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As principais mudanças com o eSocial para o Recursos Humanos

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Por André Luis Bastos

Para a implantação do eSocial, o apoio de um sistema de ponto eletrônico será indispensável para ter acesso às informações dos colaboradores em tempo real.

O eSocial, em implantação desde o início de 2018, está promovendo grandes mudanças, principalmente, para o departamento de RH, responsável por colher dados e informações dos colaboradores.

Para a implantação do eSocial, o apoio de um sistema de ponto eletrônico será indispensável para ter acesso às informações dos colaboradores em tempo real, de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo conectado à internet.

Mudanças com o eSocial

Uma das principais mudanças é em relação à folha de pagamento. Antes do eSocial, eventos como horas extras, costumavam ser registrados, apenas, na folha do mês seguinte. Com as novas regras, qualquer alteração deve ser cadastrada no sistema, no momento em que ocorrer.

Então, o fechamento de ponto eletrônico deve ser feito entre os dias 1 a 31 e informado ao eSocial até o dia 7 do mês subsequente.

O cadastro de novos funcionários também muda. Antes do eSocial, era comum que as informações do colaborador fossem inseridas durante o fechamento da folha. Agora, todas as informações do contratado devem ser inseridas antes da entrada do profissional na empresa.

No cadastro da jornada de trabalho, também deve ser informado o salário e função. A partir de janeiro de 2019, o RH também terá que inserir declarações sobre à saúde do trabalhador.

Com o eSocial ativo, o governo irá realizar o cruzamento de dados para garantir que todas as informações inseridas estão de acordo com as regras.

Por isso, o profissional de recursos humanos precisará monitorar a jornada de trabalho dos funcionários em tempo real, para que nenhum equívoco repassado para a folha de pagamento seja passível de multas e até processos trabalhistas.

Contudo, será essencial que o RH domine tecnologias voltadas à gestão estratégica de pessoas para ir muito além do simples controle de ponto eletrônico.

O foco em gestão humanizada será o grande desafio para os gestores de RH.

Deseja mais informações sobre como o sistema de ponto ajuda a otimizar o fechamento dos funcionários? Podemos te ajudar, entre em contato.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.

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