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Ambiental, Social e Governança (ESG) é uma estrutura ética que mostra, às organizações, qual o impacto de suas decisões em todas as partes envolvidas. E isso não é bem uma novidade. 

No mundo todo, diversas empresas estão se tornando cada vez mais conscientes de suas responsabilidades ESG como ativos corporativos valiosos, reconhecendo que a forma como operam tem uma grande influência na sociedade. 

Trata-se de criar relacionamentos de longo prazo entre as empresas e o meio ambiente, pessoas e comunidades, para que tanto o negócio quanto seus stakeholders prosperem. 

Dessa forma, as empresas não devem ver o ESG como uma restrição ou obstáculo, mas uma oportunidade de praticar uma governança mais inteligente para um futuro saudável para todos.

Ficou ainda mais interessado no assunto? Confira mais sobre o tema por aqui!

Leia também: Backoffice: saiba o que é e quais as vantagens desse setor

O que é ESG?

A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance que, em tradução livre, fica como ambiental, social e governança. 

Na prática, trata-se de ações ambientais, sociais e de governança que mostram que uma empresa é sustentável, socialmente responsável e devidamente gerenciada (em maior ou menor nível). 

Aliás, o termo em pauta pode até parecer uma novidade para muitas pessoas e empresas, mas, vale dizer que ele já existe há algum tempo. 

A ideia foi uma iniciativa da ONU (Organizações das Nações Unidas) e divulgada, em 2004, por meio de uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. 

Já o objetivo foi o de estimular grandes empresas financeiras a integrarem fatores ambientais, sociais e de governança no mercado de capitais.

Quais são os três pilares do ESG?

Como você viu, o ESG remete a Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança). Cada um desses componentes indica quais ações, especificamente, as empresas devem adotar. 

Para aprofundar ainda mais sobre esse assunto, vale a pena ver mais detalhes sobre cada um dos pilares ESG. 

Confira: 

Environmental (Meio ambiente)

As exigências de Environmental (Meio ambiente) incluem: 

  • utilização de fontes de energia limpas e renováveis, como solar, eólica e afins;
  • política para frear o desmatamento;
  • gestão de resíduos;
  • preservação da biodiversidade;
  • engajamento em assuntos que abordem problemas climáticos;
  • dentre outros.

Social

Já as atenções voltadas ao Social dizem respeito ao seguinte: 

  • diminuição da taxa de turnover (rotatividade de funcionários na empresa);
  • envolvimento dos colaboradores com a gestão da empresa;
  • benefícios concedidos aos funcionários (vale-transporte, vale-alimentação, convênio médico, plano de previdência, dentre outros);
  • pagamento justo de salário;
  • respeito e incentivo à diversidade (com políticas evitando assédio, homofobia, transfobia, racismo, xenofobia e capacitismo, por exemplo);
  • dentre outros.

Governance (Governança)

Nesse caso, o ESG se atenta à gestão executiva e ao conselho administrativo, para que todos os interessados (clientes, colaboradores e acionistas), em determinada empresa, possam desfrutar dos benefícios dos próprios negócios. 

Então, alguns dos pontos mais avaliados são:

  • transparência quanto às finanças da empresa;
  • produção de relatórios financeiros detalhados;
  • justa remuneração de acionistas;
  • estabelecimento de canal para denúncias;
  • boa relação com os governos;
  • postura corporativa;
  • dentre outros. 

Qual a importância do ESG em empresas?

O que é preciso para uma empresa ser ESG?

Os fatores básicos para conseguir ter resultados melhores para os negócios são:

  • conhecimento total sobre tudo o que permeia ESG;
  • ter uma estratégia voltada aos princípios de ambiental, social e governança;
  • fazer e acompanhar os objetivos e metas traçadas;
  • ter uma postura e processos mais transparentes. 

Qual o impacto do ESG nas empresas?

De forma geral, o ESG é de extrema importância para as empresas. Afinal, ele expressa que determinado negócio é capaz de gerar resultados positivos não só aos lucros, como também para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. 

Isso, com certeza, atrai muito mais investidores, parceiros, além disso, melhora a imagem da empresa frente ao público-alvo. 

Veja mais detalhes sobre as vantagens do ESG: 

Otimização dos resultados financeiros

O ESG indica boas práticas para a gestão da empresa. A melhor postura corporativa, o olhar atento para os números dos negócios, a valorização de equipes e profissionais.

Alguns exemplos de ações com esses propósitos são: planejamento financeiro para um determinado período, reuniões frequentes com os profissionais responsáveis pelo financeiro da empresa, busca por novas ideias e soluções que atinjam a empresa toda, dentre outras. 

Tudo isso reflete em ótimos resultados financeiros e, como dissemos, empresas bem geridas atraem muito mais investidores. 

Grande transparência sobre os negócios 

As empresas que possuem alto nível de ESG adotam práticas mais transparentes. Um exemplo disso é que, como citamos, há a elaboração constante de relatórios financeiros.

Isso mostra para todos — desde donos das empresas a investidores — quais são os resultados obtidos a cada mês, bimestre, semestre, ano, enfim. 

Redução de riscos e custos

A boa gestão dos negócios também reflete na redução de custos e de riscos. Empresários, CEOs, gestores — quando seguem o ESG — se dedicam a olhar para os gastos a fim de reduzi-los o máximo possível. 

Além disso, o cuidado é para a redução de riscos, como por exemplo, altas taxas de turnover, desperdício de recursos naturais, investimentos insuficientes, enfim. 

Quais os impactos do ESG em empresas?

Aumento da fidelização de clientes

O público-alvo também é beneficiado com o Environmental, Social and Governance. Eles podem notar que determinada empresa é socialmente consciente e que reduz os impactos ao meio ambiente. 

Aspectos que, justamente, também fazem parte das preocupações do público-alvo. Isso gera maior confiança e fidelização entre empresa e público-alvo. 

Aliás, vale destacar que, de acordo com uma pesquisa da Accenture (especialista em consultoria de gestão e tecnologia da informação), 83% dos brasileiros preferem comprar de marcas das quais eles têm identificação, além disso, são transparentes. 

Sendo assim, vale todo o esforço voltado às formas de gerar identificação com os clientes. 

Melhora da imagem externa da empresa

Sem dúvidas, empresas que se mostram engajadas com questões sociais, ambientais e melhores formas de gerenciamento, passam uma imagem positiva. 

O público, em geral, e todo o mercado observa determinada empresa como consciente e responsável a respeito das maiores demandas da sociedade. Tudo isso melhora muito a imagem externa de qualquer instituição. 

Otimização de possíveis investimentos

Empresas que usam o ESG, como dissemos, tendem a ter uma gestão e governança muito melhor. Esse ponto proporciona maior segurança e rentabilidade para os investidores. 

Logo, a empresa consegue atrair muito mais pessoas interessadas em investir nela. Os investimentos, desse modo, são otimizados. 

Aumento da competitividade e da liderança no mercado

As boas práticas de Environmental, Social and Governance, além de tudo, tornam as instituições mais competitivas e com grande liderança no mercado. 

Afinal, basta pensar que as boas práticas proporcionam excelente gestão, baixa rotatividade de profissionais, contribuição à sustentabilidade do planeta e ao maior bem-estar da sociedade. 

Tudo o que torna a empresa como, de fato, grande potência no mercado. 

Decisões mais assertivas

A tomada de decisão, em qualquer empresa, deve ser muito bem avaliada. Afinal, muitos aspectos estão em jogo (dinheiro, reputação, capital humano, parcerias, enfim). 

Com o ESG, as decisões podem ser feitas de forma mais assertiva. Isso porque a instituição que segue os fundamentos de social, governança e meio ambiente tem maior transparência, além de participação de outros colaboradores em diversos processos

Então, por exemplo, antes de lançar um produto, a empresa pode se certificar de que todo o processo de produção está voltado ao Environmental (Meio ambiente).

Ou seja, se a fabricação do produto terá uso de fontes limpas e renováveis, embalagem reciclável, dentre outros pontos voltados à preservação ambiental. 

Com isso, e de forma geral, fica mais fácil tomar decisões eficientes a curto, médio e longo prazo.

Acompanhamento de métricas

De novo, vale lembrar: o Environmental, Social and Governance é pautado em pilares exatos, existem objetivos bem específicos — como redução dos impactos ambientais, menor taxa possível de turnover, geração de relatórios sobre os negócios, etc.

Tudo isso coloca a empresa nos trilhos, ou seja, fica mais fácil saber onde é preciso chegar. Além disso, CEOs, gestores e coordenadores podem ter mais facilidade para acompanhar métricas. 

4 principais dicas para implementar ESG nas empresas

Depois de ver o quanto o ESG pode proporcionar grandes benefícios à sua empresa, fica a dúvida: como adotar as mudanças? Selecionamos quatro passos para isso, veja o que fazer:

1. Defina a sua estratégia de ESG

O primeiro passo é definir a sua estratégia sobre o Environmental, Social and Governance

Isso significa saber exatamente quais objetivos (dentro de cada pilar) a empresa deseja desenvolver — por exemplo: maior transparência, preservação da biodiversidade e melhoria sobre os salários dos funcionários. 

Então, a partir disso, é viável criar estratégias para chegar a esse objetivo. Para atender àqueles objetivos, algumas estratégias poderiam ser: mudança de cultura da empresa, divulgação interna de cuidados com o meio ambiente e busca por mais investidores. 

2. Estruture os dados que serão utilizados

A estruturação de dados é outra etapa essencial para a implementação de um programa ESG bem-sucedido. 

Ao analisar dados sobre potenciais riscos e oportunidades ESG, as empresas podem obter uma melhor compreensão dos impactos de suas operações, beneficiando tanto os negócios quanto a sociedade em geral. 

Ou seja, a estruturação de dados para a estratégia ESG pode abrir caminho para um futuro mais sustentável e igualitário.

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3. Cascateie conhecimento entre o time

Adotar e manter o ESG é um trabalho em conjunto. De nada adianta concentrar os objetivos e ideias somente para a liderança. Faça com que os conhecimentos cheguem a todos os colaboradores

Além disso, explique qual a importância de cada um dos pilares e objetivos (como isso pode melhorar a vida dos negócios e de todos os envolvidos). 

4. Revise constantemente as ações da sua empresa

Por fim, mas não menos importante, revise as ações de sua empresa, constantemente. A revisão é crucial para saber se as atividades e processos estão em conformidade com os princípios do ESG. 

Qualquer falta de sincronia entre as ações da sua empresa e o ESG deve ser corrigida o quanto antes. Dessa forma, é possível colher bons frutos lá na frente (conquistar o que tanto se espera). 

Além do ESG é importante que as empresas contem com excelentes tipos de tecnologias. Nesse sentido, vale conhecer e investir no software para controle de ponto online da iFractal. Saiba mais!

Conclusão

Ambiental, Social e Governança (ESG) é a abordagem que as empresas precisam adotar ao considerar o impacto que seus negócios têm no mundo. 

Ao entender como as decisões tomadas hoje afetam o futuro de amanhã, a ESG oferece um nível de responsabilidade sem precedentes que pode ajudar a criar um planeta mais saudável econômica e ambientalmente. 

Com esse modelo sendo adotado por um número crescente de organizações e influenciando a legislação, o ESG está abrindo caminho para um cenário de negócios mais ético. 

Por essas razões, o conceito de Environmental, Social and Governance deve ser integrado a todas as operações e é essencial para o sucesso de longo prazo de qualquer organização que busca ter um impacto ambiental e social positivo.


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