Manifesto à humanidade

Posted by:

Esta é a primeira vez que estou assinando, abertamente, um texto em nome da iFractal. Normalmente, o meu papel é atuar nos bastidores da comunicação da empresa. Eu resolvi tomar iniciativa porque o momento é propício e o assunto requer um rosto que não seja dos sócios ou de qualquer outro colaborador da empresa.

Afinal, como profissional da comunicação, tenho responsabilidades que não posso transferir. Especialmente, quando carregam opiniões pessoais, ainda que estejam alinhadas com o propósito da própria empresa.

Novas medidas

Nas últimas semanas, tenho observado a movimentação da diretoria da iFractal, dos desenvolvedores e do suporte. Eles agiram em conjunto, rapidamente, e bem direcionados a uma missão clara: continuar atendendo aos clientes com o máximo de eficiência, mesmo em condições diferentes dos dias regulares.

Nesta semana, notei uma situação inusitada em não bastaria apenas mudar as jornadas, criar rodízios e trabalhar em home-office. Até porque, para nós que somos especialistas e pioneiros nesse assunto, o cenário atual chegou e nós já estamos preparados há anos. Já oferecemos diversas formas para registro do ponto, seja para trabalho presencial ou remoto.

Então, isso é algo que não nos surpreendeu em momento algum, pois sempre fez parte da nossa capacidade técnica.

O que estou me referindo e que me chamou a atenção, foi sobre a atitude de muitas empresas e pessoas, neste momento de uma crise jamais vivenciada nas últimas gerações.

De um lado, colaboradores, que foram dispensados para se resguardarem e zelarem por toda população – conforme orientações dos órgãos responsáveis – aproveitando o momento para ir à praia.

Do outro, empresas sedentas por vender seus produtos em detrimento da histeria, de modo apelativo, se valendo do ar de medo e tensão.

Tecnologia Para Ser Humano

Em meio a essas atitudes, observar a postura da iFractal me deu muito orgulho e me inspirou a elaborar este manifesto para gerar reflexão aos clientes e aos não clientes. Não se curvem ao apelativo, ao grosseiro e ao medo que é explorado por quem só pensa em vender, vender e vender. Este é um momento diferente e requer atitudes sóbrias e transparentes.

Eu acredito que somos bem melhores que isso. Por isso, quando criei o slogan da iFractal, “Tecnologia Para Ser Humano”, não imaginei que chegaria o dia que faria tanto sentido o conceito inserido nesse slogan.

E hoje esse slogan foi colocado à prova. Por isso, quero propor a você, cliente ou não da iFractal que, priorize as necessidades dos seus colaboradores. Eles são o bem mais precioso da sua empresa. São eles que podem segurar a barra em momentos de crise. Depois, peça ajuda aos fornecedores de sua confiança.

Mas, não aceite tornar-se prisioneiros deles. Afinal, produtos são apenas ferramentas. Não são itens de necessidade básica. Logo, não podem ser tratados como o último copo d’água do deserto.

Precisamos nos aproximar e nos colocarmos à disposição uns dos outros, de modo que toda essa experiência, depois da tempestade, converta-se em benefício para todos.

A iFractal não está em combate a um vírus. Nós estamos em defesa da nossa humanidade. Agradeço por sua atenção a este manifesto, coloco-me à disposição e, falo em nome na iFractal, quando também coloco a nossa tecnologia e as nossas pessoas à disposição. Que juntos, façamos um mundo mais humanizado.

 

 

 

Caio Carraro Gomes da Costa é diretor de criação na iFractal

 

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.

0
  Posts Relacionados
  • No related posts found.