Liberdade contratual é o fator determinante para o sucesso de implantação de sistema de ponto

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Saiba as perguntas para fazer na hora de consultar os fornecedores de sistema de ponto web para gestão de sistema de ponto. 

No setor de recursos humanos, a importância da gestão de ponto é inegável: é através da escolha do sistema de ponto que o RH consegue analisar gráficos e relatórios dos colaboradores em tempo real e, assim, reduzir custos operacionais da empresa.

No momento de escolha do aplicativo de ponto eletrônico, o RH e o TI devem avaliar alguns pontos essenciais, como se as atualizações terão custo, já que melhorias, correções e atualizações de versões precisam ser constantes para o bom funcionamento do sistema de ponto.

Também é recomendado verificar se são adotadas práticas de segurança e sigilo de dados e se existe um plano de contingência.

Apesar da evidente importância, algumas empresa que fornecem esse serviço mantém o modelo de negócio com custos para manutenção, troca de peças e bobinas, atualizações e contratos com multa de rescisão e obrigação de uso por tempo determinado.

Essas práticas  não são compatíveis com a liberdade contratual e atrapalham o sucesso da implantação do sistema de ponto, pois tornam os clientes dependentes de recursos de um único fabricante.

Por isso, é de extrema importância pesquisar por empresas que garantam liberdade contratual, assim a empresa poderá ficar livre para mudar de fornecedor a qualquer momento, sem que seja prejudicada pela venda conjunta de hardware e software.

“A iFractal, que já nasceu sob a geração em nuvem, naturalmente, tem como princípio a liberdade contratual. Além disso, desenvolve todos os sistemas em ambiente livre, o que minimiza a prática de aprisionamento tecnológico, uma vez que integra com os principais fabricantes de relógios de ponto eletrônico do mercado que atuam na portaria 1510 do MTE”, afirma Marcelo Germano de Oliveira, sócio diretor da iFractal. 


Perguntas para fazer na hora de consultar os fornecedores de sistema de ponto web para gestão de ponto:

1. O sistema de ponto integra com os principais fabricantes de relógio de ponto eletrônico?

2. O relógio de ponto tem aplicativo que também permita o registro off-line?

3. O sistema eletrônico está em conformidade legal com a portaria 1510 e portaria 373?

4. As atualizações do sistema de ponto serão cobradas?

5. Haverá multas ou taxas de rescisão de contrato do software de ponto?

6. Há necessidade de algum tipo de chave para uso do software de ponto, por exemplo, Hard-Lock ou Soft-Lock?

7. O sistema de ponto possui certificados de auditoria de segurança dos dados?

8. O ponto eletrônico possui suporte ilimitado ao usuário ou, as aberturas de chamadas serão cobradas de alguma forma?

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.

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