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Você provavelmente já ouviu falar sobre Chat GPT, afinal, esse tipo de assunto tomou o Brasil e o mundo nos últimos meses. Por quê? É que a tecnologia em pauta é útil para pessoas comuns e, também, para empresas de quaisquer segmentos. 

Com isso, o Chat GPT pode proporcionar diferentes benefícios, desde o aumento de produtividade até a redução de custos operacionais. Mas esse é só o começo, mesmo… Há ainda muito mais para descobrir sobre essa tecnologia. 

Neste conteúdo, vamos falar sobre os principais aspectos dela. Então, aproveite a oportunidade para você ter um guia sobre o chatbot do momento! 

O que é e como surgiu o Chat GPT?

O Chat GPT, abreviação para Generative Pre-trained Transformer (transformador pré-treinado generativo) é uma tecnologia que permite a criação de conversas entre máquinas e usuários. 

Desenvolvido pela empresa OpenAI, o modelo é baseado em inteligência artificial e foi treinado com uma grande quantidade de dados para entender o contexto e gerar respostas adequadas às perguntas dos usuários. 

A ideia surgiu da necessidade de criar uma forma mais natural e humanizada de comunicação entre humanos e máquinas, sem a necessidade de seguir um roteiro pré-determinado. 

O GPT vem sendo utilizado em diversos setores, desde assistentes virtuais em sites até em aplicativos de atendimento ao cliente.

Ou seja, dentro das empresas, esse tipo de tecnologia tem se tornado cada vez mais comum. A prova da popularidade é que, só entre janeiro e fevereiro de 2023, o chat alcançou mais de 100 milhões de usuários.

O GTP é só um dos muitos casos de tecnologias que as empresas podem usufruir. 

Chat GPT e Chatbot convencional: quais as principais diferenças? 

A principal diferença entre essas tecnologias é que o GPT consiste em uma tecnologia de linguagem que consegue entender o significado de frases, até mesmo, aquelas mais complexas. 

Já o chatbot convencional estabelece regras claras para trocar informações com os usuários. Isso faz com que ele seja muito mais limitado. 

Como funciona o Chat GPT?

Se você está curioso sobre como o bate-papo GPT funciona, você não está sozinho. 

Bem, o GPT conta com um modelo de aprendizado de máquina que foi treinado em um grande gerador de texto para prever a necessidade dos usuários e produzir respostas. 

Então, quando você envia uma mensagem, a tecnologia analisa as palavras, o contexto e o tom da sua mensagem, para fornecer uma resposta relevante e personalizada. 

Além disso, o chat aprende constantemente com as interações que tem com os usuários, de modo que suas respostas se tornam mais precisas com o tempo. 

Quer esteja à procura de informação ou apenas queira conversar com um assistente virtual, o GPT é uma tecnologia fascinante que promete revolucionar a forma como as pessoas se comunicam online.

Essa é apenas uma exemplificação de como a tecnologia tem, pouco a pouco, transformado completamente a rotina corporativa e do RH. Existem diversas outras demonstrações dessa mudança de midset como, por exemplo, a automatização de processos e a otimização de tarefas antes burocráticas. Entre esses, podemos citar sistemas como o e-CAC e o eSocial!

Quais são as principais funcionalidades do Chat GPT?

De fato, esse tipo de tecnologia tem diversas funções que cabem a usuários comuns até grandes empresas. Veja quais são as principais funcionalidades: 

Geração de textos

Uma das principais funcionalidades é a capacidade de gerar textos automaticamente, a partir de um conjunto de dados previamente fornecidos. 

Além disso, o Chat GPT pode ser programado para produzir textos em diferentes estilos e tons de voz, como científico, jornalístico, organizacional, publicitário, dentre tantos outros tipos.  

Ele também pode ser usado como assistente pessoal, para auxiliar na escrita de e-mails, artigos e outros tipos de textos. 

Entenda mais sobre como funciona um chat GPT.

Fazer traduções

As funções do GPT, além disso, facilitam e agilizam o processo de tradução de textos e conversas em diferentes idiomas. 

Entre as principais funcionalidades, destaca-se a tradução simultânea de mensagens, a sugestão de palavras e frases mais usadas em determinada língua e a correção automática de erros gramaticais e ortográficos. 

Além disso, o Chat GPT pode auxiliar na pronúncia correta das palavras e ainda conta com a possibilidade de personalização, de acordo com as necessidades específicas de cada usuário. 

Responder dúvidas frequentes

O chatbot de ponta também é equipado com uma série de recursos que o tornam ideal para lidar com perguntas frequentes. 

Com recursos avançados de processamento de linguagem natural, o respondente GPT pode analisar com rapidez e precisão as consultas dos clientes e responder com informações relevantes e úteis. 

Sua interface intuitiva e fácil de usar também significa que os clientes podem interagir facilmente com ele, tornando-o um recurso valioso para qualquer empresa que queira melhorar sua oferta de suporte ao cliente. 

Desde responder a consultas básicas até fornecer informações detalhadas sobre o produto, o respondedor GPT é a ferramenta perfeita para atender às necessidades do cliente.

Quais as principais vantagens do uso do Chat GPT?

Até aqui, já deu para notar algumas das vantagens do chatbot avançado, mas há outros aspectos para frisar. Veja quais são eles: 

Mais agilidade de tarefas

Uma das principais vantagens dessa tecnologia é a sua agilidade na realização de tarefas. 

Com o GPT, é possível automatizar processos e obter respostas rápidas para perguntas frequentes, o que reduz significativamente o tempo gasto com atividades repetitivas e torna o trabalho mais eficiente.

Uso adaptável

A tecnologia GPT é capaz de se adaptar ao contexto em que é inserida, ou seja, ela é capaz de entender e interpretar o que o usuário está querendo dizer, independente da forma como está sendo dito. 

Isso torna tudo mais natural e aumenta a eficiência na comunicação. Além disso, o uso do chat adaptável é capaz de aprender a partir das respostas dos usuários, o que significa que, quanto mais se utiliza o recurso, mais preciso e eficiente ele se torna. 

Outra vantagem é a possibilidade de utilizar o chat em diferentes plataformas, como sites, aplicativos e redes sociais, o que torna a comunicação entre empresa e cliente muito mais fácil e acessível. 

Redução de custos operacionais

O uso do Chat GPT pode trazer diversas vantagens para as empresas, principalmente em relação à redução de custos. 

Isso porque o chatbot aperfeiçoado pode ser programado para fornecer informações e atender demandas de forma automatizada, sem a necessidade de sempre ter um atendimento humano, o que acaba automaticamente reduzindo os custos operacionais

Quais são as principais funcionalidades do chat GPT? Entenda!

Além disso, o chat pode estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que aumenta o tempo de atendimento ao cliente e melhora a experiência do usuário. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de personalização, já que o chatbot pode ser configurado de acordo com o perfil de cada cliente e auxiliar de forma mais precisa em cada demanda. 

Sem dúvidas, o GPT é uma tecnologia que merece atenção e pode trazer diversos benefícios para as empresas que a adotarem.

Quais são as principais desvantagens do uso do Chat GPT?

Assim como tudo no mundo, o GPT tem suas vantagens e desvantagens. Sobre os pontos negativos, primeiramente, dá para citar o congestionamento no chat. 

Sim, isso porque a tecnologia, como dito, atraiu e tem atraído milhões de interessados. 

Então, é comum que, vez ou outra, você possa encontrar menos velocidade da plataforma justamente por ela estar com grande número de acessos (isso acontece, principalmente, na versão gratuita do chatbot). 

Outro ponto de atenção é que, por se tratar de uma inteligência artificial ainda em desenvolvimento, algumas respostas podem não ser 100% precisas. 

Mas, apesar disso, os criadores do Chat GPT prometem aperfeiçoamento da tecnologia conforme novas versões são lançadas. 

Além disso tudo, é importante frisar outro aspecto: o GPT não deve ser encarado, no geral,  como uma substituição do trabalho humano. Por mais que a tecnologia se desenvolva, nenhuma máquina e algoritmo se comparam à criatividade humana

O que isso quer dizer, então? Encare as inteligências artificiais como auxiliadoras, não como recursos para substituir 100% o capital humano. 

Tecnologia como suporte para o crescimento de empresas: conheça o sistema de ponto online da iFractal

O chatbot GPT é só um dos muitos exemplos de tecnologia extremamente úteis às empresas. 

Outro grande exemplo é o ifPonto, software para controle de ponto online desenvolvido pela iFractal. Com essa segunda tecnologia, é possível fazer a gestão da jornada de trabalho, ainda que a empresa siga um modelo de trabalho híbrido ou 100% remoto

Entenda mais sobre as vantagens do chat GPT para empresas!

Diante disso, sem dúvidas, o RH ou o Departamento Pessoal consegue ganhar tempo e, ainda, reduzir erros na captação e análise de dados. Além disso, as empresas também podem ter redução de custos em processos operacionais.

Entre em contato com um dos especialistas da iFractal e conheça mais benefícios do ifPonto para a sua empresa! O investimento vale muito mais do que você imagina.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, nós falamos sobre o Chat GPT — um chatbot extremamente avançado, que oferece as mais diversas funcionalidades, como: 

  • resposta a questões comuns e frequentes (sejam elas de profissionais ou de clientes da empresa);
  • tradução de diferentes idiomas;
  • construção de textos originais (de variados temas, tons de voz e estilos);
  • dentre outras. 

As empresas, com certeza, podem se beneficiar dessas funções. Além disso, existem outros recursos tecnológicos que também prometem melhorar a rotina de trabalho, como o ifPonto da iFractal. O trabalho remoto não é sinônimo de trabalho informal, como vimos. Assim como a terceirização de serviços, as oportunidades temporárias são regularizadas e devem seguir uma série de regras estabelecidas em lei.

Comece uma verdadeira transformação tecnológica dentro da sua ou na empresa para qual você trabalha! 


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