(11) 5070.1799 • (11) 3136.1540
Compartilhe o conhecimento

O sistema de ponto web veio para facilitar os processos do RH. Há alguns anos esse processo era realizado de forma manual. Os funcionários assinavam o livro de ponto e o RH realizava o fechamento e a contagem de horas.

Com a automatização do ponto é possível evitar problemas com as jornadas de trabalho. Além disso, o sistema de ponto web elimina despesas com falhas nos lançamentos, facilita o trabalho do RH e auxilia na gestão operacional da empresa.

 

Como escolher um sistema de ponto?

Em suma, escolher um bom sistema de ponto, além de impactar diretamente na redução de custos e na otimização de tempo, permite uma gestão mais eficaz e dinâmica.

1. Identifique a necessidade da sua empresa

A obrigatoriedade do controle de ponto é válida para estabelecimentos que possuam mais de dez trabalhadores, com registro das horas de entradas e de saídas, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções do Ministério do Trabalho.

O primeiro passo para identificar o melhor sistema de ponto é levar em consideração a quantidade de colaboradores e o fluxo nas horas de entrada e saída.

2. Atente-se às funcionalidades do sistema de ponto

Nesse processo, é essencial que o sistema de ponto ofereça sistema de armazenamento em nuvem e geração de relatórios; segurança no armazenamento e gestão dos dados; flexibilidade na gestão de horas (faltas, horas extras, adicional noturno, etc.).

3. Certifique-se da segurança do equipamento

Registros errôneos de ponto foram – e ainda são – a causa de inúmeros processos judiciais trabalhistas. Por isso, é preciso estar muito atento aos status de segurança. Assim, muitos sistemas possibilitam uma interface protegida por mecanismos de criptografia. Esse mecanismo impede qualquer tentativa de fraude.

4. A melhor escolha de sistema de ponto

O sistema de ponto ifPonto®, da iFractal, permite uma gestão de ponto mais eficaz e dinâmica e atende às Portarias 1.510 e 373 do MTE.

Por isso, solicite um teste gratuito por 30 dias do software STOU® powered by ifPonto®. Nossa equipe está à disposição para o suporte necessário e esclarecimento de suas dúvidas.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.


Compartilhe o conhecimento