(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Com o avanço do novo coronavírus no Brasil e para evitar que a pandemia se alastre cada vez mais, o home office se tornou uma alternativa em muitas empresas.

Apesar de algumas organizações já utilizarem os funcionários em home office há alguns anos, esse modelo ainda não é parte da cultura brasileira. Por isso, muitas empresas, principalmente, as que precisaram incorporar o trabalho remoto às pressas. Ainda tem dúvidas sobre como fazer a gestão de pessoas à distância. 

Segundo Jorge Penillo, especialista em liderança, quando a pandemia passar, é possível que haja uma nova cultura laboral no país, muito mais tecnológica. “No mundo de hoje há uma tendência que as pessoas sejam muito mais virtuais que presenciais”, pondera.

Confira algumas dicas para ajudar gestores a fazerem a gestão de trabalho à distância.


Priorize a comunicação

Lembre-se que o trabalho à distância pode propiciar ruídos na comunicação. Para evitar que isso aconteça, a comunicação deve ser mantida diariamente. Portanto, se necessário, faça reuniões online, via chat ou videoconferência, para alinhar expectativas e prazos de entregas com os funcionários em home office. 

Invista em pesquisa de clima online

A pesquisa de clima feita diariamente também é uma forma de conhecer o humor e a satisfação dos colaboradores mesmo à distância. O software STOU powered by ifSinc, da iFractal, reúne um conjunto de recursos avançados para gestão de pessoas que conecta colaboradores e gestores de maneira objetiva, transparente e autêntica.

Com esse software, o colaborador registra, no momento da marcação de ponto, o seu humor diário e responde algumas questões sobre o dia a dia de trabalho.

Faça a gestão da jornada de trabalho

Durante o trabalho remoto é importante que o RH faça a gestão da jornada de trabalho com um sistema que permita visualizar as informações em tempo real. Como o início, as pausas (como horário de almoço) e fim do horário de trabalho. Assim, conseguirá conduzir e auxiliar os colaboradores para mais produtividade sem que seja necessário interromper um fluxo de trabalho ou horário de pausa. 

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.


Compartilhe o conhecimento