(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

A gratificação por função — também conhecida como bônus de função — é um pagamento dado, além do salário, pela realização de um determinado trabalho ou tarefa. 

Além disso, a bonificação pode ser dada em datas especiais. Esses bônus podem variar de acordo com a empresa ou setor e podem ser concedidos em intervalos regulares ou como pagamento único. 

Vale ressaltar que esse tipo de bônus fornece motivação adicional para que os funcionários se destaquem em suas funções. 

Mas, claro, é importante que as empresas avaliem e gerenciem cuidadosamente esses bônus para garantir a gratificação de forma justa a todos funcionários e, ainda, sem desequilibrar o caixa da empresa. 

Ficou ainda mais interessado no assunto? Aqui na iFractal, você pode saber muito mais. Continue a leitura e aproveite as informações!

Os tópicos abordados serão esses abaixo: 

  • O que significa gratificação por função;
  • Quais são as formas de gratificação por função;
  • Bonificação x Gratificação;
  • Quanto pode ser a remuneração por gratificação? Existe padrão?  
  • Cálculo da gratificação, será preciso fazer sempre? 
  • Quais as vantagens para empresas cederem gratificações? 
  • Conclusão.

O que é gratificação de função

A gratificação por função, ou bônus por função, é um tipo de benefício concedido aos funcionários pelo desempenho de tarefas ou funções específicas em seus cargos. As tarefas e funções, aliás, podem exigir habilidades comuns ou conhecimentos especiais. 

Em alguns casos, o bônus por função também pode ser concedido como recompensa pelo aumento de produtividade ou de eficiência. Exemplo disso é quando um funcionário ou uma equipe inteira bate determinada meta

Além disso, existem outras situações profissionais que proporcionam gratificação aos colaboradores. Enfim, dá para notar que a gratificação, no geral, é bem ampla, abrange vários cenários e condições. 

Em todo o caso, é um tipo de compensação comumente encontrado em diversos setores como: tecnologia, finanças, marketing, vendas, engenharia, dentre tantos outros.  

Mais um aspecto é que a bonificação pode ser oferecida como pagamento único ou como compensação contínua por tarefas executadas regularmente. 

Em última análise, vale frisar que a gratificação de função ou por outros critérios serve como incentivo e recompensa para os funcionários que agregam valor à sua empresa.

Reconhecer e recompensar intelecto, esforço, talento e dedicação dessas pessoas é o ideal. Isso melhora a relação entre empresa e funcionário, além de manter as equipes mais motivadas. 

Ou seja, todos ganham. Sendo assim, vale a pena saber ainda mais sobre o assunto, concorda? Continue com a sua leitura! 

Tipos de gratificação 

Como dissemos, existem vários tipos de bônus, não só gratificação por função. Confira os principais tipos de critérios que dão gratificação: 

Balanço

A gratificação por balanço é realizada quando a empresa avalia seus próprios rendimentos, isso ao longo de um determinado período (que varia de acordo com cada negócio). 

Então, diante dessa avaliação, descobre-se que houve excelente lucratividade. Logo, os funcionários podem receber uma porcentagem dos ganhos. 

Eventos

A gratificação por eventos é quando a empresa dá um benefício em determinadas datas especiais. Então, por exemplo, um funcionário pode ganhar um bônus em seu aniversário. 

Outro caso é o da bonificação para a empresa toda, por conta do Natal ou do aniversário da própria empresa. 

Habilidade

Já o Bônus por gratificação pode ser concedido quando um colaborador precisa fazer uma especialização, curso de breve duração, enfim, para executar determinada função. 

Ou, ainda, pode acontecer do funcionário ser alocado para comandar somente um projeto ou uma tarefa longa demais. Nesses casos, também pode haver gratificação por habilidade. 

Tempo de casa 

Outro tipo é o bônus por tempo de casa que, dessa forma, recompensa os funcionários conforme eles vão ficando mais tempo na empresa. 

Não existe regra sobre a quantidade de tempo. O colaborador pode ser beneficiado por seis meses, um ano, dois anos, dez anos de casa, enfim. 

Desempenho

É um tipo de bônus baseado em desempenho, que recompensa os funcionários por atingirem ou excederem determinados objetivos ou metas.

Equipe

Também é possível citar os bônus baseados em equipe, ou seja, que recompensam um grupo de funcionários que trabalharam juntos para alcançar determinado sucesso.

Então, já tem ideia do que adotar em sua empresa? Gratificação de função ou por outros critérios? 

Bonificação x Gratificação

Muitas pessoas ficam em dúvida quanto a semelhanças e diferenças entre: bonificação e gratificação. Vamos aos esclarecimentos então… 

Bonificação e gratificação significam a mesma coisa, ou seja, são apenas sinônimos. Os dois termos são referentes a um benefício pago pelas empresas a seus funcionários. 

Cabe a cada empresa determinar a maneira mais adequada de recompensar seus funcionários.

Também vale saber que a gratificação ou bonificação por função está prevista na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O Artigo 457 da CLT diz o seguinte:

“Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953) (Vide Lei nº 13.419, de 2017).”

Quanto é a remuneração da gratificação de função? 

Vamos relembrar: gratificação por função ou por outros critérios não é uma obrigação das empresas. Isso significa que o valor do bônus fica a critério de cada empresa. Esta pode avaliar determinadas situações e períodos e, então, estipular os valores de gratificação. 

Além disso, é importante que os funcionários sejam informados sobre o assunto. Essa orientação pode acontecer, por exemplo, no ato da contratação dos colaboradores. 

Muitas empresas entregam, aos novos funcionários, um material que explica todas as funcionalidades, regras, exceções e gratificações vigentes. 

Quando é preciso fazer cálculo de gratificação com base na CLT?

As gratificações que já citamos não têm valor mínimo nem máximo. Dessa forma, cada empresa tem liberdade para determinar as quantias dadas aos funcionários. 

Agora, existe certo tipo de bonificação que deve, sim, seguir parâmetros exatos da CLT, inclusive, de cálculo. Estamos falando do 13º salário (estipulado pela Lei nº 4.090/62). 

Nesse caso, o cálculo do 13º é feito assim: a empresa divide o salário integral (de cada funcionário), em seguida, multiplica o resultado pelo número de meses trabalhados (durante o ano). 

Horas extras, adicionais de insalubridade e adicionais por trabalho em período noturno, além de comissões, também entram no cálculo.

 

Vantagens para empresas ceder gratificação por função

Ainda na dúvida se você adota ou não a gratificação de função, dentre outros tipos? Então, este tópico vai te ajudar ainda mais. Vamos te ajudar a resolver essa dúvida. 

Nós separados as principais vantagens de liberar bonificações a funcionários e equipes. Confira quais são os benefícios envolvidos nessa prática: 

Reconhecimento do trabalho dos colaboradores

É claro que muitos e muitos trabalhadores “vestem e suam a camisa” para dar o melhor à empresa. 

Ou seja, eles se dedicam no trabalho, buscam mais conhecimentos em ambientes externos, se adéquam às metas, enfim, 

Tudo isso não é fácil, envolve muito foco, esforço, dedicação e trabalho duro, diariamente. Sendo assim, nada mais justo do que reconhecer tudo isso com uma ou mais bonificações. 

O bônus mostra que o esforço dos colaboradores vale muito.

Mais engajamento dos funcionários 

A tarefa de reconhecer o trabalho dos funcionários já faz com que eles se sintam melhores. 

Há aquela sensação de que a empresa, de fato, está acompanhando as tarefas e o crescimento das pessoas. 

Muito além disso, a bonificação em si, possibilita mais conforto para a vida dos funcionários — seja para comprar um curso, guardar o dinheiro na poupança, acertar as contas, enfim. 

De forma geral, os funcionários acabam mais engajados. 

Geração de competitividade saudável entre os empregados 

Toda empresa precisa de lucros e isso depende do capital humano, certo? Então, uma boa estratégia é gerar uma competição saudável entre os colaboradores. 

Por exemplo, estabelecer gratificação por função a quem bater a meta de vendas. 

Isso faz com que um funcionário queira se dedicar mais do que o outro. E, claro, a empresa deve deixar claro que essa competição é saudável, mesmo. 

Maior produtividade

Colaboradores mais engajados levam a maior produtividade para a empresa. Afinal de contas, quem se sente bem, reconhecido e beneficiado pela empresa, tende a produzir mais. 

E isso, inclusive de forma mais natural mesmo. Por isso, vale a pena aplicar a gratificação de função ou por outros critérios a todas as equipes. 

Expressão de transparência da empresa 

Dar bonificação também mostra que a empresa é transparente. Como dissemos, o processo de bonificação deve ficar claro a todos os funcionários. 

Ter essa clareza é bem importante, porque gera mais confiança e engajamento dos funcionários. Afinal, eles podem saber onde realmente estão e quais são os propósitos. 

Clara preocupação da empresa para com os funcionários 

É claro que todo profissional deseja trabalhar em uma empresa que se preocupe com ele. Então, que tal ser essa empresa? 

Mostre que você reconhece a importância do capital humano. Mais do que isso, que está disposto a recompensar aqueles que se dedicam ao trabalho. 

Melhora da relação entre empresa e colaboradores 

Tudo o que falamos até aqui, enfim, melhora a relação entre empresa e colaboradores. Diante disso tudo, a sua empresa pode ter funcionários por muito mais tempo. 

Sem sofrer com alta rotatividade, falta de mão de obra, enfim. São muitos os benefícios mesmo, vale a pena apostar nas bonificações!

Conclusão 

Neste conteúdo, nós da iFractal falamos sobre gratificação por função e por outros critérios. 

Lembrando que a bonificação é uma contribuição, além do salário pago. Não existe dia, frequência ou valor determinado para conceder o benefício. Esses pontos ficam a critério de cada empresa. 

O mais importante é, sempre que possível, proporcionar bonificações. Essa atitude traz muitos benefícios, como: 

  • mais engajamento dos funcionários;
  • maior produtividade para a empresa;
  • reconhecimento constante do trabalho das equipes;
  • geração de competição saudável entre funcionários;
  • melhora da relação entre empresa e colaboradores;
  • dentre outros.

Vale mencionar que práticas do EVP são indispensáveis para conquistar tudo isso!

Para colher ainda mais bons frutos em sua empresa, conheça a solução da iFractal: trata-se do ponto online iFponto

Fica muito mais fácil cada colaborador registrar seu próprio ponto com essa tecnologia. Dessa forma, gestores conseguem acompanhar, mais e melhor, a produção e os resultados das equipes. 

Não deixe de conferir!

Leia também nosso conteúdo sobre vale alimentação e confira o que a lei diz sobre o benefício.


Compartilhe o conhecimento