Como cuidar da saúde mental dos colaboradores?

Posted by:

Constantemente, o tema saúde mental tem ficado mais em evidência no RH. Com o isolamento social, tem sido fundamental oferecer acesso às informações que ajudem os profissionais a identificarem sinais ou gatilhos. Essa atenção para o tema ajuda a evitar o adoecimento ou agravamento de determinadas situações.

Estratégias para reduzir ansiedade

Com mais de seis mil funcionários no Brasil, a Continental,  multinacional alemã lançou uma programação de lives internas protagonizadas pelos próprios colaboradores. Desde que iniciou no mês de maio, ocorrem semanalmente na página oficial do Facebook, com temas sobre saúde financeira, maternidade e técnicas de organização.

Além de, assuntos lúdicos, cujo objetivo é levar alegria e leveza para as residências dos colaboradores, por meio de shows musicais com os talentos internos. A expectativa é de que a iniciativa, que tem obtido altos índices de aprovação e receptividade, seja mantida após a quarentena.

“As empresas precisam agir para reduzir a ansiedade e evitar a percepção de afastamento entre os colaboradores. Na Continental, temos como prioridade absoluta o cuidado com as pessoas e nos esforçamos para transmitir isso ao máximo, gerando proximidade de forma leve e respeitosa”, afirma Ana Cláudia Oliveira, vice-presidente de Relações Humanas Brasil e Argentina da Continental.

Terapia online

A Neo Química, marca de medicamentos genéricos e similares, oferece aos profissionais de farmácia sessões semanais de terapia online. Desse modo, a iniciativa tem o objetivo principal de cuidar da saúde mental de farmacêuticos, auxiliares de farmácia e balconistas, que atuam na linha de frente do combate a pandemia do novo coronavírus.

Assim, o acompanhamento psicológico é totalmente gratuito. Para ter acesso as sessões, os interessados precisam, apenas, estar cadastrados na Neo Pharma.

Como saber como está a saúde mental da empresa?

Uma maneira do RH conhecer o humor e a satisfação dos colaboradores à distância é através da pesquisa de clima online. O software STOU powered by ifSinc, da iFractal, reúne um conjunto de recursos avançados para gestão de pessoas que conecta colaboradores e gestores de maneira objetiva, transparente e autêntica. Portanto, com esse software, o colaborador registra, no momento da marcação de ponto, o seu humor diário e responde algumas questões rápidas sobre o dia a dia de trabalho.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.

1
  Posts Relacionados