3 acompanhantes, quem levaria e por que?
  • Se você fosse organizar um evento, de qual colega pediria ajuda nessa atividade? E por que?

Com as respostas em mãos, cada participante deve falar de suas escolhas sem citar os nomes dos colegas, apenas as características e palavras-chaves.

As palavras-chaves que surgirem devem ser anotadas em um quadro, para que juntos possam montar quais são os valores de companheirismo e trabalho de equipe fortes na equipe e o que se pode aprimorar.

Simulador de Economia ifPonto

Dinâmica das semelhanças

Na dinâmica das semelhanças, a ideia é desenvolver habilidades de comunicação, união e empatia entre os colaboradores, aproximando-os por coisas em comuns que eles possam ter.

Na prática, é muito simples realizar essa dinâmica de grupo. O organizador deve dividir a equipe em duplas ou trios e deixá-los conversando sobre determinado tempo.

O objetivo é que eles descubram neste tempo de 2 a 3 características ou  habilidades que têm em comum, para que depois possam compartilhar com todo o grupo.

Além de melhorar a comunicação, essa dinâmica ajuda a fortalecer os laços entre os colaboradores, já que é uma oportunidade deles se conhecerem além do lado profissional, mas pessoal também.

Cubos solidários

A atividade dos cubos solidários tem o propósito de promover integração e colaboração entre uma equipe.

Por isso, nessa dinâmica de grupo a tática é bastante manual e de trabalho em grupo.

A ideia é que o grupo seja dividido em duas ou mais equipes e que cada uma das equipes faça 15 cubos com os materiais oferecidos, como papel, cartolina, tesoura etc.

A dinâmica deve durar, no máximo, 1h. Por isso, é necessário um bom entrosamento e trabalho bem organizado para dar tempo de concluir os cubinhos.

Verdade ou mentira

Essa dinâmica de grupo pode ser usada em diversos contextos, mas é bastante aplicada em equipes em que a ideia é melhorar a união, ter um momento de descontração e lazer.

Nessa atividade, cada colaborador deve dizer três afirmações sobre si mesmo, mas uma delas não é verdadeira. Os outros participantes devem adivinhar qual é a falsa.

Dinâmica da observação

Nessa atividade, os participantes se reúnem em uma sala, formando um círculo, e depois fecham os olhos.

O responsável pela dinâmica, então, começa a fazer perguntas para avaliar o poder de observação dos participantes, fazendo perguntas como “quem está com uma camisa azul?” ou “quantas pessoas na sala usam óculos?”.

Quem souber a resposta, deve levantar a mão. Cada resposta certa vale um ponto.

O participante com mais pontos ao fim da dinâmica, é o vencedor e ganha um prêmio.

É uma dinâmica interessante para desenvolver a habilidade de observação no dia a dia.

Como fazer uma dinâmica em grupo online?

como fazer dinâmica online home office

Existem várias formas de promover uma dinâmica em grupo em home office. Dos exemplos acima, vários modelos podem ser adaptados para o online para os colaboradores.

No entanto, as empresas usam muito a dinâmica de grupo online na seleção de talentos, por conta da distância, especialmente por conta do cenário de pandemia em que as dinâmicas de grupo presenciais não seriam seguras.

Em dicas práticas, a dinâmica de grupo começa com o convite enviado aos participantes por e-mail, com a data, duração e a ferramenta (Skype, Zoom, Google Meet etc) usada na dinâmica.

É muito importante sinalizar a ferramenta usada durante a dinâmica, para que o participante possa fazer o download com antecedência e teste antes da hora da entrevista.

Outra dica é recomendar sempre o uso do fone de ouvido durante a dinâmica de grupo, por conta de deixar o áudio com maior qualidade para todos.

O avaliador da dinâmica deve estar presente do início ao fim, fazendo anotações importantes e realizando a mediação da interação entre os participantes.

O ideal é que a dinâmica tenha duração de 1 a 2h, no máximo, com 6 a 10 participantes.

É importante que a dinâmica tenha um limite de pessoas, para que não fique confusa a avaliação e para evitar problemas técnicos, como a videochamada travando.

No mais, vale as dicas de postura de uma dinâmica de grupo comum. Com a câmera deve ficar ligada, os participantes e o avaliador devem estar em um fundo neutro (sem bagunça) e sem interrupções.

Normalmente, a dinâmica online começa com a apresentação pessoal de cada participante, sendo um momento muito importante de cada candidato.

Otimize a gestão de jornada de trabalho do quadro de colaboradores de sua empresa com o ifPonto!

 

Conclusão sobre dinâmicas de grupo

A dinâmica de grupo é um tipo de avaliação que divide opiniões entre os participantes de um processo seletivo. Muitas pessoas se sentem confortáveis com a situação, enquanto para outras é um verdadeiro desafio.

Do ponto de vista de um gestor de uma empresa ou do setor de RH, a dinâmica de grupo é uma ferramenta poderosa, pois permite observar pontos importantes dos colaboradores ou candidatos que em uma entrevista individual não é possível notar.

Se bem elaborada e aplicada, uma dinâmica de grupo pode ser decisiva na contratação do profissional perfeito para a vaga disponível, assim como pode ser uma forma de melhorar o entrosamento entre as equipes, estimular motivação, proatividade e muitos outros pontos positivos.

Gostou desta leitura? Aproveite e descubra mais dicas sobre gestão de pessoas e controle de ponto aqui no blog da iFractal!

0
  Posts Relacionados
  • No related posts found.