Carreira em Y: o que é, vantagens e como planejar sua trajetória

Posted by:

A carreira em Y é um formato de promoção que explora mais de um caminho de crescimento profissional dentro da empresa.

Antigamente, era natural que, ao entrar em uma empresa, o profissional esperasse apenas por um crescimento linear, passando de uma posição de estagiário para auxiliar, de profissional pleno a supervisor ou gerente, por exemplo.

Nessa escada profissional, o topo seria alcançar as posições mais próximas da direção e administração de uma empresa, cargos que acabam exigindo muito mais do que conhecimento técnico.

No entanto, quando pensamos nos perfis profissionais que são altamente competentes como técnicos, mas que não desejam seguir uma carreira de liderança, esse modelo linear acaba excluindo-os.

Para que a empresa não perca esses talentos e para que eles não se sintam desmotivados ou estagnados, é fundamental considerar a carreira em Y, que permite ao profissional crescer na empresa como um especialista técnico em sua área.

Se você se interesse por esse assunto, confira tudo sobre carreira em Y no texto a seguir:

Confira também: o que é admissão digital, benefícios e como realizar

O que é a carreira em Y?

A carreira em Y é uma forma de promoção que permite ao colaborador crescer por dois caminhos distintos, sendo um deles a trajetória rumo a cargos de gestão e liderança, e o outro o crescimento profissional como especialista técnico.

Esse tipo de modelo de evolução de carreira surgiu como alternativa para contemplar também os perfis profissionais que apresentam um excelente desempenho, mas que não desejam ou não possuem as habilidades necessárias para assumir cargos de liderança e gestão de pessoas.

É diferente do pensamento que se tinha antigamente em muitas organizações, em que a carreira seguia um curso linear.

No plano linear, ao alcançar ótimos resultados e alta performance, o colaborador recebe como promoção aumento salarial e cargos com mais responsabilidades de gestão e estratégia.

Com a experiência e qualidade técnica, a visão das empresas era que este colaborador poderia assumir cargos de liderança.

Só que, na prática, sabemos que não é uma regra universal.

Experiência e qualidade técnica não significam necessariamente que uma pessoa está pronta para posições de gestão.

Contudo, esse desempenho também é digno de recompensas e reconhecimento por parte da empresa.

Para que esses perfis técnicos não se sintam estagnados, a carreira em Y acaba sendo a melhor opção para contemplar o reconhecimento desses colaboradores.

Afinal, assim como posições de gestão, o papel de especialistas técnicos também é fundamental para o crescimento da empresa e para decisões estratégicas.

Em muitos casos, esses perfis acabam sendo essenciais para que uma mudança ou inovação seja implementada, pois o olhar técnico aliado à gestão de recursos e pessoas gera resultados mais garantidos.

Carreira em Y ou em W?

carreira em y e w

Outra alternativa que as empresas podem seguir de modelo de carreira é a carreira em W. Diferente da carreira em Y, que divide o crescimento em dois caminhos (gestão ou foco técnico), a carreira em W impulsiona os profissionais para diversas áreas, sem que eles precisem fazer essa escolha.

Por isso, na carreira em W, o profissional pode assumir posições de gestão sem deixar a parte prática de lado.

Assim, o profissional acaba se desenvolvendo em diversos aspectos, tanto em habilidades comportamentais como em habilidades técnicas.

A letra W exemplifica essa opção de três caminhos: ser um especialista, se tornar um líder ou atuar nas duas frentes, como um profissional bastante completo e flexível.

Como funciona a carreira em Y na prática?

Na prática, a carreira em Y só funciona através de um trabalho sólido de avaliações por parte do RH e gestores, além dos próprios feedbacks dos colaboradores.

Através do desempenho no dia a dia, testes comportamentais em processos seletivos e no relato de cada profissional, RH e gestores conseguem avaliar melhor qual o caminho mais promissor para cada perfil, dentro do que os próprios funcionários trazem de desejos e anseios.

Durante a contratação e ao longo da carreira profissional do colaborador na empresa, é importante trazer quais os caminhos que a empresa pode oferecer de crescimento.

Para isso, a elaboração de um plano de cargos e salários é essencial para deixar claro a todos quais são os requisitos e responsabilidades de cada posição.

Em feedbacks com o gestor da área, é importante que o colaborador tenha essa liberdade de dizer o que deseja em seu futuro na empresa, se entende que o melhor caminho é a gestão ou o foco técnico.

Assim, no momento de promover um colaborador, você terá como opção trazer o funcionário para uma posição que exige mais responsabilidades de gestão de pessoas e atividades, ou, tornar o colaborador um especialista de determinada área, à frente de desenvolvimento técnico de produtos, projetos ou pesquisas.

Quais são as vantagens de estimular a carreira em Y na empresa?

carreira-gerencial

A carreira em Y é uma forma de organizar o crescimento profissional dos colaboradores que representa benefícios para ambos os lados, para as empresas e para os trabalhadores.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios:

1. Maiores oportunidades para a carreira

Antigamente, para crescer dentro de uma empresa, muitas pessoas só enxergavam como opção o desenvolvimento dentro de cargos de liderança.

No entanto, como vimos, muitas pessoas não desejam assumir essas posições, mas também não desejam ficar estagnadas dentro da carreira.

Por isso, a carreira em Y é uma opção que amplia as oportunidades, mostrando que não existe um único caminho de sucesso e que uma opção de carreira não exclui a importância da outra.

Atualmente, os técnicos são altamente valorizados, pois são profissionais que ajudam a modernizar os processos e tornar as empresas mais tecnológicas.

Podemos dizer que o parecer de um especialista técnico é tão importante quanto a visão e decisão estratégica de um gestor.

2. Desenvolvimento de novas competências

O caminho para se tornar um gestor ou um especialista é de constante aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades.

Ou seja, a carreira em Y não significa um caminho mais fácil e outro mais difícil. Ambos são desafiadores e exigem novas competências e amadurecimento profissional.

Esse desenvolvimento pode ser estimulado tanto pela empresa, através de disponibilização de cursos, palestras e atividades no dia a dia, como também a partir do interesse individual de cada profissional.

3. Respeito às diferenças

A carreira em Y é uma forma de respeitar e valorizar os diferentes tipos de personalidades dos colaboradores, não priorizando somente um tipo de perfil profissional.

Assim, pessoas que são extremamente talentosas, mas não possuem aptidão ou desejo por cargos de liderança, também conseguem ser valorizadas e contribuir, da mesma forma, para o crescimento da empresa.

Por isso, uma das maiores vantagens da carreira em Y é permitir que cada colaborador seja valorizado por sua singularidade.

4. Aproveitamento das melhores habilidades do profissional

Com a carreira em Y, a empresa consegue aproveitar o melhor de cada tipo de profissional, não excluindo a importância do papel de colaboradores que, embora não queiram se desenvolver como líderes, podem crescer dentro da organização.

É uma ótima forma de valorizar pessoas que possuem um perfil mais introspectivo, mas que são altamente competentes e com muito potencial de trazer boas ideias, soluções e resultados.

Para quem foi criada a carreira em Y nas empresas?

Muitas pessoas associam carreira em Y a tecnologia, pois muitas profissões relacionadas ao desenvolvimento de softwares, desenvolvedores e profissionais de TI se beneficiaram desse modelo, mas praticamente todas as áreas profissionais podem adotar o crescimento em Y.

Por isso, podemos resumir que a carreira em Y foi criada para valorizar e desenvolver perfis que são altamente competentes como técnicos, que desejam se tornar especialistas na área, mas que ainda não vislumbram um futuro como líderes.

Essa é uma forma de conseguir valorizar diferentes tipos de profissionais, sem perder esses talentos e nem fazer com que se sintam estagnados na organização.

Além de ser vantajoso para os profissionais, as empresas também ganham bastante com essa opção de carreira que representa uma bifurcação, pois a empresa consegue ganhar no desenvolvimento técnico e em gestão de pessoas, elevando a performance da empresa e seus resultados sem perder talentos ou ter uma alta rotatividade.

Como montar um plano de carreira em Y?

A carreira em Y deve ser uma opção dentro de um plano de cargos e salários. Ao desenvolver o plano de promoções e a descrição de cada atividade, o RH e os gestores já devem considerar os requisitos e atribuições de cada opção de crescimento.

Por isso, é importante levantar todos os requisitos e atividades de um colaborador que crescerá em direção a gestão, assim como deve-se ter mapeado quais são os requisitos e atividades desempenhadas por alguém que deseja ser um especialista.

Durante a construção desse plano de carreira em Y, é importante ter um bom conhecimento sobre as habilidades dos colaboradores e o potencial que apresentam, além de ouvi-los através de processos de feedback e avaliação periódica de desempenho.

Leia mais em: Como elaborar com eficiência um bom plano de cargos e salários em sua empresa?

Quais as vantagens da carreira em Y para as empresas?

Existem muitos benefícios para as empresas na escolha da carreira em Y, como os pontos positivos destacados abaixo:

1. Atração e retenção de talentos

Uma empresa inovadora que valoriza e busca impulsionar diferentes perfis profissionais consegue ser muito mais atrativa para os profissionais.

É uma forma de conseguir ter mais sucesso durante o recrutamento e seleção, além de ser uma forma de reduzir a alta rotatividade.

2. Aumento da produtividade da equipe

Um profissional que é valorizado e que tem uma perspectiva de crescimento dentro de uma área e possui maior afinidade e bons resultados, geralmente, se sente muito mais motivado.

Por isso, a carreira em Y pode ser mais um fator para tornar as equipes mais engajadas, aumentando a satisfação e produtividade.

3. Alocação os colaboradores nos cargos certos

Outra vantagem é permitir que o colaborador tenha um crescimento técnico dentro de sua área de formação ou em uma atividade em que tem o desejo de ser referência.

Em modelos lineares, muitas vezes o profissional se distancia bastante de sua área de atuação, precisando se desenvolver em gestão de pessoas e projetos.

4. Abertura para a Inovação

A carreira em Y, ao valorizar o desenvolvimento técnico dos profissionais, também dá espaço para inovação e desenvolvimento de novas metodologias, processos e tecnologias.

Pelo foco técnico, esses profissionais possuem maiores oportunidades de criar, recriar e aprimorar novos processos, ajudando a empresa a se manter sempre em constante inovação e evolução.

O perfil ideal para cada área dentro da carreira em Y

A carreira em Y contempla a valorização de dois tipos de perfis profissionais muito importantes para uma organização: os gestores e especialistas.

Os dois são extremamente importantes para o sucesso de uma empresa e cada um deles exige competências técnicas e comportamentais específicas. São elas:

Gestores

Normalmente, as pessoas que possuem maior afinidade com cargos de gestão e liderança são as que apresentam um perfil mais comunicativo e proativo.

Bons gestores também demonstram ter facilidade em dar e receber feedbacks, além de ter uma comunicação bastante motivadora e inclusiva.

Bons líderes também apresentam aptidão em ensinar outras pessoas, são produtivos e se orientam por resultados, possuem visão estratégica, conseguem conversas com diferentes áreas e tomam decisões com mais facilidade.

Especialistas

carreira em y habilidades

Na carreira em Y, os especialistas são as pessoas que apresentam grande habilidade em executar tarefas técnicas com perfeição e que possuem um olhar analítico altamente desenvolvido.

São pessoas que sabem lidar com imprevistos, possuem um pensamento crítico, vontade de participar de desenvolvimento de novos produtos, processos e pesquisas.

Outras características desse tipo de perfis são a motivação pela resolução de problemas, foco em descobertas e autonomia.

Por conta dessas características desses profissionais, muitas pessoas relacionam a carreira em Y a tecnologia, em funções como desenvolvedores e profissionais de TI, mas a carreira em Y se estende a diversas áreas profissionais.

Conclusão

Se você deseja aproveitar ao máximo os talentos da sua empresa, pensar na carreira em Y ou em W deve ser uma das prioridades de sua gestão estratégica.

Afinal, esses novos modelos são formas inovadoras de se pensar no crescimento profissional dos colaboradores.

Trata-se de uma estratégia bem diferente de modelos mais tradicionais que priorizam o desenvolvimento linear, com muito mais foco na divisão dos cargos e hierarquias bem definidas.

Como gestor de equipe ou profissional do RH, é fundamental reconhecer os benefícios da carreira em Y, sendo esta uma metodologia que pode ajudar e muito na elaboração do plano de cargos e salários.

Como vimos, cada profissional possui ambições diferentes e definições distintas do que é sucesso, crescimento profissional e carreira.

Muitas pessoas entendem o sucesso na carreira como sinônimo de assumir postos de gestão e coordenação.

No entanto, há também diversas pessoas que acreditam que o melhor caminho seria o desenvolvimento técnico e especialização, justamente por não terem aptidão ou afinidade com posições de liderança.

Por isso, para conseguir valorizar esses dois perfis profissionais, a carreira em Y se torna uma excelente alternativa.

Juntamente com a empresa e ao lado do RH, o profissional tem mais liberdade de escolher entre um caminho para a gestão ou especialização técnica, ajudando no crescimento da empresa dentro da posição em que se sente mais confortável em entregar a melhor performance.

Se você gostou desse conteúdo, confira também:

Trabalho temporário: entenda como funciona essa contratação

0
  Posts Relacionados
  • No related posts found.