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Selecionamos cinco situações que precisam ser consideradas antes da implantação de um sistema de ponto, tanto do relógio de ponto eletrônico, quanto o software integrado.

Seja qual for o tamanho da empresa, cedo ou tarde, a reestruturação na gestão de pessoas é um tema que irá demandar uma atenção especial. Entretanto, não basta ter um departamento de Recursos Humanos disposto. A vontade precisa estar alinhada com um sistema de ponto. Essa união irá garantir um crescimento sem surpresas operacionais.

Com base na experiência de especialistas no assunto, selecionamos cinco situações que precisam ser consideradas antes da implantação de um sistema de ponto, tanto do relógio de ponto eletrônico, quanto o software integrado.

Vale lembrar que é importante conhecer sobre a portaria 1510 de 2009 do MTE, que você pode fazer download clicando aqui.

 

 Investimento e meio ambiente

Avalie o Custo x Garantia do produto x Programa de reciclagem e verifique com o fornecedor a possibilidade de reaproveitar os equipamentos instalados atualmente. A simples cobrança constante sobre questões ambientais pode causar mudanças de pensamento dos fabricantes.

 

Aprisionamento tecnológico

Conhecido como Vendor Lock-in, trata-se de uma estratégia de negócio onde o produto possui particularidades que tornam os clientes dependentes de recursos ou ferramentas de um único fabricante. Procure por marcas de relógios de ponto que permitam a integração com outros sistemas de ponto, ou seja, que respeitem a sua liberdade de escolha.

Um exemplo contrário à prática do Vendor Lock-in são as iniciativas do projeto Arduíno e Raspberry Pi, que abriram um espaço  para que empresas e quaisquer pessoas criassem desdobramentos de tecnologias, como é o caso do ifAcesso, que disponibiliza o projeto abertamente no site do Fritzing.

“Esse projeto permite que qualquer pessoa ou empresa consiga transformar catracas inativas, de marcas e fabricantes diferentes, em equipamentos ativos e nas nuvens”, explica Felipe Waltrick, especialista em tecnologia e desenvolvedor do projeto ifAcesso.

 

Grupo econômico

Caso a empresa pertença a um grupo econômico é recomendado que a informação sobre o grupo seja informada ao fornecedor do equipamento evitando a cobrança fragmentada dos equipamentos por empresa, ou seja, por CNPJ.

Caso o fornecedor insista na venda de equipamentos por CNPJ, cite o artigo 5º, número 85, da Instrução Normativa do MTE. Clique aqui para fazer o download deste documento.

 

Sistema de ponto

Se optar por um software de instalação local é importante confirmar se a licença de uso do sistema de ponto é válida por máquina. Além disso, também é importante verificar se as atualizações têm custo. Outro ponto é questionar se caso a máquina tiver problemas e exigir a reinstalação, se esse procedimento será cobrado.

Por fim, de quem será a responsabilidade do backup das suas informações.

No caso de software em nuvem (SaaS), ou sistema de ponto web, trata-se de um serviço. Ou seja, o investimento está relacionado ao uso. Então, pode ser suspenso ou cancelado quando necessário, sem taxas ou multas. Na hora da compra é recomendado verificar se são adotadas práticas de segurança e sigilo dos dados.

Pergunte também por quanto tempo a informação é armazenada e se existe um plano de contingência.

Na época que os relógios de ponto apenas registravam os cartões cartográficos ou mesmo na chegada dos modelos eletrônicos, quando apenas guardavam os registros das marcações. O fator de decisão na hora da compra era o próprio equipamento.

Hoje, com o modelo de sistema de ponto web, com gráficos e relatórios que ajudam na gestão de pessoas e redução de custos operacionais da empresa. Essa questão se inverteu completamente, de modo que, iniciar a implementação de um projeto pelo relógio é o maior dos erros.

A busca e decisão pelo sistema de ponto é fator primordial. Já que é inevitável para as empresas que buscam se manter atualizadas em seu processo de gestão de pessoas. Cedo ou tarde, terão que adotar o modelo de sistema de ponto web.

 

Manutenção e garantia

Há diversas marcas e modelos de relógios de ponto eletrônicos disponíveis no mercado e questões sobre manutenção e garantias referente à reposição de peças, fornecimento de bobina, garantias de produto, suporte técnico etc, precisam ser avaliadas com muita atenção.

Para evitar surpresas, informe-se com o vendedor – e tenha por escrito – se a marca e modelo de relógio de ponto eletrônico que você pretende comprar precisará de qualquer pagamento extra no momento da instalação ou futuramente. Não é incomum, após realizada a venda dos equipamentos, surpresas com custos extras durante do processo de instalação dos equipamentos.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.


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