Blog

Qual é o papel do RH para prevenção do novo coronavírus no ambiente corporativo?

Posted by:

Atualmente, o cuidado com as pessoas que integram uma companhia é ainda mais importante e necessário. Por isso, o Recursos Humanos tem um papel essencial para prevenção do novo coronavírus no ambiente corporativo independente do porte da empresa. O blog da iFractal elaborou algumas dicas para ajudar neste momento.

Isolamento

No caso de colaboradores que tenham diagnóstico confirmado ou suspeito de COVID-19, por decisão do Ministério da Saúde, devem ser mantidos em isolamento, domiciliar ou hospitalar. Portanto, os funcionários, que convivem de forma próxima com o caso suspeito ou confirmado, também devem ser mantidos em isolamento, mesmo sem apresentar sintomas.

Gestão da jornada de trabalho

Outra sugestão do Ministério da Saúde diz respeito a evitar horários de aglomerações, como entradas, saídas e horário de refeições. Para isso, é fundamental que o RH, junto à direção, crie condições para flexibilizar esses horários.

Uma forma eficiente, higiênica e segura de fazer essa gestão da jornada de trabalho é através do ifPonto Tab, app de ponto em tablet por aproximação. 

Nessa forma, o registro é feito por QR Code que, impresso no crachá, por exemplo, ativa o reconhecimento facial do colaborador. Logo em seguida, o app de ponto valida o registro. Então, basta, apenas, que o funcionário fique em frente ao app de ponto em tablet que pode ser fixado na parede.

Como não há necessidade de toques na tela, essa é uma das formas mais higiênicas para marcação do ponto e que minimiza a disseminação de vírus.

Álcool em gel e limpeza

Durante o trajeto até a companhia, mesmo que não seja feito com transporte público, é indispensável que o funcionário faça uso de álcool em gel e máscara. Nesse caso, o RH deve intensificar a comunicação em torno de medidas de prevenção e colocar à disposição dos colaboradores frascos de álcool em gel e máscaras.

A recomendação é que os itens estejam logo na porta de entrada e em locais estratégicos do estabelecimento. Abrir todas as janelas também é aconselhado para que o ambiente fique arejado. Além disso, outra medida importante é o aumento de limpeza de objetos de uso comum e maçanetas.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.

0
  Posts Relacionados