(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

O controle de ponto online, ou eletrônico, é uma das melhores maneiras de registrar a jornada de trabalho dos funcionários, atualmente.

Por ser totalmente online, hoje os softwares de controle funcionam de forma simplificada, ágil e transparente. E isso tanto para os funcionários, quanto para o RH e gestores.

Através deles, é possível estar mais ciente em relação ao horário de entrada e saída dos colaboradores. Também é possível medir horas extras, intervalos, adicional noturno e compensação de banco de horas.

Se você deseja saber mais sobre as vantagens de usar um controle de ponto online em sua empresa e como funciona a legislação, acompanhe esse artigo até o fim para tirar todas as suas dúvidas!

Controle de ponto online: como fazer?

Atualmente, existem duas formas principais de controle de ponto online: através de softwares de gestão e gestão de planilhas em Excel e outros programas. A primeira opção é a mais prática e auxilia na redução de custos operacionais.

As planilhas, apesar de ser ainda um processo muito usado, são consideradas um tanto quanto ultrapassadas. Isso por conta de limitações de recursos e por ser mais trabalhoso o processo de controle.

Em softwares de gestão online, como o da iFractal, isso fica muito mais fácil. As empresas têm como possibilidade hoje a oportunidade de começar a usar o ponto online de forma muito mais acessível, já que não é necessário adquirir nenhum tipo de equipamento além de um smartphone.

Portanto, a simples instalação de um aplicativo já é suficiente para que o ponto online comece a ser utilizado por gestores e colaboradores.

Empresas que possuem um relógio de ponto também podem utilizar o controle de ponto online de maneira integrada com o relógio clássico, com o arquivo de todas as informações de forma online.

Como fazer controle de ponto eletrônico?

Fazedno controle de ponto biométrico

Os RHs possuem algumas opções de controle de ponto eletrônico atualmente. Para escolher o melhor, é necessário entender qual a opção mais vantajosa ao modelo de trabalho da empresa e dos colaboradores.

Como vimos, dependendo da escolha de modelo de controle de ponto online, não é necessário ter nenhum aparelho ou equipamento físico no escritório. Existem hoje aplicativos de registro de ponto que agilizam esse processo, sendo necessário apenas a instalação do app no smartphone dos colaboradores e gestores.

Também é uma possibilidade ter o relógio de ponto para registro biométrico, que ainda é uma das opções mais usadas. Mas também existem alternativas mais modernas, com reconhecimento facial.

Em empresas que trabalham 100% em modalidade remota, o uso de softwares e aplicativos de controle de ponto online são as melhores opções.

Controle de ponto CLT

Segundo previsto na CLT, a empresa deve cumprir uma série de normas para garantir os direitos dos trabalhadores. Assim como, também deve estabelecer os deveres diante do contrato com a empresa.

Entre os artigos, a CLT estabelece também algumas leis em relação ao controle de ponto, determinando em quais casos a empresa tem obrigatoriedade de cumprir com o controle de ponto. Inclui, também, quais funcionários podem ser dispensados do registro e quais as informações obrigatórias para registro em ponto.

Mas por que o controle de ponto é tão fundamental para estar previsto na CLT? Em primeiro lugar, é uma forma legal de ter maior controle sobre o cumprimento da carga horária, para registrar se ambas as partes estão seguindo o acordo em registro na carteira.

O registro em ponto também é uma segurança maior para evitar fraudes em ambos os lados. Esse registro garante que o trabalhador esteja ciente de seus direitos em relação a banco de horas (negativo ou positivo) e horas extras.

Para os gestores, é uma forma de visualizar se o colaborador está cumprindo com o horário. Também é possível saber se o colaborador está excedendo as horas extras e outras informações importantes para o trabalho.

De modo geral, é uma forma de prevenir e garantir que todos os direitos sejam cumpridos, evitando custos excedentes e até mesmo possíveis processos trabalhistas.

Controle de ponto biométrico

A principal vantagem do uso de controle de ponto biométrico é a sua capacidade de eliminar fraudes encontradas no registro de horas dos colaboradores, já que ele é capaz de identificar quem exatamente está marcando o ponto.

Esse reconhecimento pode se dar de diversas maneiras, desde o reconhecimento facial, escaneamento da íris ou impressão digital, sistemas muito confiáveis e difíceis de falsificar.

Além disso, o ponto biométrico não permite alterar ou excluir qualquer registro. Uma vez que o ponto é marcado, ele permanece no sistema, sendo imune a qualquer tipo de fraude.

Controle de jornada home office: muda alguma coisa?

homem organizando seu controle de ponto manual

Em regimes de trabalho remoto, o controle de jornada e o pagamento de horas extras não são exatamente imperativos.

Contudo, especialmente quando as empresas estão começando a adotar esse tipo de jornada, o controle de ponto pode ser uma boa forma de avaliar a eficácia da adoção desse regime de trabalho.

Nesses casos é possível fazer o controle de jornada através de softwares que registram quando o usuário faz login e quando faz logout.

Entretanto, esse tipo de sistema pode acabar falhando. Um exemplo disso é quando o colaborador esquece de fazer logout durante seu horário de almoço.

Por conta desses possíveis problemas, o ideal é utilizar ferramentas que enviam lembretes ao funcionário para tornar a marcação mais simples.

Por essa razão, controles de ponto online são ideais para esse tipo de situação, já que garantem que o colaborador possa registrar entrada e saída com alguns cliques.

Controle de ponto legislação e fatores legais

O descumprimento da legislação trabalhista por parte das empresas ou colaboradores é o principal atrito entre ambas as partes e que pode implicar em longos processos trabalhistas, muitas vezes colocando em cheque a reputação da empresa.

Por isso, quando falamos de controle de ponto online estamos abordando um assunto mais complexo do que apenas a informação sobre que horas o funcionário está entrando ou saindo do trabalho.

Por esses motivos, é fundamental que os gestores, profissionais do RH e funcionários entendam a legislação, com todos seus direitos e deveres de acordo com o que está previsto na CLT.

O que diz a lei sobre o controle de ponto?

As regras e leis que regulamentam como deve funcionar o controle de ponto estão previstas especificamente na Lei 7.855 e no Art. 47 do Decreto Lei n° 5.452/43 da CLT e determinam a obrigatoriedade do registro de acordo com número de trabalhadores.

Em estabelecimentos com mais de 10 trabalhadores, é obrigatório o controle de entrada, saída e intervalos, seja por registro manual, mecânico, eletrônico e/ou online.

No entanto, nada impede que empresas com um número menor de funcionários tenham um sistema de gestão de ponto online.

A partir desse registro de ponto, os empregadores emitem uma folha ponto. Esse documento tem caráter jurídico e deve ser assinado pela empresa e pelo colaborador e guardado pela empresa.

O funcionário deve conferir e assinar o documento, se estiver de acordo com as informações, sendo passível de advertência caso ele não assine o documento.

Quais funcionários têm dispensa do controle de ponto?

Existem algumas exceções na legislação que dispensam alguns funcionários da obrigatoriedade do controle de ponto.

Nos casos abaixo, diante de acordo estabelecido entre funcionário e empregador, não é necessário registrar horários de entrada, saída e horas trabalhadas:

  • Cargos de confiança;
  • Posições de gestão;
  • Funcionários que exercem atividades externas;
  • Colaboradores em regime de teletrabalho, neste caso, quando não for compatível ou que não seja possível fazer o controle de jornada.

É possível bater o ponto pelo celular?

Sim, é possível hoje fazer o registro do ponto através do seu smartphone. Para isso, utilize aplicativos de softwares de gestão de ponto online que disponibilizam esse recurso.

As alternativas hoje estão cada vez mais modernas para se adaptar ao momento e necessidade de mercado, especialmente para empresas que adotam o home office.

O ponto no celular pode ser registrado através de forma manual, através da leitura de biometria, foto e reconhecimento facial.

Controle de ponto pelo celular é legal?

Sim, como previsto na portaria 373 publicada pelo Ministério do Trabalho, hoje as alternativas de controle de jornada de trabalho por softwares de gestão de ponto pelo são regulamentadas.

Isso colaborou para flexibilizar as formas de registro do ponto online, especialmente pelos celulares e outras tecnologias.

Qual melhor controle de ponto online?

pessoa fazendo controle de ponto online pelo celular

Os melhores controles de ponto online hoje são os que proporcionam maior praticidade, segurança e transparência no registro e armazenamento de informações dos funcionários de uma empresa.

Existem diversos softwares de controle de ponto online hoje que se destacam por todos esses benefícios, mas que possuem diferenciais que podem ser mais vantajosos de acordo com o segmento da sua empresa, número de funcionários e necessidades do departamento de RH.

Entre os melhores sistemas, considerando aqueles que possuem recursos modernos, praticidade no dia a dia, que podem ser feitos através do computador ou celular, destacamos o ifPonto e outros como Tangerino, Oitchau e PontoTel.

Controle de ponto excel vs. software de controle de ponto

A principal vantagem, comparando o controle de ponto em Excel e os softwares de gestão, é que através dos softwares o processo é muito mais fácil, prático e seguro.

Isso porque muitas plataformas permitem que os dados do registro em ponto fiquem salvos em nuvem.

Assim, mesmo após o término do mês e com a assinatura do colaborador na folha ponto, é possível acessar informações de registros anteriores, através desse arquivo.

Outro ponto é que os sistemas possuem dispositivos que evitam fraudes, como o registro através da biometria.

No Excel, além do trabalho para automatizar e organizar diversas planilhas mensalmente, é mais fácil fraudar e perder as informações, por ser um arquivo deletável, mesmo que acidentalmente.

Software controle de ponto: quais os melhores do mercado?

Existem vários softwares de gestão de controle de ponto no mercado, mas o que se destacam entre os gestores e profissionais de RH são os que oferecem mais recursos de forma prática e fácil de gerenciar. Abaixo, citamos os 4 principais para você comparar.

1. ifPonto (iFractal)

O ifPonto é o sistema de gestão de ponto online da iFractal, que tem como propósito reduzir os custos operacionais facilitando o dia a dia dos gestores e RH com um controle de ponto fácil e seguro.

Esse software permite algumas opções para se encaixar ao melhor modelo de negócio da empresa. Ele possui como solução o registro de ponto pelo celular, através do login na plataforma pelo computador, registro no tablet (por biometria facial, aproximação e QrCode.

Com o ifPonto, você integra o software ao registro do Relógio Eletrônico de Ponto convencional instalado na sua empresa. Assim, tem mais praticidade na hora de calcular a folha de ponto dos funcionários.

Outro diferencial é contar com o apoio de consultores, que ajudam as empresas a encontrarem a melhor opção para a realidade de cada negócio, para reduzir custos e melhorar processos internos.

2. Tangerino

O Tangerino é um aplicativo de controle de ponto para gestão de trabalho remoto com foco no atendimento em pequenas e médias empresas.

Através desse sistema, é possível definir locais válidos de registro de ponto de acordo com localidade, através de monitoramento por GPS, e a criação de escalas flexíveis.

Por essas características, é uma solução interessante para empresas que trabalham com flexibilidade de trabalho presencial e remoto, ou profissionais que trabalham externamente, como motoristas, vendedores etc.

Assim como em outros sistemas, no Tangerino é possível gerar relatórios com informações importantes para a gestão da empresa, como banco de horas, faltas, atrasos e horas extras.

3. Oitchau

O Oitchau é um software de controle de ponto online para registro de informações de entradas, saídas, intervalos, horas extras e demais informações pertinentes à gestão dos funcionários.

Diferencia-se também por permitir a marcação através do celular, com identificação de verificação de identidade, localização por GPS e hora.

Outra característica é que é possível limitar a marcação de ponto, sinalizando aos gestores quando os colaboradores estão ultrapassando a jornada de trabalho semanal ou mensal.

É uma forma de reduzir o excesso de horas extras e banco de horas.

4. PontoTel

O PontoTel é um aplicativo que permite a gestão do controle de ponto de diversas formas, assim como o ifPonto. Com ele, é possível registrar a jornada de trabalho pelo computador, celular, relógios físicos e gerar folhas ponto.

Para evitar fraudes, o PontoTel disponibiliza recursos como reconhecimento facial e biométrico, além de gerar relatórios e dashboards.

Conclusão

As planilhas de Excel para controle de ponto são cada vez mais parte do passado nas empresas.

Para as empresas que ainda não migraram para um sistema mais moderno, buscamos com esse conteúdo ilustrar os benefícios do uso de um controle de ponto online.

Com softwares de controle de ponto, é possível tornar esse processo muito mais fácil, seguro, evitar fraudes e reduzir custos operacionais.

Por isso, vale a pena apostar em sistemas mais modernos, especialmente para modernizar a empresa e se adequar dentro das novas realidades de trabalho, como o trabalho remoto.

Conheça as soluções da iFractal para controle de ponto online de sua empresa.


Compartilhe o conhecimento