A certificação ISO 27001 é uma norma internacional que reúne processos e controles que são considerados fundamentais para garantir a confiabilidade das informações internas e de clientes e melhoria contínua do Sistema de Gestão de Segurança da Informação. É uma condição essencial para que as empresas do segmento de tecnologia da informação possam trazer mais tranquilidade no relacionamento comercial com o mercado, sendo um meio de garantir que a organização certificada tenha implementado um sistema de gestão da segurança da informação, devidamente acreditado e de acordo com todos os padrões internacionais estabelecidos.
Desde 2004 a iFractal atua no mercado de tecnologia para software em nuvem, no modelo SaaS (Software as a Service), quando, no Brasil, poucas empresas de desenvolvimento se arriscaram a tratar dados sensíveis, transitando entre servidores ao redor do mundo, enquanto os próprios protocolos de segurança da informação estavam em intensa evolução. Nesse contexto, a credibilidade sobre segurança de dados nasceu junto com a iFractal, que sempre acompanhou as mudanças, aprimorou protocolos e colocou a segurança à frente do negócio.
Após 18 anos de sólida experiência no assunto, a iFractal entende a importância de continuar investindo cada vez mais, especialmente obtendo uma certificação que possa trazer ainda mais tranquilidade para os clientes e parceiros.
Ainda em 2022, a iFractal deu início ao processo de certificação ISO 27001 e aplicou melhorias internas significativas. Durante 10 meses à frente do projeto estiveram Nycolas Medeiros e Gabriel Cocarelli, responsáveis diretos pela implementação, infraestrutura, desenvolvimento da cartilha de segurança e treinamento dos colaboradores, com acompanhamento técnico da diretoria executiva, formada por Arthur Schwengber, Felipe Waltrick e Marcelo Germano, além da parceria com DropReal, empresa especializada em consultoria na área de Segurança da Informação.
A ISO 27001 requer revisões periódicas e re-declaração certificando que o SGSI (Sistema de Gestão de Segurança da Informação) permanece operando como proposto. Segundo Nycolas Medeiros, que possui certificação da ISFS (Information Security Foundation) e é o responsável primário do projeto, “Conquistamos um patamar de segurança ainda mais elevado, mas é fundamental que a gestão dos protocolos e análise de riscos seja constante e cada vez mais inserida na cultura dos colaboradores e parceiros da iFractal”