(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Você já ouviu falar sobre capacitismo? Esse termo, infelizmente, causa muito sofrimento às pessoas com deficiência. 

E um dos ambientes onde, muitas vezes, há o capacitismo é dentro das empresas. Diante disso, é de extrema importância pautar o assunto e, principalmente, as formas de combater o problema no espaço corporativo. 

Neste conteúdo, então, você vai ver o que dá para fazer, na prática, para que profissionais PcD sejam verdadeiramente respeitados e tenham seus valores reconhecidos. 

Isso, aliás, mostra o quanto a empresa está comprometida com a diversidade e respeito a todas as pessoas. 

Acompanhe o conteúdo! 

Leia também: Tendências: O que esperar das relações trabalhistas nessa década

O que é capacitismo?

De acordo com o dicionário, a palavra capacitismo significa: 

Discriminação e preconceito direcionados a pessoas com deficiência (PcD), podem se efetivar através do discurso de que essas pessoas são anormais ou incapazes, em comparação com o que é social e estruturalmente considerado perfeito.

Como o capacitismo pode ocorrer em empresas?

Dito como o que é o significado do termo em discussão, precisamos ressaltar como ele se dá na prática. Vamos lá, então!

O fato é que, infelizmente, existem casos de capacitismo nos mais diversos contextos da sociedade, como dentro dos ambientes profissionais. 

E, claro, isso não significa que essa realidade não possa e não deva mudar. É fundamental, sim, buscar soluções para combater o capacitismo. A primeira delas, inclusive, você já está fazendo: ir atrás de conhecimentos. 

Antes de mostrarmos com quais outras formas é possível combater o preconceito, vamos abordar quais situações caracterizam a discriminação contra pessoas com deficiência.

Veja quais ocasiões são essas: 

Expressões capacitistas

Muitas vezes, as pessoas utilizam expressões capacitistas no trabalho. Em alguns casos, quem fala, na hora, pode até não perceber que está colocando um preconceito para fora.

Por isso, é extremamente importante tocar no assunto e rebater essas expressões, algumas delas são: 

  • “fulano está se fazendo de surdo”;
  • “tal pessoa parece um autista, vive em seu próprio mundo”;
  • “ciclano está dando uma de João sem braço”
  • “desculpa de aleijado é muleta;
  • “nem adianta fingir demência”;
  • dentre tantas outras. 

Atitudes capacitistas

Atitudes capacitistas

Muito além das expressões, existem atitudes capacitistas. Por exemplo, não deixar um colega de trabalho PcD fazer determinada tarefa, por achar que ele não tem competência para tal. 

Ou, ainda, fazer um comentário pejorativo sobre o corpo da pessoa com deficiência. Outro exemplo: ter resistência para se aproximar de um profissional PcD, simplesmente, porque a pessoa tem uma deficiência. 

Superproteção

Também é muito importante esclarecer que não é porque uma pessoa possui uma deficiência que ela precise de superproteção. Mas, infelizmente, é isso o que acontece por várias vezes nos cenários profissionais. 

Então, não trate o profissional PcD como se fosse criança, alguém incapaz de viver e realizar suas atividades de trabalho!

Elogios que reforçam estereótipos incorretos

O capacitismo também pode estar em “elogios”. Um exemplo: o profissional PcD apresenta um workshop muito interessante para seus demais colegas de trabalho. 

Com isso, um dos telespectadores, depois do workshop, comenta que adorou a apresentação e não esperava tanto de uma pessoa que possui limitações físicas. 

Isso deve ser evitado sempre, pois reforça a falsa ideia de que pessoas PcD são incapazes de trabalhar e se destacar no mundo profissional. 

Qual a importância de combater o capacitismo empresarial?

Quando uma empresa combate atitudes capacitistas, ela se mostra realmente preocupada com todas as pessoas com deficiência. 

A partir disso, é possível destruir pensamentos capacitistas dentro do local de trabalho e, ainda, dar o exemplo para as pessoas serem justas, mesmo fora do ambiente corporativo. 

Confira outros pontos importantes advindos da luta contra o capacitismo: 

Fortalecimento da cultura organizacional

É claro que toda empresa deseja ter uma cultura organizacional positiva, que é o conjunto de crenças, hábitos e valores.

Mas, não é possível buscar e manter essa excelência sem combater o capacitismo. Aliás, também, pode haver a necessidade de reforçar a cultura organizacional para os colaboradores. 

Se você identificar essa demanda, não deixe de fazê-la… Mostre ou relembre, a todos os funcionários, quais são os valores da empresa, dentre eles, o respeito com as pessoas que possuem deficiência. 

Representatividade

Você sabia que, no Brasil, existem 17 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com dados do Censo de 2022?

É fundamental que essas milhões de pessoas se sintam incluídas e representadas, para acreditarem, ainda mais, que podem ter excelentes oportunidades de trabalho. 

As empresas, justamente, são alguns desses lugares para acolher e inspirar profissionais PcD. 

Então, quando uma empresa mantém uma posição firme contra o preconceito, ela só tende a ganhar mais talentos PcD e a inspirar quem ainda não entrou na empresa (mas, futuramente, pode chegar para somar). 

Melhora no clima organizacional

Melhora no clima organizacional

Combater o preconceito contra PcDs faz com que o ambiente de trabalho se torne mais respeitoso, inclusivo, harmônico e prazeroso. 

Tudo isso contribui para que todos os profissionais se sintam melhor e, assim, possam somar com mais ideias e inovações para a empresa. 

Atração de talentos

Mostrar que a sua empresa luta contra o capacitismo ajuda a atrair muito mais talentos. 

Afinal, os profissionais PcD, ao verem os valores da empresa, podem se sentir mais à vontade para se candidatarem às vagas e, em seguida, trabalharem em paz, dia após dia. 

Criação de uma empresa verdadeiramente inclusiva

É muito importante, ainda, que a sua empresa seja inclusiva, por meio da luta contra o preconceito com PcDs.

Pense que pessoas — com necessidades, pensamentos e experiências — diferentes enriquecem o ambiente de trabalho. 

Além disso, a inclusão mostra que a empresa, de fato, está preocupada em acolher e dar oportunidades a profissionais com deficiência. 

Como evitar o capacitismo dentro da sua empresa?

Treine e informe seu time

Combater atitudes capacitistas é uma tarefa que se faz em conjunto. Afinal, de nada adianta a empresa adotar uma postura inclusiva, mas ter colaboradores que tomam atitudes preconceituosas no cotidiano. 

Dessa forma, é indispensável conscientizar seus profissionais e determinados times. Fale sobre o que é o capacitismo e, sobretudo, o que fazer para combatê-lo. 

Leve a acessibilidade para a empresa

Também, de nada adianta se afirmar como empresa inclusiva, se os ambientes de trabalho não acolhem pessoas com deficiência. 

Então, reveja os espaços de trabalho e as necessidades dos profissionais PcD. O ideal é que a empresa toda tenha acessibilidade, claro. 

Crie campanhas de conscientização

Está com dificuldades para definir as ocasiões e os momentos para pautar a luta contra o capacitismo? Uma ótima alternativa é criar campanhas de conscientização dentro da empresa.

Uma forma mais específica de fazer isso pode ser, por exemplo, chamar um profissional que tenha algum tipo de deficiência para ele palestrar sobre o assunto e tirar possíveis dúvidas dos demais colegas de trabalho. 

Trabalhe o diálogo aberto dentro da empresa

Tenha um plano de carreira sólido para PcDs

A empresa, de fato, precisa pensar no bem-estar das pessoas com deficiência de forma global. 

Isso inclui criar um plano de carreira sólido para esses profissionais. Ou seja, determinar quais oportunidades eles podem ter com o passar do tempo, o que devem fazer para conquistar as promoções e afins. 

Observação: apresente todos esses pontos logo na entrada do colaborador à empresa. Assim, ele pode se sentir respeitado e motivado, desde o começo de tudo. 

Trabalhe o diálogo aberto dentro da empresa

Por fim, mas não menos importante, estimule o diálogo dentro da empresa. Esse aspecto significa mostrar que o RH/Departamento Pessoal e lideranças estão prontos para tirar dúvidas sobre o assunto. 

Muito mais do que isso, para criar oportunidades para que os funcionários PcD possam falar mais de si mesmos (seja em workshops, palestras, enfim). E que, se for o caso, a empresa está aberta para ouvir denúncias e reclamações que envolvem atitudes capacitistas. 

Conheça o software da iFractal, que torna o controle de ponto algo muito mais prático e seguro tanto para o RH quanto para os demais colaboradores!

Conclusão

Neste conteúdo, nós falamos sobre capacitismo. Como dito, o termo significa o preconceito contra pessoas com deficiência. 

O fato é que esse tipo de situação, infelizmente, pode acontecer nos ambientes de trabalho. Por isso, é extremamente importante as empresas estarem atentas ao assunto. 

O foco faz com que, no dia a dia, seja possível identificar, combater e se declarar contra o preconceito. 

Se preciso, reveja todas as nossas dicas e torne a sua empresa, de fato, inclusiva e respeitosa! 


Compartilhe o conhecimento