É impossível negar que o avanço das tecnologias trouxe grandes transformações para o mundo. As mudanças podem ser notadas, também, na rotina profissional. Um grande exemplo disso é o teletrabalho.
A partir do momento em que novas ferramentas tecnológicas ficam à disposição, dá para trabalhar de qualquer parte do mundo. E aí, já pensou em aderir essa nova realidade para sua empresa ou, ainda, para sua carreira como profissional?
Neste conteúdo, a iFractal vai explicar o que é o trabalho remoto, quais são os benefícios disso e como implementar essa dinâmica.
Continue a leitura e aproveite as informações!
Veja também: Tendências: O que esperar das relações trabalhistas nessa década.
O que é teletrabalho?
O teletrabalho, também conhecido como trabalho remoto, refere-se a um arranjo de trabalho em que os funcionários podem desempenhar suas funções fora do ambiente tradicional de escritório.
Isso pode ser feito em casa, em uma cafeteria ou em qualquer outro local com acesso à Internet. Com o avanço da tecnologia e da internet, o trabalho remoto tornou-se uma opção popular tanto para empregados quanto para empregadores, pois oferece mais flexibilidade e economia.
Ele permite que os funcionários alcancem um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e evitem longos deslocamentos, ao mesmo tempo em que oferece às empresas acesso a um conjunto mais amplo de talentos.
Embora o teletrabalho possa ter seus desafios, as empresas estão aprendendo a gerenciar efetivamente equipes distribuídas para garantir produtividade e sucesso.
Ainda neste conteúdo, vamos mostrar uma forma bastante eficiente para as empresas terem o controle sobre o trabalho remoto.
O teletrabalho, hoje, no Brasil
O trabalho remoto existe há muitos anos no Brasil. Você, provavelmente, conhece alguém que já trabalhou ou trabalha dessa forma.
Mas, apesar disso, não dá para negar que foi a partir de 2020 — ano de início da pandemia da Covid-19 — que o trabalho home office ganhou mais destaque e espaço.
Diante das medidas de distanciamento social, muitas empresas permitiram que seus funcionários trabalhassem de casa. Com o tempo, tanto os empregadores quanto os empregados enxergaram vantagens nessa modalidade de trabalho.
Foi aí que o trabalho 100% remoto ou híbrido ganhou mais força. Segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), até outubro de 2022, 32% das empresas brasileiras tinham equipes atuando por meio do trabalho a distância.
Além disso, vale dizer que o teletrabalho também faz parte da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Um novo capítulo sobre o tema foi inserido nas leis após a reforma trabalhista de 2017 (Lei N.º 13.467, de 13 de julho de 2017).
Quais são as principais vantagens do teletrabalho?
Não é à toa que o teletrabalho ou home office ganhou tantos adeptos. A forma de trabalhar a distância, como dito, proporciona muitos benefícios para as empresas e para os colaboradores.
Veja mais sobre quais são esses benefícios:
Flexibilidade de horários
O home office não necessariamente precisa ter uma jornada fixa, ou seja, empregador e empregado podem, por exemplo, combinar a rotina de trabalho por entregas. Então, vamos supor que, a cada dia, o funcionário deva entregar de cinco a 10 tarefas.
Sendo assim, o home office pode ter total flexibilidade de horários. Esse ponto é muito interessante para os profissionais, uma vez que eles podem criar sua própria rotina de trabalho, sem comprometer outras atividades, como estudo, lazer, etc.
Aumento da produtividade
Trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar que a pessoa queira faz com que ela se sinta melhor. Ou seja, com mais bem-estar e qualidade de vida, logo, é possível ser ainda mais produtivo.
Pense no exemplo de quem produz de casa, ao lado da família e dos animais de estimação. A companhia melhora a sensação de prazer, diariamente, o que faz toda a diferença para o trabalho.
E, claro, com colaboradores e equipes mais produtivos, a empresa só tende a ganhar, também.
Redução de custos
Outro benefício do teletrabalho é que ele reduz os custos das empresas. Afinal, para muitos empresários, não é preciso alugar ou comprar um espaço físico para as instalações dos negócios.
Além disso, também é dispensável o pagamento com transporte para os funcionários. Contas relativas à água, luz, telefone, manutenção de equipamentos, também deixam de existir quando se adota o trabalho remoto.
Aumento na atração e retenção de talentos
Muitos profissionais se sentem muito mais atraídos por empresas que seguem o teletrabalho. Afinal, como dissemos, ter uma rotina flexível contribui para o bem-estar dos trabalhadores.
Além disso, quando a empresa adota o home office, ela consegue contratar e manter grandes talentos profissionais, não importa de onde eles sejam. Por exemplo, uma empresa de São Paulo, pode recrutar profissionais do Brasil inteiro.
Quais são os principais desafios do teletrabalho?
Apesar dos grandes benefícios do teletrabalho, essa forma de contratação ainda representa muitos desafios para determinadas empresas.
O primeiro desafio é conseguir ter um controle das equipes, ainda que a distância. Muitas empresas desconhecem totalmente como fazer isso. Outro obstáculo é a comunicação, ou seja, como manter um contato constante e de qualidade, com cada trabalhador em um lugar?
Além disso, mais um desafio do trabalho remoto é a identificação e uso de ferramentas tecnológicas.
Como gerir times em teletrabalho?
Todos os desafios do home office podem, sim, ser superados. O principal deles, a falta de controle pessoal dos líderes em relação aos seus times, deve ser superado com muita comunicação transparente.
Veja outras formas de se conseguir estabelecer e ter sucesso com o teletrabalho:
Padronize e estimule a comunicação
O primeiro ponto é explicar, aos funcionários, o quanto uma comunicação clara, objetiva e sincera faz a diferença para o trabalho.
Diálogos produtivos estreitam as relações de trabalho, ainda que a distância. Fora isso, faz com que as equipes trabalhem com verdadeiro espírito de colaboração. Então, a boa comunicação é realmente um caminho importante!
Crie estratégias para engajar seus colaboradores
Poder trabalhar de casa é muito interessante, mas, ao mesmo tempo, isso pode parecer solitário (vez ou outra). Então, para que os colaboradores continuem engajados, crie estratégias.
Algumas das saídas podem ser, por exemplo, fazer reuniões de integração, manter feedbacks constantes e até fazer happy hour virtual. Essas ações aproximam mais os colaboradores e fazem com que eles se sintam mais pertencentes à empresa.
Conte com ferramentas de apoio
Como dito, para o trabalho remoto ser produtivo, é crucial contar com tecnologias. Mas, justamente, é aqui que muitas empresas ficam na dúvida: afinal de contas, em quais recursos tecnológicos apostar?
A empresa deve ter, por exemplo:
- ferramenta para fazer a comunicação diária entre os colaboradores e equipes;
- software para gestão de tarefas;
- ferramenta para a realização de reuniões virtuais;
- software para controle de ponto virtual.
A boa notícia é que, atualmente, as tecnologias já contam com essas e outras ferramentas.
Sistema iFractal
Sobre aquela última ferramenta (para controle de ponto), você pode contar com toda a excelência e experiência da iFractal, que disponibiliza, para todas as empresas, o ifPonto.
Para quem ainda não conhece, o ifPonto é um controle de ponto on-line para gestão da jornada de trabalho.
Dessa forma, a tecnologia ajuda os profissionais de RH e de Departamento Pessoal a terem o controle sobre a frequência dos demais funcionários (quantas horas por dia eles trabalham, quando faltaram ou não, quando devem tirar férias, dentre outros aspectos importantes).
Entre em contato, agora mesmo, com um dos especialistas da iFractal e faça a contratação do ifPonto!
Conclusão
A iFractal, constantemente, traz conteúdos que podem melhorar o trabalho de empresas e colaboradores. Desta vez, você soube mais sobre o teletrabalho. Como visto, essa forma de produzir é bastante interessante.
Além dela oferecer mais flexibilidade e qualidade de vida aos funcionários, ainda ajuda a empresa a reduzir custos e a ter equipes mais engajadas.
Mas, lembrando, para viver todos esses e outros benefícios, é necessário ter ferramentas tecnológicas. Os softwares ajudam a estabelecer o trabalho remoto de qualidade e consistência.
Então, comece a sua transformação conhecendo mais sobre o ifPonto, software para controle de ponto on-line da iFractal!