Qual é a importância do suporte e manutenção ao contratar um software?

Natham Torrecillas

Quando falamos de tecnologia, automaticamente estamos falando de constância evolutiva. Quando associamos à gestão de pessoas, a troca por novas soluções de automatização de atividades burocráticas, como a gestão de ponto eletrônico, essa questão tem sido essencial na pauta de líderes e gestores de empresas que sempre estão crescendo.

Para que essas soluções tecnológicas funcionem de forma segura e estável, é indispensável a cobertura técnica e presença do fornecedor da tecnologia. Contudo, devido à limitação financeira, algumas empresas ainda enxergam essa contratação como um custo desnecessário. Esse pensamento é um grande equívoco.

Quando a empresa não contrata o atendimento direto do fornecedor, surge uma falsa sensação, a curto prazo, de estar em uma relação vantajosa. Porém, ainda em médio prazo, isso pode se tornar um grande problema para a empresa, visto que novos recursos e melhorias de performance podem ser incorporadas à solução sem que a empresa tenha conhecimento. Com isso, uma desvantagem competitiva em relação aos seus concorrentes vai se tornando mais evidente. A longo prazo, a solução pode ficar obsoleta por falta de manutenção preventiva, corretiva e evolutiva, de modo que todo o investimento inicial vai se revelando inviável.

Para evitar esse transtorno, no momento da escolha do software é importante ficar atento sobre como será o contrato. Um dos pontos fundamentais é que o suporte técnico seja ilimitado e ocorra de forma remota. Além do suporte, a empresa fornecedora precisa garantir que os dados sejam mantidos sigilosos em servidores redundantes e com backup frequentes. A iFractal, por exemplo, tem uma política de segurança e conta com profissionais capacitados para responder os chamados com qualidade e agilidade.

Lembre-se que o investimento em tecnologia deve ser, constantemente, monitorado para avaliar o valor agregado aos processos, como redução de custos com questões trabalhistas e horas extras, no caso do ponto eletrônico.

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