Três dicas para otimizar a rotina do RH

Posted by:

Nos últimos meses, o departamento de RH se deparou com novos desafios, como fazer a gestão da jornada de trabalho de profissionais em home office e manter um bom clima organizacional, seja presencial ou à distância. Para ajudar nessas tarefas, sugerimos três dicas que ajudam a otimizar a rotina do Recursos Humanos.

Estabeleça metas e participe do comitê de crises 

Atualmente, o departamento de RH é um dos protagonistas da empresas. Então, é extremamente necessário que o recursos humanos conheça os objetivos da empresa e faça parte do comitê de crises. Com base nessas informações, o RH deve estabelecer metas para o futuro.

Aposte na automatização de tarefas burocráticas

Automatizar tarefas burocráticas, além de proporcionar mais tempo para elaboração de estratégias e metas, também pode ajudar a reduzir custos e gerar economia para a empresa.

Um exemplo é quando o RH investe em sistema de controle de ponto. Com um sistema de ponto online, o gestor consegue visualizar, em tempo real, situações de sobrejornada, adicional noturno e hora extra. Então, ao visualizar essas informações em relatórios automatizados, o gestor consegue uma tomada de decisões que contribui para a redução de custos. Além disso, no caso do ifPonto, o sistema se paga, geralmente, com cerca de 5% da economia gerada pelo próprio software. A iFractal disponibiliza um simulador de economia que indica as possíveis porcentagens de redução de custos sobre abonos duvidosos, horas extras e questões trabalhistas.

Priorize a comunicação

A comunicação assertiva sempre foi uma das chaves para o sucesso da gestão de pessoas. Porém, neste cenário atual, em que muitas empresas aderiram ao teletrabalho em virtude do isolamento social, a comunicação se tornou ainda mais essencial para alinhar expectativas. O desafio está em otimizar a rotina e manter o equilíbrio para que não haja falta de comunicação e nem sobrecarga de reuniões.

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.

0
  Posts Relacionados