Antes de adquirir um sistema de ponto web é preciso estar atento às necessidades da empresa sobre as funcionalidades do software.
Uma das questões fundamentais para o sistema de ponto eletrônico em nuvem é verificar se há integração com equipamentos, centralização de dados, descentralização da gestão. Além de relatórios, gráficos e segurança de dados. Porém, mesmo após uma extensa pesquisa de mercado, ainda há questões que são subjetivas.
Por exemplo, sobre como será o atendimento. Por isso, solicite um período de teste. Essa é uma das melhores maneiras de garantir que o sistema de ponto web irá atender plenamente.
Treinamento
Atualmente, a maioria das soluções disponíveis no mercado possui interface intuitiva. Entretanto, exija treinamento antes de iniciar o teste. Essa etapa é essencial para o melhor aproveitamento da solução durante o tempo experimental e para conhecer melhor o atendimento da empresa.
No treinamento, o especialista irá esclarecer as dúvidas e, nesse momento, será possível verificar se existe necessidade de customizações. Ou seja, modificações ou adaptações.
Então, mesmo que a princípio não haja demanda de customizações, é interessante saber para o futuro se existe essa possibilidade.
Suporte técnico
Durante o período de teste, a dica é usar o sistema de ponto eletrônico em nuvem diariamente. Entre em contato com o suporte técnico, pelo menos, uma vez. Esse suporte, basicamente, refere-se ao atendimento em horário comercial, sem restrições de aberturas de chamadas, ligações, e-mails ou chats.
Feito isso, pode-se ter uma ideia do tempo de atendimento para resolução do caso e se a empresa desenvolvedora presta um bom atendimento de suporte técnico.
Cases de sucesso
Por fim, não hesite em pesquisar cases de sucesso. Se possível, entre em contato com clientes e pergunte sobre como foi o processo de implantação e o atendimento de suporte técnico. Procure saber se a experiência de clientes com características semelhantes à sua foram positivas.
iFractal
No caso da iFractal, o sistema de controle de ponto em nuvem é utilizado por mais de duas mil empresas, públicas e privadas, como Prefeitura de Belo Horizonte, USP – Universidade de São Paulo, Grupo DIA Supermercados, Cel.Lep, CETESB, Nec, McDonald’s, Nokia, entre muitos outros.
Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.