Trabalho em equipe: entenda a importância e como realizar

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Você acredita que a união faz a força? Se respondeu que sim e concorda com a frase, com certeza o trabalho em equipe na vida profissional é um assunto muito relevante para você.

Para alguns profissionais, o trabalho de equipe nem sempre pode ser fácil, mas quando esse tipo de habilidade comportamental é incentivada e implementada corretamente, os resultados podem ser incríveis para a empresa e para a carreira.

Se você é líder de uma equipe ou gestor de RH, vale muito a pena entender quais as vantagens do trabalho em equipe dentro de uma organização. Continue a leitura para saber mais!

 

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Trabalho em equipe: entenda a importância

O empresário e ex-jogador de basquete Michael Jordan disse uma vez que “o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.

Essa frase é uma entre as várias que existem para falar da importância de se organizar em times de grandes talentos e trabalhar junto para alcançar resultados ainda mais satisfatórios.

A frase pode ser facilmente aplicada dentro de um cenário corporativo.

Afinal, durante o recrutamento e seleção, o RH deve ter foco em selecionar talentos que podem sim gerar resultados de alta performance dentro de sua individualidade na execução de tarefas, mas ter esse desempenho ainda mais potencializado dentro de uma equipe que trabalha unida.

Abaixo, explicamos a importância do trabalho em equipe tanto para a empresa como também para o profissional, individualmente.

trabalho em equipe vantagens

Para a empresa

Uma empresa não consegue atingir seus objetivos e se manter sem as pessoas que fazem parte dela.

Todo processo dentro de uma organização conta com um profissional ou equipe especializada para que tudo ocorra de acordo com o planejamento.

Ou seja, incentivar e contar que todos os membros de uma organização trabalhem em equipe e de forma harmoniosa é o caminho natural para o sucesso da empresa.

O trabalho em equipe aumenta o desempenho dos colaboradores e favorece o crescimento da organização.

Além da produtividade e aumento do desempenho, um time que trabalha unido também significa a redução de problemas como falhas de comunicação.

Ou seja, com o trabalho em equipe se ganha em cooperação e organização.

 

Para o profissional

Para o profissional, o trabalho em equipe é fundamental justamente por esta ser uma das habilidades mais valorizadas dentro das empresas.

Ao saber trabalhar em equipe, é muito mais fácil se desenvolver em alguma área ou produto, pois esse tipo de dinâmica ajuda a explorar habilidades comportamentais valiosas para o crescimento pessoal e profissional.

Mesmo com o conhecimento técnico e experiência exigida, sem trabalhar bem em equipe pode ser que a empresa não tenha resultados tão bons.

Esse tipo de habilidade exige que o profissional saiba expor suas opiniões e ideias de forma ainda mais clara, sem imposição, assim como torna o colaborador ainda mais colaborativo, resiliente e apto a se adaptar a mudanças.

 

Benefícios do trabalho em equipe

Como vimos, o trabalho em grupo é muito importante para a empresa e para os profissionais. Consequentemente, esse tipo de dinâmica acaba resultando em benefícios para todos os envolvidos.

Quando os profissionais conseguem trabalhar em equipe, seja dentro de um departamento ou em projetos específicos, esse tipo de dinâmica ajuda a aumentar a produtividade, melhora a qualidade dos produtos e serviços, além de facilitar a comunicação interna.

Outra grande vantagem é o aumento do aprendizado.

O trabalho em equipe pode ser uma forma de compartilhar experiência e conhecimento entre as equipes, já que cada profissional possui uma bagagem de carreira diferente, com pontos de vistas e ideias distintas.

Sabe aquela frase de que duas cabeças pensam melhor do que uma? No trabalho em grupo são várias mentes trabalhando para chegar no melhor resultado possível.

No trabalho em equipe, a especialidade de um colaborador pode ser o complemento para uma habilidade que o outro funcionário não possui domínio.

Por exemplo, se um colaborador se destaca pela criatividade e resiliência e se o outro é um exemplo de planejamento e organização exemplar, juntos podem acabar criando um processo ainda mais eficiente e de sucesso, já que possuem talentos complementares.

Nesse sentido, trabalhar com equipes multidisciplinares também pode ser uma excelente aposta dentro das empresas.

 

Como tornar o trabalho em equipe ainda melhor em sua empresa?

trabalho em equipe empresa

Para tornar o trabalho em grupo eficiente dentro da empresa, é importante entender que esse tipo de dinâmica funciona melhor quando existe a soma de diferentes talentos, habilidades, diferentes formas de pensar e agir.

Ou seja, quanto maior a diversidade de talentos, melhores podem ser os resultados gerados no trabalho de equipe.

Esse tipo de formação de equipes começa desde o preço seletivo até integração, treinamentos e vai até a gestão de pessoas no dia a dia.

Abaixo, listamos algumas etapas que são decisivas para um bom trabalho de equipe.

 

Realize treinamentos

Para conseguir um bom trabalho em grupo entre as equipes, é importante que a empresa tenha no seu planejamento a rotina de treinamentos.

Através de treinamentos, é possível promover uma maior integração entre os colaboradores ao mesmo tempo que conhecimentos técnicos são compartilhados.

 

Faça integração de times

Uma das principais formas de melhorar o trabalho em equipe dentro da empresa é fazendo a integração dos times dentro da empresa.

Por mais que os dois times sejam muito diferentes entre si e exerçam funções que não são muito próximas, é importante que todos os times entendam bem qual o papel dos outros times, como eles funcionam e que se comuniquem.

Quando equipes de diferentes setores se comunicam e entendem a função de cada um, fica mais fácil para todos os setores conversar entre si e se antecipar a eventuais problemas.

 

Promova uma liderança engajada

Outro ponto que pode ajudar muito a tornar o ambiente de trabalho em equipe mais produtivo é investir em uma liderança engajada.

Um líder engajado e com vontade de trazer resultados vai conseguir incentivar o seu time melhor, trazer ideias de como otimizar o trabalho e até mesmo ajudar a promover treinamentos, integração entre times e outras dicas que já citamos aqui.

 

Desenvolva as habilidades necessárias

As principais habilidades necessárias para que o trabalho em equipe funcione são respeito, confiança, comunicação efetiva e proatividade.

Dentro da rotina da empresa, é importante que os líderes e gestores de RH identifiquem formas de desenvolver o trabalho de equipe com essas habilidades como prioridade.

Por mais experiente que uma equipe seja ou por maior que seja o conhecimento técnico de cada profissional, sem o respeito, uma comunicação eficiente e confiança entre os membros da equipe, os resultados não serão tão satisfatórios.

 

Trabalho em equipe: conheça as principais dificuldades e como evitá-las

Agora que vimos o que fazer para incentivar o trabalho em equipe, entenda quais são os principais gargalos que podem estar tornando o trabalho em grupo ineficiente na sua empresa.

 

Falta de comunicação

Uma dificuldade muito comum no trabalho em equipe é a falta de comunicação.

Se um time não se comunica, então não vai conseguir desenvolver um trabalho de qualidade, pois a falta de comunicação gera retrabalho, entregas sem qualidade e fora das expectativas alinhadas no começo do projeto.

Nesse sentido, não compartilhar informações pertinentes pode gerar grandes prejuízos para toda a equipe.

Portanto, é necessário entender que, para trabalhar bem em equipe, é fundamental sempre trocar ideias, conhecimentos, sugestões, tirar dúvidas com seus companheiros de equipe e estar aberto à críticas, quando elas forem necessárias.

Para melhorar a comunicação, além de uma boa gestão de equipe e liderança, também é possível se beneficiar das ferramentas tecnológicas disponíveis.

Existem diversos sistemas, como o ifSinc, que podem ser usados para realização de pesquisas com as equipes em relação ao clima organizacional, fornecendo informações para que os líderes tenham uma visão mais ampla de dificuldades, mas também das oportunidades de melhoria.

 

Falta de apoio dos líderes

No trabalho em equipe, o papel dos gestores e líderes dos times é fundamental.

Um bom líder deve saber respeitar as diferenças e tirar dos talentos o que há de melhor para trazer resultados mais significativos.

E isso envolve tanto apoiar os colaboradores, estimulando-o a produzir mais e melhor, quanto cobrar, quando é necessário.

 

Falta de objetivo bem definido

Quando estamos falando de trabalho em equipe, é preciso que o gestor do time sempre deixe claro para o seu time quais são os objetivos do trabalho que estão desempenhando.

Se todo o time não estiver “na mesma página”, é impossível conseguir resultados que sejam realmente efetivos e satisfatórios para a companhia.

Isso porque a falta de um objetivo bem definido faz com que os colaboradores não saibam para onde ir, quais decisões tomar, o que priorizar e outras questões que, no longo prazo, vão prejudicar o projeto como um todo.

 

Falta de flexibilidade

Uma das principais dificuldades do trabalho em equipe é a falta de flexibilidade.

Durante a atuação dos colaboradores no ambiente empresarial, é fundamental entender que cada colaborador é diferente, com opiniões, metodologias de trabalho, rotinas, histórias e desejos completamente diferentes.

Nesse sentido, essas diferenças de comportamento e personalidade têm o poder de mudar a história de uma empresa.

É preciso ser flexível e ter a percepção de que o respeito é a base para um relacionamento saudável dentro da equipe e com os demais membros da empresa.

O gestor e os colaboradores devem aprender a ouvir opiniões contrárias às suas e respeitar, sem pensar e verbalizar que a sua opinião é a melhor, mas sim argumentar.


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Conclusão

O trabalho em equipe, de certa forma, está presente em nossas vidas desde sempre. Na infância, na brincadeira com os amigos, na faculdade, em cursos, em esportes e tantas outras áreas.

Por isso, no ambiente de trabalho não seria diferente. Aliás, na vida profissional saber trabalhar em equipe é uma habilidade muito importante e exigida pelas empresas.

Afinal, são vários os benefícios de ter um profissional qualificado e que sabe trabalhar em grupo.

Se você gostou dessas dicas, continue navegando pelo blog da iFractal e entenda mais sobre o universo de gestão de pessoas.

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