(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

Uma das maiores preocupações das empresas é garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores no retorno ao ambiente corporativo. Por isso, antes do retorno, é necessário realizar ajustes, como o uso de tecnologias que minimizam a necessidade de toques em superfícies, repensar a utilização dos espaços e as interações. Além de novas rotinas, procedimentos e mudanças comportamentais.

Diante desse cenário incerto, a Theia, plataforma que dá suporte emocional, de carreira e de saúde a pais e mães que trabalham, em parceria com a Cia de Talentos, criou um guia gratuito, para ajudar os RHs a planejarem esse retorno.

“Acima de tudo é preciso que as empresas assegurem que os colaboradores se sintam seguros para voltar ao escritório em todos os sentidos. Os transtornos de humor e ansiedade vêm aumentando ano após ano. O que reforça a necessidade de ações de prevenção e tratamento para os agravos à saúde mental, principalmente, neste momento”, explica a psicóloga Aline Hessel.

 

Pulso da organização

Segundo o guia, “Neste momento turbulento, é preciso estar com o pulso da organização. Portanto, deve-se conduzir pesquisas de clima, promover feedbacks constante e deixar um canal aberto para os colaboradores consigam verbalizar as suas preocupações.”

Ainda de acordo com o manual, uma preocupação constante dos colaboradores é a de perder a posição. Nesse sentido, o guia recomenda que as empresas devem endereçar abertamente essa questão. E, para aquelas que for possível, garantir que esse não será um critério de desligamento.

Para Flavia Deutsch Gotfryd, CEO e cofundadora da Theia, a forma como trabalhamos não será mais a mesma. Para a volta ao chamado “novo normal”, ambientes híbridos e interconectados vieram para ficar. “Como muitos líderes já declararam, o COVID-19 foi o maior acelerador da digitalização dos seus negócios e o aprendizado adquirido durante essa pandemia tem de ser aproveitado”, finaliza.

 

Como fazer pesquisa de clima online? 

Uma maneira do RH conhecer o humor e a satisfação dos colaboradores é através da pesquisa de clima online. O software STOU powered by ifSinc, da iFractal, reúne um conjunto de recursos avançados para gestão de pessoas que conecta colaboradores e gestores de maneira objetiva, transparente e autêntica. Portanto, com esse software, o colaborador registra, no momento da marcação de ponto, o seu humor diário e responde questões rápidas sobre o dia a dia de trabalho.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.


Compartilhe o conhecimento