Blog

Quais medidas que os RHs estão tomando para proteger os funcionários da COVID-19?

Posted by:

Com a quarentena obrigatória, muitas empresas aderiram ao home office para proteger os colaboradores. Entretanto, no caso dos setores considerados essenciais, o RH precisou colocar em prática ações de prevenção. Para proteger os funcionários da COVID-19 e continuar em funcionamento com segurança.

Grupo Açotubo

O Grupo Açotubo, maior distribuidor siderúrgico no atendimento ao varejo da América Latina, montou um plano estratégico com mais de 20 ações para preservar a saúde dos mais de 850 colaboradores de modo a continuar atendendo as indústrias que não podem parar, sendo elas alimentícia e hospitalar.

Entre as ações estão, por exemplo: aumento da frequência de higienização de áreas comuns e de grande circulação; álcool em gel disponível em todas as dependências; reforço de comunicação sobre melhores práticas e prevenção; acompanhamento dos funcionários em trabalho remoto; aumento de espaço entre as pessoas, intercalando assentos no refeitório; janelas abertas nos escritórios para melhor circulação do ar.

Além dessas medidas de segurança, o Grupo Açotubo colocou em férias, home office ou banco de horas, pessoas do grupo de risco, que tem dificuldade de deslocamento, administrativo e mães que precisam cuidar dos filhos por suspensão das aulas.

Grupo Albatroz

Já o Grupo Albatroz criou um plano de contingência para continuar a prestação dos serviços de segurança no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além de centros de distribuição e hospitais.

Para garantir a saúde de 13 mil colaboradores, o departamento de Recursos Humanos adotou algumas medidas. Por exemplo,  isolamento domiciliar de pessoas acima de 60 anos; escala de plantão especial para o cenário; equipe reserva; utilização obrigatória de equipamentos de proteção individual e orientação psicológica.

Catarinense Pharma

Na empresa Catarinense Pharma, a diretoria, em conjunto com a equipe de RH, implantou  atividades e estratégias para continuar em funcionamento assegurando a saúde física e mental dos funcionários. Sendo assim, a primeira ação foi direcionada ao acesso dos colaboradores concentrado exclusivamente em uma única portaria.

Nesse local foram instalados lavatórios, acionados com pé, para que todos higienizem as mãos ao acessar a área da empresa, além do reforço com aplicação de álcool, disponíveis em vários locais.

Apenas os profissionais da área fabril e os serviços essenciais de apoio foram mantidos no modelo presencial. As equipes administrativas em geral, foram transferidas para home office ou foram concedidas férias.

No entanto, os trabalhadores de grupos de risco foram imediatamente liberados para isolamento familiar. Outras medidas como cancelamento de viagens, visitas a clientes e reuniões presenciais foram adotadas, substituindo-as por ferramentas online.

Marcação de ponto com menor quantidade de toques

Para as empresas que estão atuando presencialmente, a iFractal disponibiliza meios para marcação de ponto com menor quantidade de toques.

Um exemplo é o  ifPontoDsk, que permite o registro de ponto através de um desktop com leitor biométrico ou câmera. Esse tipo de registro de ponto é favorável para empresas em que parte dos colaboradores já trabalha com computadores ou laptops com leitores biométricos e câmeras instalados. Ou quando dispõem de totens interativos por sensor de aproximação.

Sendo assim, nesses casos, o registro é feito sem a necessidade de contato físico com o equipamento, o que torna o processo de coleta mais higiênico, prático, rápido e seguro.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.

0
  Posts Relacionados