(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Profissionais proativos, cheios de criatividade e 100% empolgados com a empresa — quem não deseja ter times assim? Afinal, desenvolver e manter equipes engajadas é o ponto-chave para o sucesso de qualquer empresa. 

Sim, isso mesmo.… É preciso sempre lembrar que a criação e expansão de qualquer negócio depende de pessoas muito bem capacitadas. Mas, apesar de ter essa consciência, muitas empresas tropeçam quando o assunto é formar equipes focadas.

Você se identificou com esse caso? Neste conteúdo, nós da iFractal vamos te mostrar mais benefícios sobre ter equipes motivadas e, claro, como chegar a esse patamar. 

Então, continue a leitura e aproveite todas as informações!

Leia também: Carga horária de trabalho: como fazer a gestão na sua empresa

Qual é a importância de ter uma equipe engajada?

Há pouco, dissemos que equipes engajadas estão diretamente ligadas ao desenvolvimento e expansão das empresas. Mas, ainda falta explicar como isso acontece especificamente, ou seja, como profissionais focados, de fato, fazem a diferença no dia a dia. 

Veja, então, o que é possível ter a partir de um quadro de funcionários motivados: 

Equipe engajada: qual a importância para a empresa e para os colaboradores?

Aumento de produtividade

O primeiro ponto é que colaboradores engajados são realmente comprometidos com o trabalho, ou seja, eles ficam mais entusiasmados e se dedicam ao máximo para alcançar os objetivos propostos. 

Essa atitude leva a um aumento significativo na qualidade do trabalho realizado, além de gerar um ambiente mais positivo na empresa como um todo.

Também vale dizer que uma equipe engajada dificilmente desiste diante de um grande desafio, pelo contrário, ela segue com um trabalho duro para encontrar soluções e superar os obstáculos. 

Vantagem competitiva no mercado

Outro aspecto é que ter uma equipe engajada é essencial para que uma empresa se torne uma referência no mercado. 

Quando os colaboradores estão motivados e comprometidos com as metas da organização, todas as ações se tornam mais efetivas, gerando resultados expressivos que destacam a empresa em relação à concorrência. 

Além disso, uma equipe mais focada é capaz de superar desafios com mais facilidade, reagir rapidamente às mudanças e inovações, e conduzir os negócios sempre visando a melhoria dos processos e da qualidade. 

Por tudo isso, investir em estratégias que garantem o engajamento dos funcionários é uma escolha inteligente para alcançar uma vantagem competitiva no mercado.

Retenção e desenvolvimento de talentos

A empresa que mantém os times motivados, também, tem grande desenvolvimento e retenção de talentos. 

Quando os colaboradores se sentem motivados e alinhados com os objetivos da empresa, eles têm mais vontade de se dedicar ao trabalho e buscar melhorias contínuas. 

E como já comentamos, uma equipe engajada tende a ser mais produtiva, criativa e comprometida com a empresa. Tudo isso ajuda a reter os melhores talentos e a desenvolver novos líderes dentro da organização. 

Sem dúvidas, se a empresa quer se destacar no mercado e ter uma equipe que cresce com ela, o engajamento é um fator decisivo.

Como criar uma equipe engajada?

Chegamos ao grande ponto deste conteúdo, que é saber como, enfim, criar e manter uma equipe engajada. A boa notícia é que existem muitas formas de fazer isso, mas, claro, é fundamental bastante interesse e investimento por parte da empresa. 

Nós separamos sete passos principais para conseguir ter equipes mais envolvidas com o trabalho. Confira quais são as medidas: 

Valorize e desenvolva seus colaboradores

A valorização e o desenvolvimento dos funcionários são fundamentais para alcançar o grande objetivo em questão. 

Isso porque, quando os colaboradores se sentem valorizados, eles percebem que a empresa se preocupa com eles como seres humanos e não apenas como uma mão de obra. 

Diante disso, os profissionais podem ter um senso de pertencimento e comprometimento com a organização. 

Além disso, oferecer oportunidades de desenvolvimento e treinamento para os funcionários também pode ajudar a aumentar a motivação e a produtividade da equipe, além de contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. 

Portanto, é essencial investir em programas de treinamento e desenvolvimento, bem como em ações de reconhecimento e valorização, para criar uma equipe engajada e comprometida.

Treine sua liderança para orientar 

Treine sua liderança para orientar 

Criar uma equipe mais engajada pode levar tempo e esforço, mas vale a pena a longo prazo. Outro componente chave para conseguir isso é desenvolver fortes habilidades de liderança. 

Os líderes devem ser capazes de fornecer orientação e apoio claros aos membros de sua equipe, ao mesmo tempo em que os capacitam a se apropriar de seu trabalho e contribuir para o sucesso geral da empresa.

Diante disso, treinamentos de liderança, ao investir no desenvolvimento de sua liderança, você pode criar uma equipe mais motivada e colaborativa, orientada para atingir objetivos compartilhados.

Desenvolva um processo de seleção alinhado à cultura organizacional

Mais uma forma para ter uma equipe motivada é desenvolver um processo seletivo alinhado à cultura da empresa

Como fazer isso? É preciso identificar os valores e comportamentos essenciais para a própria empresa, pois eles servirão de guia para o processo de seleção de candidatos. 

O processo deve ser inclusivo, com todos os funcionários envolvidos de alguma forma, garantindo que os candidatos certos sejam selecionados para seguir em frente. 

Lembrando que, quando as equipes certas estiverem formadas, é essencial oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para ajudá-las a prosperar em suas funções. 

Construa um sistema de metas e recompensas

O quarto método é sobre a implementação de um sistema de metas e recompensas. Quando os funcionários têm objetivos claros para trabalhar e são incentivados a alcançá-los, eles se tornam mais comprometidos com seus próprios trabalhos. 

Além disso, eles se sentem valorizados por suas contribuições. Isso pode levar ao aumento da produtividade e melhora da comunicação. 

A empresa só não pode esquecer de dar recompensas, que podem ser aumento salarial, promoção de cargo, bônus mensal no salário, enfim. 

Tenha uma comunicação transparente

A comunicação transparente também é fundamental. Para isso, é essencial que os colaboradores saibam quais são as metas e objetivos da empresa, bem como as expectativas de seus líderes. 

Ter um canal aberto de diálogo, onde todos possam expressar suas opiniões e ideias, também contribui para o comprometimento e motivação dos colaboradores. 

Além disso, fornecer feedbacks frequentes e construtivos aos membros da empresa ajuda a identificar pontos de melhoria e a valorizar as conquistas. 

Enfim, quando há transparência na comunicação, os colaboradores se sentem valorizados e parte do processo, o que consequentemente pode aumentar o engajamento e a produtividade dos times.

Como medir e analisar uma equipe engajada?

Conte com um bom pacote de benefícios corporativos

Investir em benefícios corporativos também é importante para a empresa ter times engajados. Afinal, ao contar com um pacote completo de vantagens, os funcionários se sentem valorizados e reconhecidos pela empresa em que trabalham. 

Alguns exemplos de benefícios que podem ser oferecidos são: plano de saúde, vale-alimentação, convênios com instituições de ensino e treinamentos corporativos, dentre tantos outros. 

Essas ações demonstram ao colaborador que ele é visto como parte da organização, não apenas como um número. Mas, atenção: é importante destacar que a escolha dos benefícios deve ser baseada nas necessidades dos funcionários e na cultura da empresa. 

Assim, é possível criar uma equipe engajada e que busca alcançar excelência nos resultados.

Conte com a tecnologia

A tecnologia, atualmente, oferece inúmeras ferramentas que possibilitam uma comunicação mais eficaz e colaborativa entre os membros da equipe, além de facilitar a organização de tarefas e o gerenciamento de prazos. 

Além disso, a tecnologia pode ser uma grande aliada para promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores, por exemplo, com treinamentos virtuais, além de palestras e cursos que podem ser acessados facilmente. 

Conte com a tecnologia e crie uma equipe, de fato, engajada, mais unida e produtiva.

Como medir e analisar uma equipe engajada?

Também existem alguns métodos para medir o nível de comprometimento das equipes. Fazer esse acompanhamento é muito importante para o desenvolvimento e expansão dos negócios. 

Veja como fazer as análises: 

  • tenha indicadores de desempenho para as equipes e negócios, no geral;
  • estabeleça uma comunicação clara entre toda a empresa;
  • faça reuniões de feedbacks frequentes;
  • crie e peça para os colaboradores responderem a pesquisas de satisfação.

A iFractal possui o ifPonto, que é o software para gestão da jornada de trabalho dos colaboradores. Essa tecnologia otimiza o trabalho do RH, ao mesmo tempo, diminui os custos operacionais da empresa. Conheça mais!

Conclusão

Equipes engajadas fazem toda a diferença para as empresas. Como vimos, times motivados e bem alinhados tendem a trabalhar sempre em busca de soluções e melhorias — só que, claro, tudo isso não acontece por acaso, do nada. 

Ter times mais envolvidos com o trabalho depende de diferentes ações da empresa. Alguns exemplos de medidas são: valorização dos profissionais, maior oferta  de benefícios, comunicação clara, definição de metas e objetivos, dentre outras. 

Lembre-se, também, de explorar as tecnologias, como o ifPonto — software para controle de ponto online da iFractal! 


Compartilhe o conhecimento