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Aplicativo de ponto eletrônico é solução para gestão da jornada de trabalho em home office

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Neste momento de isolamento social, devido à pandemia de COVID-19, muitas empresas passaram a adotar o modelo de home office. Com isso, como forma de realizar a gestão da jornada de trabalho, os RHs têm recorrido ao aplicativo de ponto eletrônico para registrar o início, as pausas e término da jornada de trabalho. 

Com o aplicativo de ponto eletrônico, os colaboradores realizam a marcação pelo computador, smartphone ou tablet. Todo processo é feito de forma segura com foto, geolocalização, geodelimitação, reconhecimento facial, comprovante enviado por e-mail e acesso às marcações e justificativas. 

Nesse processo, os gestores conseguem acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real de qualquer lugar. Em casos de divergências, como exemplo, horas extras, o gestor recebe alertas. E o funcionário pode acessar o espelho e fazer o envio de justificativas.

Por fim, outra vantagem é que, em poucos cliques, é possível gerar relatórios completos de eventos que estão acontecendo naquele momento. Se fossem produzidos manualmente, os mesmos relatórios poderiam demorar horas para serem criados.

 

Conheça os aplicativos de ponto para home office

 

ifPonto® Log

O ifPonto® Log permite o registro de ponto através de login e senha em qualquer computador ou laptop com câmera, conectado à internet. Esse modo de registrar o ponto utiliza um link exclusivo que, ao ser acessado pelo colaborador por meio de um navegador, realiza o registro com foto. O comprovante de registro do ponto é encaminhado, diretamente, para o e-mail do colaborador.

ifPonto® Cell

O ifPonto® Cell permite o registro de ponto com selfie, através de aplicativo gratuito para smartphones. Disponível para as plataformas iOS e Android, o ifPonto® Cell dispõe de recursos como geolocalização, geodelimitação, reconhecimento facial, status das marcações, alertas de divergências, acesso ao espelho de ponto com envio de justificativas e comprovante de registro do ponto encaminhado, diretamente, para o e-mail do colaborador.

 

 

Marcação de ponto com menor quantidade de toques

Pensando em todos os públicos, a iFractal oferece outros meios para marcação de ponto com menor quantidade de toques. Um exemplo é o ifPonto® Tab, que permite o registro de ponto através de qualquer tablet conectado à internet. Nessa forma, o registro é feito por QR Code que, impresso no crachá, por exemplo, ativa o reconhecimento facial do colaborador. 

Outra opção é o ifPonto® Dsk que permite o registro de ponto através de um desktop com leitor biométrico ou câmera. Esse tipo de registro de ponto é favorável para empresas em que parte dos colaboradores já trabalha com computadores ou laptops com leitores biométricos e câmeras instalados. Ou quando dispõem de totens interativos por sensor de aproximação. Nesses casos, o registro é feito sem a necessidade de contato físico com o equipamento, o que torna o processo de coleta mais higiênico, prático, rápido e seguro.

Por fim, há o ifPonto® Rep, que permite o registro de ponto através do convencional relógio de ponto eletrônico, tanto online quanto offline. Esse modo registro integra com os principais fabricantes e modelos de relógios de ponto eletrônico do mercado e atende as portarias 1510 e 373 do MTE. O modo de coleta varia conforme o tipo de equipamento. Pode ser por biometria digital ou cartão magnético. O comprovante do registro pode ser impresso ou encaminhado, diretamente, para o e-mail do colaborador.

 


Clique aqui para conhecer, com detalhes, cada tipo de registro de ponto e como cada um pode se adequar melhor ao seu projeto.


 

Atenção ao escolher o App de ponto para home office

Antes de escolher o aplicativo de ponto eletrônico para gestão da jornada de trabalho em home office é essencial que o RH pesquise por uma solução que permita de fato a otimização dos processos e redução dos custos operacionais da empresa. 

Entretanto, para uma experiência satisfatória também é necessário avaliar questões como o tempo de experiência da empresa no mercado, como será o atendimento de suporte técnico e a segurança da informação. Além disso é essencial saber se o fornecedor possui liberdade contratual, ou seja, se é possível cancelar o contrato a qualquer momento, sem multas, taxas ou qualquer tipo de ônus. 

Portanto, precisa de ajuda para implementar o aplicativo de ponto eletrônico? Entre em contato conosco. 

 


Este conteúdo foi desenvolvido pelo núcleo de comunicação da iFractal, com base na experiência, informações e pesquisas nas áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, sob a supervisão editorial de Caio Carraro Gomes da Costa. O compartilhamento deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e que não seja alterado, manipulado ou reeditado. As opiniões das entrevistas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição da iFractal.

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