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Nos últimos meses, o isolamento social acelerou a prática, que já vinha se consolidando, do home office. Com a mudança de hábitos e mentalidades, esse modelo de trabalho tende a fortalecer, mesmo após a crise.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Cushman & Wakefield, 73,8% das empresas multinacionais que atuam no Brasil pretendem adotar a prática de forma definitiva no país. 

A aceitação se deve, em grande parte, ao fato de que a tecnologia tem permitido o bom funcionamento das operações. O uso de ferramentas tecnológicas para videoconferências, gestão de ponto e benefícios são exemplos. Desse modo, manter a comunicação entre RH e colaboradores é essencial para o sucesso. 

As vantagens da gestão de ponto eletrônico

Por mais que a legislação não exija a gestão de ponto eletrônico para o trabalho à distância, o controle da jornada de trabalho é importante e tem vantagens, tanto para o Recursos Humanos, como para o gestor e o colaborador. 

A primeira tem relação direta ao controle de horas. Muitos funcionários relatam que, em casa, acabam esquecendo o tempo e trabalhando muitas horas seguidas, sem pausas para refeições. Esse hábito pode ser muito prejudicial para a saúde física e mental dos colaboradores. Além de minar a produtividade. 

Em segundo lugar, para o RH, os dados obtidos com as marcações de ponto geram, automaticamente, diversos relatórios com indicadores importantes para a gestão de pessoas eficiente. Com o aplicativo de ponto, o funcionário, também, consegue visualizar o espelho de ponto e verificar quantas horas trabalhou em determinado período. 

No caso de empresas que atuam com banco de horas, o aplicativo de ponto eletrônico é essencial. O sistema calcula, diariamente, quantas horas o colaborador tem em banco. 

Como realizar o controle de ponto em home office?

A iFractal disponibiliza app de ponto eletrônico para que os colaboradores façam a marcação do ponto pelo computador e smartphone. Todo processo é feito de forma segura com reconhecimento facial, geolocalização, geodelimitação, comprovante por e-mail e acesso às marcações e justificativas.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.


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