As principais mudanças com o eSocial para o Recursos Humanos

Por André Luis Bastos

O eSocial, em implantação desde o início de 2018, está promovendo grandes mudanças, principalmente, para o departamento de recursos humanos, responsável por colher dados e informações dos colaboradores.

Uma das principais mudanças é em relação à folha de pagamento. Antes do eSocial, eventos como horas extras, costumavam ser registrados, apenas, na folha do mês seguinte. Com as novas regras, qualquer alteração deve ser cadastrada no sistema, no momento em que ocorrer. Então, o fechamento de ponto eletrônico deve ser feito entre os dias 1 a 31 e informado ao eSocial até o dia 7 do mês subsequente.

O cadastro de novos funcionários também muda: antes do eSocial, era comum que as informações do colaborador fossem inseridas durante o fechamento da folha. Agora, todas as informações do contratado devem ser inseridas antes da entrada do profissional na empresa. No cadastro da jornada de trabalho, também deve ser informado o salário e função. A partir de janeiro de 2019, o RH também terá que inserir declarações sobre à saúde do trabalhador.

Com o eSocial ativo, o governo irá realizar o cruzamento de dados para garantir que todas as informações inseridas estão de acordo com as regras. Por isso, o profissional de recursos humanos precisará monitorar a jornada de trabalho dos funcionários em tempo real, para que nenhum equívoco repassado para a folha de pagamento seja passível de multas e até processos trabalhistas.

Para a implantação do eSocial, o apoio de um sistema de ponto eletrônico será indispensável para ter acesso às informações dos colaboradores em tempo real, de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo conectado à internet.

Contudo, será essencial que o RH domine tecnologias voltadas à gestão estratégica de pessoas para ir muito além do simples controle de ponto eletrônico: o foco em gestão humanizada será o grande desafio para os gestores de RH.

Deseja mais informações sobre como a tecnologia ajuda a otimizar o fechamento do ponto eletrônico? Podemos te ajudar, entre em contato.

Deixe uma resposta