(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

O departamento de Recursos Humanos passou por uma transformação nos últimos anos: deixou de ser operacional e se tornou estrategista. As soluções tecnológicas para RH impulsionaram esse processo.

Por exemplo, com sistema de ponto é possível analisar métricas e relatórios. Isso contribui na tomada de decisões dos gestores. Essa transformação vem sendo chamada de HR Tech, ou RH tecnológico e é considerada uma mudança de cultura.

Alguns especialistas em gestão de pessoas até começaram a chamar esse período de quarta revolução industrial.

Quais são os benefícios do HR Tech para o RH?

O HR Tech pode reduzir custos com horas extras indevidas e processos trabalhistas. Isso porque o gestor de RH, com o uso de sistema de ponto web, pode acompanhar informações da jornada de trabalho. Além de receber alertas sobre divergências, em tempo real, de qualquer dispositivo conectado à internet. O uso de sistema de ponto web, além de simplificar, automatiza atividades que levariam dias para serem executadas manualmente. 

Quais são os benefícios do HR Tech para o colaborador?

Os colaboradores também são beneficiados. Eles conseguem acompanhar a evolução do dia a dia na empresa e enviar justificativas antes do fechamento da folha de pagamento. Essa comunicação, em tempo real, é fundamental para manter um bom alinhamento de ideias entre gestores e funcionários. 

Clima organizacional

Outro desafio para a gestão de pessoas é manter o engajamento satisfatório da equipe. E a tecnologia é uma aliada para atingir esse objetivo. Com uma ferramenta de análise de clima organizacional, o gestor de RH consegue obter uma compreensão sistêmica e profunda dos movimentos do coletivo. Com isso, o processo de definição de diretrizes fica mais assertivo. 

Liberdade contratual 

Marcelo Germano de Oliveira, sócio diretor da iFractal, explica que o melhor caminho para ter êxito com o HR Tech é pesquisar por fornecedores que garantam liberdade contratual. Ou seja, empresas que não cobram multa de rescisão e obrigam o uso da solução por tempo determinado. Além disso, itens como segurança, flexibilidade, escalabilidade, economia são essenciais. 

 “A iFractal, que já nasceu sob a geração em nuvem, naturalmente, tem como princípio a liberdade contratual. Além disso, desenvolve todos os sistemas HR Tech em ambiente livre GNU/Linux. Portando, o sistema de ponto permite customizações de acordo com a necessidade de cada RH e não aprisiona o cliente”, afirma.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.


Compartilhe o conhecimento