(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Você já deve ter ouvido falar sobre Abono Salarial, mas sabe dizer quais são as regras e, ainda, quando determinados trabalhadores devem receber esse benefício? 

Ter essas respostas é extremamente importante não só para os empregadores, mas também para as empresas. 

Dessa forma, o RH ou Departamento Pessoal consegue manter o cadastro dos funcionários na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial — inclusive, um dos requisitos para os profissionais receberem o abono. 

Enfim, como dá para notar, há muito o que informar e explicar sobre esse assunto. Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo. 

Confira as principais informações sobre o abono referente a salário! Boa leitura! 

Aproveite para ler também: Banco de horas: guia completo sobre esse sistema de controle

O que é o Abono Salarial?

O Abono Salarial é um benefício concedido pelo PIS (Programa de Integração Social) e pelo PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). 

Na prática, trata-se de um programa do governo federal que  fornece assistência financeira a trabalhadores de baixa renda e que possuam vínculo empregatício (regime CLT)

Dessa forma, o programa tem como objetivo ajudar quem ganha até dois salários mínimos por mês. 

Os destinatários podem usar esse dinheiro extra para pagar necessidades como aluguel, alimentação e contas. 

Como funciona o Abono Salarial?

Esse abono é pago ao trabalhador que atenda aos requisitos estabelecidos por lei (daqui a pouco, vamos falar sobre isso). 

Além disso, o benefício é concedido, desde que o cidadão esteja cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). 

Já os responsáveis pelo pagamento do abono são a Caixa Federal (para trabalhadores de empresas privadas) e o Banco do Brasil (para trabalhadores do setor público). 

É importante ficar atento ao calendário de pagamento para não perder o prazo e garantir esse dinheiro extra no bolso.

Quem tem direito ao Abono Salarial?

Abaixo, vamos explicar detalhadamente quem pode receber o benefício do governo federal. Confira quais são os requisitos! 

Trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há mais de 5 anos

Tanto para profissionais de setores públicos quanto de setores privados, a regra é a mesma: eles só podem receber o abono de salário se estiverem cadastrados há mais de cinco anos no PIS ou PASEP.

Trabalhadores com remuneração de até dois salários mínimos

Outra regra para conseguir ter o pagamento anual é, atualmente, ter remuneração de até dois salários mínimos. 

Vale lembrar que o salário mínimo vigente (desde maio de 2023) é o de R$1.320,00.

Trabalhadores com atividade remunerada durante pelo menos 30 dias

A terceira regra é que o profissional precisa ter trabalhado para Pessoa Jurídica por, pelo menos, 30 dias (sendo eles consecutivos ou não), mas referentes ao ano de apuração para o pagamento. 

Trabalhadores informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial

Por fim, quem deseja receber o abono também precisa ter seus dados atualizados (pela Pessoa Jurídica) na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial. 

Qual o valor do Abono Salarial 2023?

Qual o valor do Abono Salarial 2023?

O valor do abono é determinado pelo seguinte cálculo: quantidade de meses trabalhados no ano de apuração x 1/12 o valor do salário mínimo (para o ano vigente)

Sendo assim, o valor do abono é variável. A melhor forma, para saber quanto o trabalhador vai receber, é fazer os cálculos, de acordo com a situação específica dele. 

Tabela Abono Salarial 2023

Para saber quando o abono de salário estará disponível, confira a tabela a seguir: 

Mês de nascimento do trabalhador Recebimento do Abono Salarial a partir de
Janeiro 15/02/2023
Fevereiro 15/02/2023
Março 15/03/2023
Abril 15/03/2023
Maio 17/04/2023
Junho 17/04/2023
Julho 15/05/2023
Agosto 15/05/2023
Setembro 15/06/2023
Outubro 15/06/2023
Novembro 17/07/2023
Dezembro 17/07/2023

Como conseguir o Abono Salarial?

Conseguir o abono de salário depende das quatro regras que mencionamos há pouco. Reveja quais são elas no tópico “Quem tem direito ao Abono Salarial?”

Como é feito o pagamento do abono?

O pagamento do abono de salário é feito pela Caixa Federal ou pelo Banco do Brasil, dependendo se o profissional trabalha para o setor público ou privado. 

Então, na data referente ao seu mês de pagamento (conforme exposto na tabela), o seu dinheiro está disponível para saque.

Como fazer o saque do abono de salário?

Como fazer o saque do abono de salário?

Quem possui conta na Caixa Federal, o dinheiro cai automaticamente na conta. Já para quem não é cliente dessa instituição bancária, é necessário realizar o saque no caixa eletrônico ou em lotéricas da Caixa. 

No caso dos pagamentos feitos pelo Banco do Brasil, os clientes dessa instituição também recebem o abono automaticamente em suas contas. 

Agora, quem não é cliente precisa pedir a transferência para outra conta bancária (isso no site ou em uma agência do próprio Banco do Brasil). 

Sistema iFractal: organização completa para o gerenciamento empresarial

O pagamento do abono e de outros direitos trabalhistas depende de muita organização por parte das empresas. 

Diante disso, fica a pergunta: como o RH ou Departamento Pessoal da sua empresa se organizam? Papéis e tabelas e planilhas do Excel fazem parte do passado. 

Sim, isso mesmo… Afinal, hoje em dia, é possível contar o sistema ifPonto, desenvolvido exclusivamente pela iFractal. 

O software funciona como um controle de ponto online para a jornada de trabalho dos empregados. 

Então, a tecnologia impacta, diretamente, na otimização de processos para o gestor de RH ou de Departamento Pessoal e, ainda, promove a redução de custos operacionais para a empresa.

Confira outros benefícios do ifPonto: 

  • integração inteligente com outros sistemas;
  • segurança de dados;
  • economia imediata;
  • centralização de dados;
  • descentralização da gestão. 

Entre em contato com um dos consultores iFractal e saiba como contratar o ifPonto! Faça uma gestão de processos eficiente para cumprir com todas as obrigações da empresa e com os direitos dos trabalhadores! 

O que você viu ao longo deste conteúdo… 

O que você viu ao longo deste conteúdo… 

A iFractal, frequentemente, traz conteúdos de suma importância para empregadores e empregados. Desta vez, nós falamos sobre o abono salarial, um benefício concedido pelo governo federal a determinados profissionais que se encaixam nas regras do governo. 

Da parte da empresa, é fundamental ficar a par do assunto, para manter o cadastro dos empregados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial. Além disso, para saber informar os profissionais. 

Outro ponto importante é ter o controle da frequência de trabalho dos funcionários para a organização da empresa como todo. Nesse caso, lembre-se de contar com o software da iFractal!

Já para mais informações como as deste conteúdo, continue navegando aqui pelo blog da iFractal. Toda semana há novidades para você, aproveite! 


Compartilhe o conhecimento