(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

A licitação é um método que foca a contratação de serviços ou aquisição de produtos pelo setor público. Entender bem o que é licitação é o primeiro passo para avançar nesse tema.

Através de critérios objetivos e transparentes, a licitação busca garantir a melhor escolha para a administração pública, assegurando o princípio da isonomia e a obtenção de condições mais vantajosas. 

Participar de licitações pode ser uma grande oportunidade para empresas de diversos segmentos, abrindo caminho para negociações significativas e fortalecimento no mercado.

O que é licitação?

Licitação é um procedimento formal em que órgãos públicos convocam empresas interessadas na apresentação de propostas para a execução de serviços ou fornecimento de produtos. 

O principal objetivo desse processo é garantir a escolha da proposta mais interessante para a administração pública.

As licitações são indispensáveis para a contratação de serviços e compra de produtos por parte dos entes governamentais, pois elas asseguram que tais contratações sejam realizadas de maneira transparente, justa e com o melhor custo-benefício possível. 

Elas são aplicadas em diversas situações, como em obras públicas, compras de equipamentos, contratação de serviços essenciais e muitas outras transações que envolvam recursos públicos.

Existem diversas modalidades de licitação, e a escolha de cada uma delas dependerá do valor do contrato e do objeto a ser contratado. As modalidades incluem concorrência, concurso, leilão, pregão e consulta. 

Vamos conferir cada uma delas em detalhes mais adiante. 

A realização de licitações contribui para a eficiência da gestão pública, uma vez que possibilita a obtenção de melhores resultados com a utilização dos recursos públicos, além de prevenir e combater a corrupção.

Quais as diferentes fases de licitação?

Diferentes fases da licitação

A licitação é um processo complexo e detalhado, dividido em várias fases para garantir a transparência e a eficácia. 

Essas fases podem ser categorizadas em duas etapas principais: interna e externa.

Fase interna

A fase interna é o primeiro passo do processo licitatório, ocorrendo totalmente dentro do órgão ou entidade promotora da licitação. Esta etapa engloba:

  • planejamento: definição das necessidades da administração, estudo técnico preliminar e elaboração do termo de referência ou projeto básico;
  • aprovação: análise e aprovação das especificações e do valor estimado para a contratação;
  • autorização: autorização da autoridade competente para a abertura da licitação.

O planejamento e a boa governança durante essa fase são cruciais para o sucesso do processo licitatório, garantindo que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e eficaz. 

Ferramentas e estratégias de governança corporativa também são interessantes para melhorar a gestão e a transparência durante esta etapa, o que contribui para a tomada de decisões mais informadas e responsáveis.

Fase externa

A fase externa começa com a publicação do edital e é aberta à participação dos licitantes. Inclui:

  • divulgação: publicação do edital e disponibilização de todos os documentos necessários para a participação;
  • habilitação: avaliação dos documentos dos licitantes para verificar se atendem aos requisitos estabelecidos no edital;
  • propostas: recebimento e abertura das propostas dos licitantes;
  • julgamento: análise e classificação das propostas de acordo com os critérios estabelecidos no edital;
  • homologação e adjudicação: aprovação final do resultado pela autoridade competente e concessão do objeto da licitação ao vencedor;
  • contratação: formalização do contrato com o licitante vencedor.

Durante a fase externa, é essencial manter a transparência e garantir condições similares a todos os participantes, de modo a assegurar a integridade do processo e a obtenção da melhor proposta para o órgão público.

O que é licitação: modalidades

Para que serve a licitação

Existem diferentes modalidades de licitação, cada uma adequada a determinadas situações e tipos de contratação. 

Abaixo, exploramos as principais modalidades e continue entendendo melhor o que é licitação.

Concorrência

A concorrência é a modalidade de licitação mais aberta, pois permite a participação de qualquer interessado que atenda às condições do edital. É frequentemente utilizada para contratações de grande vulto, seja em termos de valor ou complexidade.

Concurso

A modalidade de concurso se destaca por ser uma competição aberta a indivíduos ou equipes que apresentam projetos, planos ou obras, como em áreas de arquitetura, engenharia ou artes. 

Os participantes competem com base na qualidade técnica e inovação de suas propostas, sendo premiados aqueles que atenderem aos critérios estabelecidos no edital.

Diálogo competitivo

O diálogo competitivo é uma modalidade inovadora, destinada a situações em que há necessidade de negociação ou quando a administração não é capaz de definir previamente as especificações técnicas do objeto licitado. 

É um processo iterativo que busca chegar à melhor solução através do diálogo com os licitantes selecionados.

Pregão

O pregão é um método eficaz e dinâmico de licitação focado na aquisição de bens e serviços comuns. 

A disputa ocorre em sessão pública, onde os licitantes apresentam suas ofertas verbalmente ou por meio eletrônico, buscando o menor preço. Esta modalidade promove agilidade e eficiência, com a garantia de transparência durante todo o processo.

Leilão

Leilão é a modalidade de licitação utilizada para a venda de bens móveis, imóveis ou produtos legalmente apreendidos. Os interessados apresentam suas propostas em ambiente competitivo, visando adquirir o bem pelo maior lance ofertado. 

Leilão

Modalidades de licitação descontinuadas

Algumas modalidades de licitação foram descontinuadas ou substituídas ao longo do tempo, como a “tomada de preços” e o “convite”, em função da evolução da legislação e das práticas administrativas. 

Essas modalidades eram aplicáveis a situações específicas e a faixas de valor determinadas.

Quais são os princípios gerais da licitação?

A licitação é um método rigoroso e deve seguir princípios básicos para assegurar a justiça, a competitividade e a obtenção do melhor cenário para o governo. 

Quando discutimos o que é licitação, é imprescindível passar por esses pontos. 

Abaixo estão alguns dos princípios gerais da licitação:

  • legalidade: todas as regras e procedimentos da licitação devem estar de acordo com as leis vigentes. Não é permitido fazer nada além do que a lei autoriza;
  • impessoalidade: a licitação deve garantir condições iguais a todos os participantes. O julgamento das propostas deve ser feito de forma objetiva, sem favorecimento ou prejuízo a qualquer participante;
  • moralidade: os envolvidos no processo licitatório precisam manter a integridade e a moralidade, sem qualquer tipo de comportamento que possa comprometer a ética da licitação;
  • igualdade: a licitação deve proporcionar a todos os interessados a mesma possibilidade de formular ofertas, sendo vedadas cláusulas que comprometam a igualdade de oportunidades ou que estabeleçam preferências ou distinções;
  • publicidade: todas as fases da licitação devem ser públicas, com ampla divulgação dos atos praticados, para que a sociedade consiga fiscalizar e acompanhar o processo;
  • probidade administrativa: os administradores devem agir com honestidade, transparência e boa-fé durante todo o processo licitatório, buscando sempre o melhor para a administração pública;
  • vinculação ao instrumento convocatório: a administração e os licitantes estão estritamente vinculados ao edital ou ao convite da licitação, não podendo ser alteradas as regras estabelecidas;
  • julgamento objetivo: a avaliação das propostas é feita de acordo com os critérios estabelecidos no edital, com a garantia de um julgamento imparcial e fundamentado;
  • razoabilidade e proporcionalidade: as exigências feitas aos licitantes e as sanções aplicadas precisam ser proporcionais à natureza e à complexidade do contrato, bem como adequadas aos princípios que regem a administração pública.

O que é licitação: vantagens

A licitação é um processo fundamental na administração pública, garantindo que a aquisição de bens e serviços seja realizada de forma transparente e eficiente. 

Entre as principais vantagens desse processo, destacam-se:

Redução de custos

A competição gerada pela licitação incentiva os fornecedores a apresentarem suas melhores ofertas, o que resulta em uma significativa redução de custos para a gestão pública. 

Além disso, o processo licitatório exige a definição clara do objeto a ser contratado, algo que contribui para uma melhor avaliação dos preços e a escolha da proposta mais interessante economicamente.

Oportunidades variadas

A licitação promove o mesmo cenário competitivo para todos os interessados, oferecendo oportunidades variadas para diferentes empresas, independentemente do seu tamanho ou capacidade financeira. 

Isso estimula a participação de um maior número de fornecedores, assim, aumentando a competitividade e ampliando as opções disponíveis para a administração pública.

Competição justa

Os princípios que regem o processo licitatório, como legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, entre outros, garantem uma competição justa e transparente entre os participantes. 

Esse ambiente de concorrência leal contribui para a seleção da proposta mais adequada às necessidades da administração pública, com o máximo de qualidade dos serviços e produtos. 

Como participar de licitações?

Participar de licitações é uma excelente oportunidade para empresas que desejam fornecer produtos ou serviços para o setor público. 

Aqui estão alguns passos e dicas para ajudá-lo nesse processo:

  • regularize a sua empresa;
  • obtenha os certificados necessários;
  • estude o edital;
  • prepare a sua proposta;
  • considere a situação da sua empresa e da concorrência;
  • participe do processo;
  • mantenha-se atualizado.

Conclusão sobre o que é licitação

A licitação é um processo transparente e eficaz que visa garantir a melhor contratação de bens e serviços para o setor público, com a promoção de concorrência leal, eficiência e obtenção de melhores preços e condições. 

Participar de licitações pode abrir portas para novas oportunidades de negócios e contribuir para o crescimento e estabilidade da sua empresa.

Agora que você já sabe o que é licitação, já tem o que precisa para preparar a sua empresa caso julgue necessário participar de uma. 

Conheça nossas soluções para a gestão de sua empresa e se surpreenda!


Compartilhe o conhecimento